Programa jovem aprendiz: como funciona, salário e mais

As pessoas com mais dificuldade de se inserir no mercado de trabalho são os jovens, porque algumas empresas têm um certo receio de contratar pela falta de experiência. Dessa forma, com a intenção de diminuir esse impacto, surgiu o Programa de Jovem Aprendiz que atua como um intermediador do jovem com a empresa escolhida.
Diante disso, o jovem tem a possibilidade de participar da rotina empresarial com a finalidade de adquirir aprendizados e colaborar no seu avanço profissional e pessoal, ainda mais ganhando independência, uma vez que o programa jovem aprendiz possibilita remuneração.
O que é Jovem Aprendiz
Jovem aprendiz é uma lei que determina que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes e cada empresa deve possuir de 5% a 14%.
A finalidade desse programa é incluir os jovens no mercado de trabalho, com a intenção de ajudar no seu desenvolvimento e habilidades colocando em prática todo o seu conhecimento, assim preparando para o mundo do trabalho.
O programa não beneficia somente o jovem que terá o acesso a um ambiente que o desenvolva profissionalmente, como também a empresa, que pode adquirir vantagens, como:
- Tornar conhecida sua cultura empresarial;
- Ter mais uma mão de obra;
- Preparar novos talentos para o mercado.
Quais são os requisitos para ser um jovem aprendiz
Existem alguns requisitos obrigatórios para que o jovem possa ingressar no programa jovem aprendiz, confira:
- Faixa etária de 14 a 24 anos, exceto nos caso de pessoas com deficiência, que não há limite de idade;
- Estar matriculado e frequentando ensino fundamental ou médio.
Para permanecer no programa é necessário:
- Cumprir com a carga horária, tanto prática como teórica;
- Manter um bom desempenho escolar e profissional.
Como funciona o programa Jovem Aprendiz
O regulamento do programa é pela Lei 10.097/2000 protocolado nas empresas através de um contrato de trabalho com duração máxima de dois anos.
Um diferencial bom do programa jovem aprendiz é que durante sua experiência na empresa é oferecido para o jovem atividades que complementam sua formação, para que tenha um aprendizado teórico e prático.
Para não atrapalhar as atividades escolares e nem sobrecarregar o estudante, sua carga horária varia de 4 a 6 horas, em alguns casos tem a liberação para que trabalhe 8 horas diárias.
A finalidade do programa é beneficiar os jovens com a oportunidade de estar no mercado de trabalho e conseguir conciliar com sua formação.
Quanto ganha um jovem aprendiz
A remuneração fica por conta da empresa, ela é responsável por pagar o salário do jovem aprendiz, que fica entre R$440,19 e R$880,38, contudo esse valor varia de acordo com a empresa e também com as horas trabalhadas. Outro aspecto é que essa remuneração é baseada no valor do salário mínimo como base de cálculo para bonificar o aprendiz.
Os benefícios do jovem aprendiz
O jovem aprendiz estará em contato com o mercado e isso pode ser uma facilidade para entender melhor qual carreira deseja seguir. Afinal, irá acompanhar a rotina de uma empresa e conhecer vários profissionais. Além disso, como atuará em diversas tarefas, perceberá quais são seus pontos fortes, fraquezas e suas principais habilidades.
Também é uma chance de ingressar no mercado de uma maneira mais rápida, já que estará em contato com os gestores da empresa, facilitando sua inserção no meio corporativo. Veja outras vantagens:
- Inteligência financeira;
- Construir networking;
- Crescimento emocional e profissional;
- Independência.
Nesse sentido é uma situação que possibilita o crescimento pessoal e profissional do jovem o ajudando na entrada da sua vida adulta.
Jovem aprendiz tem direito a seguro desemprego
Após a finalização do contrato do jovem aprendiz alguns têm direito ao seguro desemprego, os que não recebem são:
- Demitido por justa causa;
- Completou a idade máxima;
- O contrato chegou ao limite;
- Péssimo desempenho.
Quando sua saída não ocorre por nenhuma das justificativas acima, ele pode recorrer ao seguro desemprego, como o seu registro é realizado na Carteira de trabalho (CLT) obterá outros benefícios, como:
- Salário mínimo-hora;
- Vale transporte;
- 13° salário;
- FGTS.
Outros acréscimos podem ser acrescentados conforme a dinâmica da empresa.
Elabore um currículo
Na maioria das vezes a empresa solicitará um currículo ao jovem aprendiz para o seu recrutamento, então é necessário saber formular o seu, mesmo que não tenha tido nenhuma experiência anteriormente.
Veja algumas dicas para usar neste momento:
- Evite erros de português;
- Saiba as informações necessárias para colocar no currículo (dados pessoais; objetivo; escolaridade; cursos e palestras, etc);
- Use palavras chaves.
Onde encontrar vagas de jovem aprendiz
Algumas empresas divulgam na internet vagas de jovem aprendiz, até em seu próprio site, por isso é bom ficar atento. Além disso, portais de órgãos que fazem a intermediação da empresa com o jovem podem divulgar, como o caso do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), onde o jovem cadastra o seu currículo na vaga que deseja. Geralmente, outros sites disponibilizam também vagas para jovem aprendiz, como:
- Jovem aprendiz Bradesco;
- Jovem aprendiz correios;
- Jovem aprendiz Itaú;
- Adolescente aprendiz caixa.
Fique atento a essas oportunidades e procure na sua região quais as empresas que estão vinculadas ao programa jovem aprendiz. É uma excelente forma de entrar no mercado e ganhar experiência.