Publicitário: áreas de atuação mais promissoras.

O publicitário é responsável, principalmente, pela realização de campanhas publicitárias, elaboração de estratégias voltadas para venda, bem como na criação e gestão de uma boa imagem das marcas. Também, é um profissional importante na definição de logotipos, outdoors e até mesmo em embalagens de produtos.
Além disso, outra função importante do publicitário é fazer pesquisas de mercado para identificar as mídias ideais para divulgação de campanhas, tudo isso atrelado ao público-alvo que deseja atingir e verbas disponíveis,
O publicitário é um profissional que pode atuar também com o atendimento ao cliente, assim como no planejamento e análise dos resultados alcançados com a realização das campanhas produzidas e divulgadas.
Quais as áreas de atuação do Publicitário?
O profissional graduado em publicidade pode atuar de diversas formas, isto é, como autônomo, em agências de publicidade, empresas privadas, com assessoria de artistas e políticos. Assim, há muitas áreas de atuação para serem escolhidas nesse ramo e que estão sempre sendo atualizadas. Os principais segmentos de atuação para o publicitário, são:
- Venda e Marketing
- Planejamento
- Social mídia
- Criação
- Atendimento
- Mídia
- Gestão de Tráfego
Venda e Marketing
O publicitário que atua nessa área trabalha com estratégias de venda para aumentar a distribuição de produtos para aumentar a participação no mercado. Por isso, são responsáveis por acompanhar o planejamento e desenvolvimento de mercadorias, criação de conteúdos, embalagens, rótulos, além de participar da seleção do formato e cores mais adequadas para identidade visual do produto e na divulgação do mesmo.
Além disso, também podem participar da execução de eventos e convenções como forma de divulgar e promover a marca. Desse modo, o profissional está envolvido no processo desde o planejamento dos produtos e serviços, até o ato final das vendas.
Assim, é de responsabilidade do publicitário, aumentar o reconhecimento de marca, pois, uma vez que, atinge bons resultados, a tendência é aumentar o número de vendas.
Planejamento
O publicitário responsável pelo planejamento precisa estar atento às oportunidades do mercado, pois a sua função é analisar e identificar canais de comunicação, conhecer seu público e seus respectivos interesses e criar estratégias e ações para que a equipe trabalhe em função da divulgação do produto ou serviço. O profissional nessa área precisa de habilidades analíticas e ser comunicativo.
Vale destacar que, é interessante que o planejador tenha certas noções quanto aos cálculos de custo para aquisição, compras, preço por lead e demais fatores necessários para compreender os principais pontos que precisam de melhorias e identificar para onde todo o investimento deve ser direcionado.
Social mídia
O social mídia é responsável por estratégias que possam atrair, engajar e conquistar o cliente através das redes sociais. Dessa forma, é necessário entender o posicionamento da sua persona, monitorar a concorrência e acompanhar KPI 'S importantes para o negócio nas mídias sociais.
Assim, entender, principalmente, a respeito das redes sociais, é imprescindível para que uma determinada marca alcance públicos e perfis diferentes. Logo, o publicitário atua na conquista da autoridade da marca na web , sendo uma das principais estratégias para quem almeja propagar seus produtos por longo prazo.
O profissional publicitário está envolvido na elaboração do conteúdo e gestão da imagem do contratante, através do meio digital, ou seja, cuida, monitora e administra as redes sociais do cliente. O social mídia objetiva criar uma relação com o público e com isso, melhorar o reconhecimento da marca na internet.
Vale ressaltar que, o profissional precisa entender toda performance, interpretar as métricas das redes, interagir com o público e criar constantemente os mais diversos conteúdos, objetivando alimentar as redes sociais e manter o contato com o público-alvo.
Criação
O publicitário é o responsável pela execução de ideias e desenvolvimento das campanhas publicitárias bem criativas. O profissional nessa área precisa utilizar ainda mais a sua criatividade e para isso, é importante estar sempre atualizado com as tendências do mercado e um certo entendimento cultural, para que as criações possam atrair ao público desejado.
Geralmente, os publicitários que atuam nessa área, trabalham em conjunto com uma equipe de redatores e diretores de arte e com isso é desenvolvido um fluxo de trabalho, onde inicia desde a confecção do briefing até a apresentação do projeto criativo final.
Atendimento
O profissional atua como ponte entre a agência publicitária e o cliente, assim o publicitário fica à frente de toda parte da coleta de informações, produção de briefings de referência para todos os envolvidos, elaboração do material feito com o cliente para que possa ser aprovado, além de distribuir as funções para os demais colaboradores.
Atendimento publicitário, é um segmento com muitos desafios, lida diretamente com as solicitações, expectativas de muitos clientes, por isso, o profissional precisa ser bastante proativo e comunicativo para alcançar o sucesso nessa profissão.
Mídia
É um segmento em que o profissional está envolvido em toda parte midiática na campanha ou projeto do cliente. Desse modo, o publicitário é responsável por selecionar os melhores canais de comunicação para veicular a campanha elaborada, negociar espaços para propagandas com as mídias, além de ajudar e melhorar a questão de investimento do cliente, entre outras funções.
As campanhas publicitárias podem ser tanto em um ambiente off line, quanto em um ambiente online, todas essas ações serão elaboradas pelo profissional de mídia.
Gestão de Tráfego
O profissional precisa compreender a fundo sobre tal segmento, mas o publicitário pode utilizar dessa estratégia para conseguir mais usuários para um determinado site ou redes sociais por meio de anúncios para as empresas, por exemplo, que contratarem seus serviços.
Ainda por cima, o gestor de tráfego pode analisar métricas e identificar a quantidade de visitantes que seus canais estão recebendo. Também, é responsável por criar, acompanhar e otimizar as campanhas de tráfego em diferentes canais e com isso, alcançar ainda mais usuários ou consumidores, a depender do segmento que está sendo trabalhado.
Principais tendências de mercado para o publicitário
A publicidade vem crescendo a cada ano e por isso, o publicitário precisa estar apto a realidade do mercado, que vive uma evolução tecnológica e consequentemente, uma mudança comportamental do consumidor. Assim, com o avanço do mercado, novas áreas estão surgindo e podem ter alta demanda na publicidade, são elas:
- Gestão de Redes Sociais- Há um aumento da conexão de empresas e marcas com a audiência que as redes sociais estão gerando, por isso é um campo de destaque para os profissionais dessa área.
- User Experiencie ou UX- É uma área promissora para os publicitários, pois os consumidores, atualmente, estão cada dia mais críticos e por isso, é preciso buscar mecanismos que possam melhorar a satisfação dos clientes.
- Gestão de tráfego- Com o aumento da procura e consumo das compras online, essa função pode garantir à empresa, por exemplo, que as vendas pela internet sejam mais efetivas. Por isso, é uma área com boas oportunidades para os profissionais publicitários.