Treinamento e Desenvolvimento de pessoas: o que é, como criar e mais

Treinamento e desenvolvimento de pessoas (T&D) é um conjunto de procedimentos, que tem o objetivo de contribuir para a evolução de um colaborador a curto e longo prazo. São ações previamente planejadas a serem executadas em favor do crescimento profissional do indivíduo, considerando vários aspectos, inclusive as soft skills.
O que é treinamento e desenvolvimento de pessoas
O treinamento e desenvolvimento de pessoas são atos planejados com o objetivo de evolução profissional, sendo baseados, principalmente, no seu soft skills, ou seja, nas suas competências profissionais que são mais ligadas a sua personalidade.
Os soft skills, geralmente são acrescentados no indivíduo a partir de suas experiências organizacionais ou até mesmo de sua vida pessoal.
Contudo, essas habilidades precisam de aprimoramento para resultar em acréscimos que o ajude a executar suas tarefas e cooperar para sua carreira profissional. É neste momento que os métodos de T&D entram em ação.
Embora o skills do colaborador seja características inerentes para o seu cargo é importante que aconteça um treinamento para lapidar e moldar com o que sua posição exige.
Além disso, vale ressaltar que o T&D é uma prática que contribui para as empresas estarem sempre à frente no mercado, visto que a dinâmica atual é acelerada por conta da tecnologia, isso reforça ainda mais a importância do treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Diferença entre treinamento e desenvolvimento
É preciso esclarecer a diferença entre treinamento e desenvolvimento, uma vez que ambos são usados para situações específicas. Enquanto um é para resultados imediatos o outro é para longo prazo, confira quais são:
- Treinamento: Basicamente seu maior objetivo é cumprir metas e resultados a curto prazo. Diante disso, o exercício tem início, meio e fim, com o objetivo de trazer um resultado imediato, mirando a resolução de algo específico e urgente.
- Desenvolvimento: Diferentemente do treinamento que espera resultados imediatos, esse é o contrário, busca aprendizados e condutas que possam ser adquiridas a longo prazo, já que suas questões não são urgentes. Aliás o desenvolvimento visa o avanço do colaborador e uma futura promoção, por isso é a longo prazo para que haja o aperfeiçoamento.
No entanto, o desenvolvimento e o treinamento são complementares, já que ambos são aplicados para o crescimento do indivíduo.
Tipos de treinamento
Existem diversos treinamentos, cada um com objetivos específicos para alinhar alguma necessidade. Por isso, é importante conhecer sua empresa e os seus funcionários, antes de implantar algum deles, pois para ser eficaz é preciso que seja conforme a realidade dos seus colaboradores e dos objetivos empresariais. Conheça alguns deles:
Comportamental ou soft skill
É um treinamento focado nos soft skills do colaborador, com a intenção de alinhar as suas características comportamentais ao que o seu cargo exige. Por exemplo, em uma posição de liderança o profissional pode ter habilidades de comunicação, mas é necessário adequar isso com o que seu cargo precisa, ajudando a torná-la clara e objetiva.
Então, as aptidões de cada colaborador podem ser aperfeiçoadas conforme a posição do seu cargo e quais as habilidades requeridas nele.
Onboarding ou integração
A entrada de um novo funcionário em uma empresa exige ações que o ajude a integrar na organização e também no relacionamento com os demais membros.
A fim de ocorrer uma incorporação satisfatória é importante o onboarding, que tem o propósito de apresentar ao recém chegado os valores e costumes da empresa, como também quais são os processos já utilizados pela equipe.
Apesar desses treinamentos serem específicos é relevante o tornar a longo prazo, assim poderá colaborar com a rotina da empresa, promover um aprendizado contínuo e poder ser implementado no calendário da empresa como um meio de capacitação e atualização para os funcionários.
Treinamento de líderes
Ser líder requer muito conhecimento e experiência, por isso as empresas que têm consciência desse fator sempre investem em treinamentos para o aprimoramento dos seus líderes.
Além de ajudar a desenvolver habilidades existentes em seus colaboradores, por exemplo, tem pessoas que têm o potencial de ser um bom comunicador , mas ainda não tem essa característica ajustada para um cargo, com isso o treinamento de líderes o auxilia a como usar isso ao seu favor e de maneira eficaz.
Tipos de desenvolvimento
Como existem diversos treinamentos para situações específicas, também há alguns desenvolvimentos para cada objetivo de uma empresa. Conheça alguns deles:
Carreira
A carreira é particularmente do indivíduo, gestores que reconhecem isso e sentem prazer em saber que os seus colaboradores estão avançando, busca meios para colaborar com o desenvolvimento deles.
Por ser algo constante a todo momento, ferramentas serão usadas para alcançar metas para cada momento e que faça o profissional progredir.
Educação continuada
Atualmente essa prática está sendo bastante discutida como um meio de crescimento e avanço da carreira do colaborador, tanto dentro da empresa ou para benefícios próprios.
A educação continuada é o interesse contínuo na atualização e no estudo da sua área ou em outras que possam servir para sua realidade.
Geralmente, suas ferramentas são a educação formal, como pós-graduações, mestrados, doutorados e intercâmbios.
Alinhamento de mudanças
A todo momento mudanças acontecem, isso não seria diferente no âmbito empresarial, diante disso o alinhamento de mudanças são necessários.
Basicamente, eles acontecem quando um colaborador tem a vontade de fazer alguma migração de carreira, com isso a empresa o ajuda nesse processo e colabora com o seu ajuste nessa nova mudança.
Como criar o seu treinamento e desenvolvimento
A princípio é importante avaliar como é a dinâmica da empresa e quais são os seus objetivos, antes de procurar ferramentas para isso.
Em seguida escolher situações específicas que precisam ser resolvidas, após a escolha vai avaliar se a sua solução advém de um treinamento ou desenvolvimento.
Finalmente, será preciso procurar um profissional que ofereça T&D a empresas para que possa ser estabelecido um planejamento de acordo com a realidade empresarial e com as características dos seus colaboradores.