Mercado de trabalho para o Publicitário: carreira, principais atividades e mais!

Uma das funções mais conhecidas do publicitário é de ser o responsável por desenvolver campanhas que conquistem o público-alvo. Realmente essa seja uma das principais funções nesse ramo. No entanto, esses profissionais possuem espaço em várias áreas de atuação, tanto no setor de marketing, como também no de relações públicas de empresas.
Além disso, pode exercer sua função no setor privado como autônomo, sendo contratado como freelancer para determinadas campanhas. Os publicitários atuam mais em:
- Agências anunciantes ou de veículos;
- Fornecedores;
- Gráficas;
- Produtoras;
- Fotógrafos.
Diante de tantas funções esse mercado ainda continua sendo bastante acirrado, mas por oferecer boas oportunidades de empregos, muitos se interessam por ele.
Sobre o Publicitário
O início da publicidade se decorreu ao longo dos séculos 16 e 17, a partir da popularização de jornais, com isso surgiu a possibilidade de propagar não apenas notícias, mas como também anúncios.
De tal maneira, que os comerciantes aproveitaram essa oportunidade para promover seus produtos e serviços.
Vale ressaltar que neste momento a publicidade ainda estava se firmando e sua dinâmica era plenamente diferente das dos dias de hoje, longe de legislações para regulamentar sua prática, por isso os anunciantes utilizam estratégias para a persuasão, assim acontecia variadas propagandas enganosas.
Perfil do Publicitário para o mercado de trabalho
Para ser bem reconhecido e possuir destaque, esse profissional necessita de alguns atributos que o ajudem a cumprir seus trabalhos com excelência.
Uma vez dado como profissionais estratégicos que podem liderar de diferentes maneiras, ele é responsável por algo essencial, o relacionamento da empresa com os clientes, e dessa maneira buscam persuadir o consumidor sobre o que ele oferece.
Portanto, quanto mais empenhados no briefings e na produção de comunicações, mais competências o publicitário demonstrará. Outras habilidades são:
- Atualização de mercado;
- Organização;
- Persistência;
- Convicção;
- Persuasão;
- Honestidade.;
Principais atividades do Publicitário
Os publicitários constantemente estão envolvidos com anúncios e propagandas, mas para isso acontecer existem outras atividades por trás. Nesse sentido, vai ser necessário consultar o cliente para identificar quais são os seus principais objetivos, compreender sua dinâmica de negócio e, após isso, estudar o comportamento do seu público-alvo.
Desse modo sua função é pesquisar o mercado, avaliar as intenções da empresa, para depois indicar uma proposta e o meio de comunicação que vai utilizar. De forma geral suas demandas são:
- Compreender os objetivos;
- Planejar;
- Elaborar estratégica;
- Providenciar os meios sociais;
- Analisar os resultados.
Essa profissão se divide em várias etapas de produção do marketing, possibilitando o publicitário de ter uma rede grande de atuação, como:
- Produção audiovisual;
- Fotografia;
- Marketing;
- Designer;
- Redação.
Atualmente a área de mais reconhecimento desse profissional é a do marketing, por consequência dos grandes avanços tecnológicos, oferecendo ferramentas para alcançar os clientes.
Como o Publicitário se prepara para o mercado de trabalho
A formação de publicidade é bacharelado com duração de 3 e 5 anos, com o intuito de formar profissionais capacitados para planejar e gerenciar campanhas publicitárias, em diferentes mídias, como rádio, tv, internet e também nas empresas.
Na suas disciplinas consiste em conteúdos teóricos do campo da comunicação, arte e marketing e também conteúdos voltados para o mercado de trabalho em publicidade, algumas das principais disciplinas:
- Criação e produção;
- Redação publicitária;
- Transmídia;
- Storytelling;
- Gerenciamento de marcas.
Durante sua graduação precisará passar por estágios nos quais poderá ter um maior contato com a área que deseja atuar e para finalizar o curso deverá produzir um TCC.
Mercado de trabalho para o Publicitário
Por ser um segmento amplo e de várias oportunidades, os profissionais dessa área têm facilidade para encontrar uma vaga de emprego e também de se identificar em certas funções.
Assim, estando a disposição deles o departamento de marketing de alguma empresa, publicidade e relações públicas das organizações ou exercer sua formação dentro de uma agência.
Conforme a tecnologia se desenvolve com mais facilidade para empregar seus métodos para alcançar o cliente, uma vez que a rede de contato se estendeu.
Setor público
Nesse setor, o servidor de publicidade vai trabalhar para os órgãos públicos federais, estaduais e municipais para o desenvolvimento e a promoção de campanhas para o governo e sendo responsável pela relação de agências para eventos e suas promoções, além de monitorar as mídias do governo. Isto é, passar uma informação confiável e que demonstra o cuidado do governo para com o cidadão.
Setor privado
Para aqueles que se vinculam em uma empresa ou organização privada ou como freelancer de algum segmento ou para uma personalidade pública, a sua maior função é comunicar a marca ao público-alvo, com o objetivo de conquistar o seu interesse. Como também será responsável por:
- Fortalecimento da marca;
- Gerenciamento de mídias;
- Pesquisa de mercado;
- Desenvolvimento de produtos;
- Estratégias para aumento de vendas;
- Promoção de eventos;
- Órgãos públicos.
Quanto ganha um Publicitário
A remuneração nesse ramo é em média R$3.426,81 com uma jornada de 42 horas semanais.
Nesse quesito o profissional pode estar vinculado a uma empresa privada ou algum órgão público, dessa forma o salário vai depender da região e do porte da empresa para qual trabalha. Por exemplo:
- Microempresa: a partir de R$2.781,28
- Pequena e média empresa (PME): a partir de R$3.333,40
- Grandes empresas: a partir de R$3.473,59
E referente a região em que trabalha, os salários variam também o:
- São Paulo: média salarial de R$4.833,08
- Rio de Janeiro: média salarial de R$3.829,08
- Porto Alegre: média salarial de R$2.705,00
- Curitiba: média salarial de R$2.606,69
- Recife: média salarial de R$2.309,70