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Quais são os níveis de senioridade que uma empresa pode ter

Para aqueles que estão chegando agora no mercado vão escutar muito sobre a classificação dos profissionais e podem não ter muita noção do que é. Não conhecem o que cada posição é e suas diferenças com a outras.

Aliás, conhecer essa classificação é importante também para os que já estão no mercado para saber discernir sobre sua posição e como filtrar possíveis vagas. Confira as principais curiosidades que te ajudaram a compreender sobre esse termo e sua importância no mercado.

O que é senioridade

O nível de senioridade é uma classificação nas empresas que apontam qual é o nível de experiência do profissional e qual profundidade das tarefas que realiza. Essa classificação não tem um padrão para sua definição, apesar que tenha tabelas na internet indicando os anos.

Além disso, a classificação muda de uma empresa para outra, por conta da "complexidade das tarefas" que pode ser diferente dependendo da organização.

A classificação é definida em:

  • Júnior;
  • Pleno;
  • Sênior.

Essas são as principais definições, mas tem trainee que é no estágio inicial e master que o sênior pode atingir.

Qual a definição de Júnior, Pleno e Sênior

Veja a definição de cada profissional e tenha noção de quais são os requisitos. Apesar que podem mudar de empresa para empresa, confira os principais:

Nível júnior

Ele é marcado pela entrada do profissional no mercado, sinalizando o seu início de carreira. Uma vez que suas experiências ainda vão iniciar naquela área e suas habilidades serão aperfeiçoadas.

Algumas empresas classificam o nível júnior aos profissionais com 5 anos no mercado, no entanto pode variar. Por isso, há profissionais que passam mais tempo sendo Júnior, enquanto outros avançam mais rápido.

Os profissionais que estão iniciando no mercado vão ser mais destacados pela sua necessidade de orientação e de uma liderança atuante para o ajudar a desempenhar sua rotina.

Nível Pleno

Após a passagem dos primeiros anos no mercado, o profissional se torna intermediário. As empresas encaram como profissionais que têm um nível maior de experiência do que o Júnior, já que tem mais conhecimento e eficiência devido ao tempo passado, sua autonomia é maior. 

São profissionais que já tiveram um contato maior com as rotinas e por isso podem ter mais autonomia e receber tarefas mais complexas e já podem ser um suporte para sua liderança. No entanto, ainda precisam ser supervisionados.

Basicamente é há cinco e dez anos que esses profissionais começam a ser vistos como Pleno. Embora não seja uma regra.

Nível Sênior

São os profissionais classificados com mais experiência, marcados por mais tempo no mercado.

Já que tem mais contato com rotinas mais complexas e assim tem mais poder de decisão, sendo os mais indicados para cargos de liderança. Já tem a autonomia de delimitar estratégias e orientar equipes e sua atuação já se torna um grande expoente para o crescimento da organização.

Com um nível maior de inteligência emocional e maturidade profissional que foram construídos ao longo do tempo. Geralmente são os profissionais com mais de dez anos no mercado, excedendo certa função.

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A importância da senioridade para as empresas

Compreender como é o funcionamento dessa classificação, ajuda o RH das organizações a agirem de acordo, visando o avanço do profissional e da empresa.

Não há dúvidas que para uma empresa ser eficiente no seu serviço, é necessário ter uma estrutura interna bem definida, assim evitará desorganização e cargos mal definidos. Pois, vai ter o seu plano de cargos, salários e plano de carreira bem estruturados.

Esse trabalho é realizado com a união da gestão com o RH para estabelecer os salários de cada cargo e a complexidade de cada um.

Uma empresa com um setor de marketing pode ter profissionais do nível júnior, pleno e sênior, se isso não estiver claro pode ser um pivô de desordem, pois as funções e responsabilidades não estarão definidas para cada um.

A importância da senioridade para os profissionais

Quando existe essa definição estabelecida favorece os profissionais, pois vão saber quais são as suas funções e assim não vão ser cobrados além do que devem oferecer.

Aliás, quando tiver uma vaga para sua profissão e estiver oferecendo certa remuneração, se não for de acordo com sua classificação ele não vai aceitar, já que estará ciente do quanto deveria ganhar por conta dos seus anos de experiência.

Tudo isso contribui para a sua atuação no mercado de trabalho, porque estará ciente de como deve se comportar conforme sua classificação na senioridade.

Como evoluir na senioridade

Para conseguir subir no nível de hierarquia da senioridade existem alguns fatores determinantes, como: tempo de experiência e conhecimento. Caso não ocorra o conjunto desses dois fatores não há como o profissional evoluir, não adianta ter tempo de experiência e não está buscando crescer em conhecimento e não está acompanhando as tendências da sua profissão.

Como também um profissional com conhecimento e sem experiência não recebe muita confiança, já que as empresas valorizam o tempo que passou excedendo aquela função. Pois, entendem que é um grande determinador para suas ações diante de desafios futuros.

O fator mais difícil de se conceber é a experiência, visto que muitas empresas levam em conta se já teve contato com a função, infelizmente muitas acabam não oferecendo oportunidade para os recém chegados no mercado.

Não precisa ficar desesperado, porque atualmente essa mentalidade está se transformado e já reconhecem que os novos no mercado podem ser uma excelente arma de avanço para sua organização. Uma vez que não tem muita bagagem, os gestores podem pincelar sua cultura organizacional neles com uma maior facilidade.

Já o fator de conhecimento ele depende exclusivamente do sujeito, de estar buscando cursos e acompanhando as tendências do mercado. Por isso, é importante estar fazendo especializações e atento às mudanças.