Trader Profissional: áreas de atuação mais promissoras.

O mercado financeiro é um dos setores mais rentáveis do mundo. Nele ocorrem as operações de compra e venda de diversos ativos financeiros, negociação de títulos, moedas, ações, derivativos e mercadorias. Esse tipo de operação normalmente é chamado de Day Trade.
Tratando-se de day trade, as operações de compra e venda são feitas em um pequeno espaço de tempo, a ideia é que essas negociações iniciem e sejam encerradas no mesmo dia. Antes de iniciar a operação, o trader calcula qual deve ser a posição final da operação para diminuir a hipótese de prejuízos. Mas, se a operação permanecer por mais de um dia, nesse caso, muda a forma de operar, levando para o Swing Trade.
O Swing Trade nada mais é que negociações no mercado financeiro de compra e venda de ativos que duram mais de um dia. Normalmente esse tipo de operação chega a levar até meses para serem resolvidos. Porém, a margem de erro tende a ser menor, pois os lucros podem ser considerados a médio prazo, fugindo dos riscos e ganância que o mercado financeiro oferece.
O Trader Profissional é um investidor no mercado financeiro que entende como funcionam as operações e a volatilidade desse mercado. Assim, ele analisa as ações a curto prazo e busca fazer as melhores escolhas. Além disso, para executar essa tarefa com sucesso, apesar de não obrigatório, é importante ter cursos e certificações de habilidade e registro.
Dessa forma, ele estará apto para realizar transações de compra e venda visando obter lucros, se baseando em análise técnicas de cada ativos que serão comercializados. Um trader pode exercer sua profissão tanto trabalhando para empresas, quanto autônomo.
A ideia é garantir maiores lucros em transações em mercado financeiros como, ações, fundos imobiliários, criptomoedas e demais ativos que possibilitem compra e venda.
Vamos conhecer um pouco mais sobre essa profissão que cresce cada dia mais!
Quais as áreas de atuação do Trader Profissional?
Devido o fim do pregão viva voz e da popularização das plataformas gráficas de negociação de ações (Home Broker), a possibilidade de fazer day trade e swing trade ficou acessível a todos.
O que antes era limitado a determinados grupos, hoje pode ser executado por quem tem o interesse em investir em ações.
Mas, ser Trader Profissional exige estar disposto a correr um certo risco para obter grandes retornos em minutos. De forma prática, esse operador compra um lote de ações e vende pouco tempo depois, dentro do mesmo dia, por isso chamamos de curto prazo. Isso também pode ser feito de forma inversa, vendendo e comprando.
Sendo assim, o campo de trabalho do trader profissional será o mercado financeiro, com abertura para as seguintes áreas:
- Autônomo;
- Instituições;
- Consultoria;
Trader Autônomo
Nessa primeira área de atuação, o trader opera com seu próprio capital e segue apenas suas próprias ordens e seu planejamento.
Pode parecer simples, mas é importante investir em cursos para entender o Home Broker.
É importante refletir que um trader profissional não pega o seu dinheiro em caixa e simplesmente aplica em bolsas, esse dinheiro vem de seus próprios investimentos e são feitas estratégias muito bem estudadas. Uma pessoa que utiliza seu dinheiro que seria usado para pagar contas, não está fazendo uma opção sábia, porque dentro do mercado financeiro pode haver ganhos e perdas.
Além disso, para se tornar um trader autônomo e fazer dinheiro para você mesmo, é necessário alguns requisitos: descobrir o seu perfil trader, buscar continuamente o conhecimento, construir um plano de trading, controle emocional e não ter medo do risco.
Trabalhar para instituições
O trader profissional, quando trabalha para uma instituição, busca as melhores oportunidades de negócios para a empresa em que trabalha. Na prática, o especulador vai ficar atento às oscilações do mercado voltadas para tudo que for de interesse da instituição, como as próprias ações e as ações de parceiros e investidores, para sempre poder agir da maneira mais rápida possível.
Aqui as responsabilidades são muito maiores, além da exigência regulatória da profissão. É muito importante ter domínio das ferramentas e saber até onde é autorizado a ir.
Referente a remunerações, a empresa e o trader institucional podem decidir como será o salário, se ele será fixo ou percentual sobre os ganhos dos investimentos.
Consultoria
Para trabalhar com consultoria, é necessário ter muita sabedoria e experiência no mercado financeiro. Porém, tratando do mercado financeiro existem diversas áreas em que o Trader precisa entender para poder atuar em negociações desse mercado.
Com a consultoria, o trader deverá atuar em análises e indicações de compra e venda de ativos tanto a longo prazo, quanto a curto prazo. Mas, de acordo com a legislação brasileira, nenhum profissional do mercado financeiro pode indicar de fato quais ativos comprar, porém, avisando aos seus clientes antes que "essa não é uma indicação de compra", as ordens podem seguir seu fluxo normalmente. A ideia é entregar aos clientes as melhores indicações e como se comportar no mercado.
Principais tendências para o Trader Profissional
Com o avanço das tecnologias, o Home Broker ficou digitalizado e, com as redes sociais, o conceito de perfil profissional mudou. Então, um dos pontos de grande sucesso hoje é o investimento em redes sociais como veículo de divulgação de imagem e trabalho. Podemos citar aqui o caso do Thiago Nigro da Corretora Rico (XP), que ficou famoso por seu livro O Primo Rico e por divulgar a vida do investidor no mercado financeiro na rede social Instagram.
O Thiago Nigro conta toda sua trajetória no mercado financeiro e, através das redes sociais, como YouTube e Instagram, ele ganhou o mundo. Além de vender cursos e gerar muito capital para sua empresa, ela conseguiu revolucionar o mundo do mercado financeiro e tornar ainda mais acessível a qualquer pessoa investir. Claro, o caso dele é atípico, mas é importante ressaltar aonde um trader profissional pode chegar através de uma boa divulgação e marketing digital.
Desse modo, o investimento em redes sociais para divulgar o trabalho de trader profissional é fundamental, já que estas são o novo cartão de visita de um profissional. Além disso, fazer vídeos explicativos em plataformas de vídeo, como o Youtube, ou vídeos curtos explicando um pouco o trabalho e a rotina em reels, no Instagram, também é muito válido para a divulgação do trabalho dessa profissão.
Assim, podemos ver o quão importante é a profissão de um trader profissional. Hoje, um cliente, seja um indivíduo ou uma empresa, pode alavancar em um curto período de tempo seus ativos financeiros através da contratação desse profissional.