Trabalhar em Startup: oportunidades, características e mais

A sociedade atual está sempre buscando maneiras de investir, de lucrar. Antes, por exemplo, investir era um risco tão grande que a maioria das pessoas evitavam a todo custo; hoje, muito provavelmente seus conhecidos investem em algo e você nem tem ideia. Atualmente, milhares de dólares são investidos o tempo inteiro, e as startups são as áreas que mais recebem investimentos. Afinal, quem não quer ser sócio ou trabalhar na nova empresa de garagem que revolucionará o mundo?
Trabalhar em algo assim parece atraente, não? Uma chance de participar de algo grande e notório. Pois é, é assim que as startups se parecem hoje em dia, uma grande aposta revolucionária. E realmente pode ser, mesmo que nem sempre seja o que se espera. A chance de trabalhar em algo novo como o modelo empresarial delas pode ser muito enriquecedor, mas também pode não ser tudo o que se imagina, afinal, tudo tem dois lados.
Investidores do mundo inteiro entendem que o processo de retorno não é linear, possui altos e baixos. Mais do que isso, são apenas possibilidades. As startups entram nesse segmento de investimento em empresas, já que geralmente possuem chance de crescimento, mas nada é certo, como já mencionado. Se você se interessou pelo modelo dessas empresas e quer saber como funciona para tentar uma oportunidade de trabalho, está no caminho certo.
Dito isso, ao longo deste artigo estarão todas as características de uma startup, como funcionam, se são favoráveis para o mercado de trabalho, tudo que envolve o conceito desse tipo de empresa. Se quiser saber, acompanhe este post e confira tudo o que você precisa saber.
Como é o ambiente em uma startup
Antes de falar do ambiente de uma startup, vamos primeiro à conceituação dela. Startups são “ideias” de empresas, que possuem grandes chances de desenvolvimento no futuro e, geralmente, procuram investimento para colocar essa ideia “para a frente”.
O autor Steve Blank, especialista no assunto, conceitua como “uma startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, recorrente e lucrativo. No início, o modelo de negócio de uma startup caracteriza-se pela flexibilidade de ideias e suposições, mas não tem clientes e nada sabe sobre eles”.
É como apostar no escuro, por isso os colaboradores são personagens tão importantes na história delas.
O ambiente de uma startup tem suas vantagens e desvantagens como qualquer negócio, mas como algo que ainda está “nascendo”, tem características muito específicas.
Por exemplo, a remuneração para quem trabalha em uma startup é completamente diferente da dos profissionais que trabalham no modelo tradicional de uma empresa, pois ainda podem estar em processo de desenvolvimento. Sendo assim, o valor ganho gira em torno de um salário-base, bonificação e participação nos lucros, até se tornarem acionistas dela. E, como as startups nascem com objetivo de crescer de forma rápida, há chances de ser uma ótima ideia.
Como o ambiente é de novidade, tudo está no seu início, é um cenário mais descontraído, mais informal, ainda sem tanta pressão, caminhando para se tornar um negócio diferente dos tradicionais.
Há possibilidade de crescimento rápido, portanto mostre serviço e resultados e suas chances de ocupar um cargo importante são bem altas.
Ambiente de descontração e melhor desenvolvimento das próprias habilidades, é isso que uma startup proporciona para os seus colaboradores.
Como é o perfil de quem trabalha em uma startup?
Especialistas dizem que o perfil de um colaborador de uma startup geralmente é jovem, gosta de assumir riscos, está em busca constante de inovação e é empreendedor. Esse profissional está sempre comprometido em entregar o melhor de si, pois o objetivo da startup é alçar voos incalculáveis. Necessita de pessoas que tenham um objetivo definido e que lutem com muito afinco para isso, pois é assim que os dois cruzam o caminho um com o outro para crescer.
É preciso estar preparado para viver altos e baixos, pois o ambiente, às vezes, parece uma montanha-russa.
Mas uma dica importante: se você é daqueles que necessita do seguro, da estabilidade, de um plano de carreira delimitado, então esse não é o seu lugar, melhor procurar os modelos tradicionais de negócios.
Como trabalhar em uma startup?
Se você leu até aqui e acredita ter o perfil para trabalhar em uma startup, é necessário que entenda primeiro o que exatamente você quer, que ideia inovadora de uma startup o atrai, pesquise sobre ela e faça a sua escolha. Após isso, estude sobre o negócio escolhido, tenha em mente que conhecer os valores, objetivos, planos e metas é um passo extremamente necessário se você quer entrar nesse meio.
Crie uma boa rede de contatos, são essas pessoas que farão você chegar no que deseja, e o mais importante, o tempo inteiro se mostre objetivo, determinado, flexível, com vontade de crescer e de fazer crescer. E então chegará o momento em que a oportunidade aparecerá. Esteja preparado para a entrevista, se você fez o dever de casa certinho, certamente já está preparado desde o primeiro momento, então vá lá e arrase.
Algumas características de uma startup
Em um apanhado de tudo que foi exposto sobre elas, pode-se resumir em:
- Negócio de risco;
- Possibilidade de crescimento alta;
- Possibilidade de queda alta também;
- Desenvoltura no ambiente de trabalho;
- Não é para todo perfil;
- Replicabilidade de ideias;
- Inovadoras;
- Causam grandes impactos.
Essas são suas principais características e, se você gostou do que leu, siga as dicas citadas e procure o seu ambiente de trabalho.