Mercado de trabalho da Social Media: carreira, principais atividades e mais!

A profissão de social media está conquistando seu lugar no mercado de trabalho por conta da hiperconectividade na qual está abraçando o mundo. Hoje em dia, quase todos possuem um celular conectado à internet e através dela tem acesso aos inúmeros benefícios e facilidades do ambiente digital, como as redes sociais, por exemplo.
O mercado de trabalho do social media só tem a aumentar em consequência da expansão da conectividade e com isso suas oportunidades crescem no marketing digital, se tornando uma das áreas mais promissoras da atualidade.
Dessa maneira, esse profissional trabalha fazendo a gestão da presença de marcas de produto ou serviço nas redes sociais por meio de planejamentos e estratégias.
Atualmente é recorrente encontrar esses profissionais nas empresas, tanto as de grande porte como as de pequeno porte. Algumas corporações já tem um setor interno para os profissionais dessa área, pois reconhecem a importância do seu trabalho para diminuir a lacuna entre a organização e seus clientes e construir uma rede de relacionamento e além disso aumentar ainda mais a credibilidade dela perante o mercado.
Vale ressaltar que esses profissionais não se restringe somente às empresas, podendo atuar em:
- Agências de publicidade;
- Agências digitais;
- Freelancer.
Sobre o social media
O social media diante de outras profissões é uma atividade recente no mercado e que se tornou uma das mais buscadas. Já que existe uma grande transformação digital na qual está ditando formas de comportamento, profissionais nessa área de monitorar essas mudanças se tornam essenciais.
A princípio não se sabe como iniciou essa atividade, mas a primeira rede social criada no mundo foi em 1995 que foi a classmates.
No entanto, a revista Exame em 2013 publicou sobre as cinco profissões que surgiram nesses últimos cinco anos e lá estava o social media, dessa forma, pode-se afirmar que surgiu entre os anos de 1995 e 2013.
Perfil do social media para o mercado de trabalho
Esses profissionais devem ser autênticos para que tenham destaque no mercado profissional e possam ser reconhecidos, pois um diferencial que precisa estar presente no perfil desse profissional é a sua capacidade de inovação.
Além disso, ser um bom visionário, ser atento às tendências e usá-las a favor do produto, marca ou empresa para qual trabalha. Dessa forma, poderá contar a sua história, usando as redes sociais de forma correta, seja para vender, informar, educar ou até inspirar.
Uma das principais características que pessoas desta área necessitam ter é:
- Ser bom em análise;
- Saber planejar;
- Ter boa imaginação;
- Ser crítico;
- Ser um bom líder;
- Ser flexível.
Aliás, a proatividade é um dos requisitos mais esperados nesses profissionais, pois sua iniciativa para testar algo novo é que vai trazer benefícios para a empresa e a auxiliará na originalidade. Como também o traço de resiliência precisa estar presente para entender os erros e construir maneiras de evitá-los e superá-los.
Principais atividades do social media
O grande destaque dessa área é saber fazer um bom monitoramento para que possa produzir conteúdos para as páginas oficiais de uma marca ou empresa nas redes sociais.
Para que isso ocorra com excelência é necessário estar sempre conectado e atento às novidades das redes sociais e adequá-las para o os seus tipos de conteúdos, tornando ainda mais interessantes para alcançar o público desejado, a fim de gerar engajamento.
Além de estar atento e saber o que o mercado está pedindo e o que está sendo compartilhado nas redes sociais , é necessário que esses profissionais saibam desempenhar com exatidão certas funções, para que possam chegar ao objetivo desejado.
E as principais são:
- Planejamento;
- Conteúdo;
- Monitoramento;
- Liderança.
Através dessas atividades esse profissional poderá gerenciar perfeitamente o que é necessário fazer:
- Ser responsável pela presença online da marca;
- Criar conteúdos para interação do público;
- Gerar engajamento;
- Ser responsável pelos anúncios e posts patrocinados;
- Analisar dados nas diversas redes sociais.
Como o social media se prepara para o mercado de trabalho
Os que desejam exercer a função de social media é bom que sejam graduados em algum curso de comunicação como:
- Jornalismo;
- Publicidade e Propaganda;
- Relações públicas;
- Marketing.
Essas formações vão capacitar e desenvolver estratégias de qualidade, além disso vai preparar o profissional para saber como agir em situações de crise, como se posicionar no relacionamento com o público, na criação de textos, entre outros pontos importantes.
Outra oportunidade de capacitação para ingressar nessa área é o investimento em cursos específicos para quem deseja atuar nessa área, como:
- Marketing digital;
- Marketing de conteúdo;
- Inbound marketing;
- Ads (Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube);
- Google analytics.
Através desses cursos o profissional vai poder aprender e se dedicar a funções mais específicas e quanto mais especialização tiver, mais destaque vai conquistar no mercado.
Mercado de trabalho social media
Anteriormente falamos sobre a maior responsabilidade de um social media, que é conectar o produto, marca ou uma empresa ao público-alvo. Aliás, esses conhecimentos também podem ser usados em organizações governamentais, para informar ou ofertar um produto ou serviço.
Setor público
Nos dias de hoje os órgãos públicos estão interessados em profissionais dessa área, para entender os critérios dos cidadãos e mostrar uma boa perspectiva de trabalho através do Marketing.
Outra possibilidade para os profissionais de social media é trabalhar como freelancer, trabalhar de forma autônoma, para atender ONGs.
Setor privado
Conforme o tamanho da empresa ou agência, vai existir um setor somente para profissionais como esse, ou seja, responsáveis por planejar, organizar estratégias, fazer publicações, produzir fotos e vídeos e acompanhar o desempenho do que foi postado, além de gerar relatórios e mexer nas ferramentas, entre outras atividades.
Dessa forma, essas funções também poderão ser divididas entre os profissionais de mídias sociais com cargos de:
- Gerente;
- Assistente;
- Analista;
- Supervisor;
- Diretor.
Com isso, atenderá certas funções como:
- Gestão de comunidades;
- Produção de anúncios;
- Produção de conteúdo;
- Monitoramento;
- Análise de dados.
Além disso, ele poderá de ser contratado de forma efetiva por uma empresa, esses profissionais podem trabalhar como freelancer, para atender pessoas públicas ou empresas menores.
Quanto ganha um social media
A remuneração do social media é estabelecida a partir do cargo e região de atuação.
Embora o salário médio seja de R$3.968,48 no mercado brasileiro, com uma demanda de 42 horas semanais. O social media consegue as melhores oportunidades no estado de São Paulo, por ser lugar de várias empresas, isso proporciona várias contratações nesta região.
Vale ressaltar, que essa média salarial não possui os adicionais e comissões que o profissional pode receber em seus trabalhos.