Qual a importância do trabalho em equipe

O trabalho em grupo é uma situação comum para muita gente, uma vez que ainda na escola a maioria das pessoas são incentivadas a participar de atividades com um colega ou em equipe.
Em empresas, o trabalho em equipe tem sido indispensável, prova disso é que algumas delas possuem etapas para a seleção de funcionários e, geralmente, algumas dessas etapas são dinâmicas de grupo.
Porém, não é só na escola ou em empresas que o trabalho em equipe é requisitado, isso porque em diversas profissões e lugares se faz necessário este trabalho, seja em casa com a família, reunião entre amigos ou na igreja.
Enfim, muitas são as áreas da nossa vida que exigem a participação coletiva e sabe-se que para alcançar um objetivo, a cooperação é fundamental. Nesse sentido, aqui veremos um pouco mais acerca do trabalho em equipe, seu objetivo, sua importância e alguns outros tópicos.
O que é e como funciona o trabalho em equipe?
O trabalho em equipe é uma atividade que permite que pessoas interajam entre si e trabalhem juntas, visando conquistar um objetivo. Ele também pode se configurar como uma união de esforços entre pessoas que buscam a solução de um problema ou a conclusão de um projeto.
Como funciona o trabalho em equipe?
Trabalhar em equipe, em um contexto prático, significa que existe um grupo de pessoas que está colaborando e contribuindo para progredir em uma tarefa ou meta. É válido mencionar que para que essa dinâmica seja efetiva é essencial ter clareza de comunicação, paciência e a liberdade de propor e testar novas ideias.
Principais desafios do trabalho em equipe
Não é todo mundo que possui facilidade para trabalhar em equipe. Tal fato é bastante comum, pois envolve pessoas diferentes, então é de se esperar que ocorra divergências de pensamentos.
Nesse sentido, compreende-se que o trabalho em equipe pode apresentar diversos obstáculos, principalmente se as equipes forem numerosas. A seguir iremos conferir alguns desafios comuns no trabalho em equipe:
- Manutenção do equilíbrio do clima organizacional;
- Comunicação eficiente em equipes muito grandes;
- Individualismo de alguns colaboradores;
- Manutenção da flexibilidade para se adaptar às particularidades de cada profissional;
- Promoção de um engajamento de todos da equipe, no mesmo objetivo;
- Falta de uma liderança preparada para o gerenciamento de equipes;
- Ausência de comprometimento das pessoas;
Qual é o propósito de se trabalhar em equipe?
Muitas são as tarefas necessárias num funcionamento de uma empresa, dessa forma, não existe maneira de uma pessoa sozinha acumular todas essas tarefas.
Assim, o trabalho em equipe tem como principal objetivo fazer com que atividades ou projetos se concluam da maneira mais produtiva e eficiente. Desse modo, acontece mediante os esforços de pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, mas que se complementam.
Qual é a importância do trabalho em equipe para a sua carreira profissional?
A habilidade de trabalhar em equipe é uma competência que está sendo bastante valorizada no mercado de trabalho, uma vez que as práticas dentro das organizações estão se tornando mais abertas e horizontais, com a criação de grupos de trabalho e a aplicação de metodologias que visam aumentar a produtividade através de equipes.
Dessa forma, podemos concluir que a primeira importância do trabalho em equipe para sua carreira é auxiliar você a se destacar em processos seletivos. Porém, o trabalho em grupo traz maiores benefícios, tanto para vida pessoal quanto para a profissional. Veja abaixo alguns deles:
- Maior desempenho no trabalho;
- Troca de conhecimentos, experiências e informações;
- Colaboração entre profissionais;
- Aprimoramento das relações interpessoais;
- Agilidade na realização de projetos;
- Atribuição de grandes responsabilidades;
- Melhora na qualidade no ambiente de trabalho;
- Promoção da união, empatia e respeito às diferenças.
Obstáculos para o desenvolvimento do trabalho em equipe
Muitas vezes o trabalho em grupo não flui como deveria, pelo contrário, por vezes, ele acaba gerando alguns transtornos. Confira abaixo algumas causas dos problemas envolvendo tarefas em grupo:
- Individualismo: muitos profissionais preferem trabalhar sozinho para evitar o embate de ideias ou opiniões.
- Falta de objetivos: quando os objetivos não estão bem definidos, aumenta-se as chances da equipe se dispersar e perder completamente o foco, diminuindo, assim, o rendimento.
- Líder despreparado: Se um líder não possuir preparo para unir as pessoas e, tão pouco, conseguir gerenciar a execução do trabalho dos funcionários, tudo poderá ser prejudicado.
- Inflexibilidade: é importante ser flexível em certas situações, sabendo conciliar ideias, experiências, conhecimentos. Assim, uma vez que se isso não acontece o desenvolvimento de um projeto pode fracassar.
Habilidades e competências que auxiliam no trabalho em equipe
Para melhor sua performance na realização de tarefas em grupo, existem certas habilidades e competências que são interessantes, algumas delas são:
- Boa comunicação: conseguir se expressar de maneira clara e objetiva, certificando-se que todos os termos técnicos são compreendidos pelos membros da equipe;
- Proatividade: tomar decisões, sem ser necessário que lhe mandem, tendo visão para saber sempre aquilo que é preciso ser feito;
- Confiança: possuir segurança tanto em si mesmo como na sua equipe;
- Saber gerenciar conflitos: não entrar em desespero quando alguma coisa der errado e prestar apoio caso alguém da equipe entre em pânico.
Por fim, o que fazer para desenvolver essas competências?
Já que sabemos da importância do trabalho em equipe e dos benefícios que ele oferece para as relações pessoais e profissionais, é válido conhecer algumas ações que ajudam no desenvolvimento das competências no trabalho em grupo, tais como:
- Exercício do autoconhecimento: compreenda quais são suas características e comportamentos em relação a outras pessoas e, assim, busque aprimorar os pontos fundamentais para uma boa convivência.
- Respeito a opinião de seus colegas: muitas vezes não é a nossa ideia que será aceita, portanto, é essencial ser aberto às mudanças que podem ocorrer durante o trabalho.
- Conhecimento de seus colegas: conhecer com quem você trabalha é fundamental, principalmente, para identificar a melhor forma de conversar, assim como de fazer uma crítica construtiva ou de emitir sua opinião.