Profissões na área ambiental que você precisa conhecer

Os assuntos que envolvem o meio ambiente já fazem parte do currículo escolar há muito tempo. Os estudantes aprendem desde cedo sobre assuntos como a sustentabilidade, o cuidado com os animais e a preservação da natureza.
Tais temas são fundamentais de serem discutidos, pois, dessa forma, se aprende desde cedo sobre a importância dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente em prol de uma qualidade de vida e de um desenvolvimento sustentável da sociedade.
Assim, com o passar dos anos, muitos jovens se sentiram atraídos por carreiras voltadas para a área ambiental, porém, alguns desconhecem as profissões que essa área oferece. Pensando nisso, listamos aqui uma série de profissões na área ambiental que você precisa conhecer.
Agricultor
O agricultor é uma das profissões mais conhecidas quando o assunto é a área ambiental, mas vale destacar que ele lida com as questões rotineiras do campo. Esse profissional precisa ter um conhecimento básico acerca das mudanças climáticas, pragas e as melhores situações para realizar o plantio.
Por mais que não haja requisitos obrigatórios para se tornar um agricultor, existem especializações em áreas correlacionadas que ajudam no desempenho da atuação desse profissional.
Agrônomo
O agrônomo é um profissional que está inserido nas etapas produtivas que envolvem o agronegócio, podendo atuar na melhoria da produtividade e na qualidade de plantações ou de rebanhos.
Além disso, ele também possui o conhecimento necessário para preparar o solo e organizar as ações de plantio e colheita, como também está envolvido na alimentação, reprodução e abate dos animais. O curso de agronomia possui duração média de 5 anos, incluindo as aulas teóricas e práticas.
Geógrafo
O geógrafo possui diversas possibilidades de atuação mas, basicamente, ele estuda os impactos de ações no ambiente e realiza o monitoramento da situação do solo, rios e demais elementos da estrutura da Terra. Ademais, esse profissional também possui o conhecimento acerca do solo, clima, vegetação e recursos hídricos de um determinado relevo.
Veterinário
O veterinário é um profissional bastante conhecido pela sociedade, responsável por realizar o acompanhamento da saúde de animais de estimação. Porém, ele também pode vir a trabalhar no controle de doenças em animais silvestres. Dessa forma, na Medicina Veterinária Ambiental, esse profissional cuidará da saúde das espécies, diagnosticando doenças e contribuindo, assim, para a preservação da biodiversidade.
Gestor ambiental
O gestor ambiental cuida da preservação da natureza/biodiversidade e da sustentabilidade dos processos produtivos e comerciais. A sua atuação vai desde a participação em programas de reciclagem, recuperação de áreas degradadas, análises acerca dos impactos ambientais e criação de estratégias para o uso racional dos recursos naturais, entre outros.
Dessa forma, compreende-se que o mercado de trabalho para o gestor ambiental é vantajoso, tendo em vista que ele pode trabalhar tanto no campo quanto na cidade.
Oceanógrafo
O oceanógrafo realiza o estudo das características de oceanos, rios, mares e zonas costeiras, io que pode ser feito mediante a coleta de amostras para análises clínicas e laboratoriais ou na recuperação de áreas poluídas e degradadas.
Além disso, esse profissional também pode atuar no mapeamento do fundo dos oceanos ou no desenvolvimento de projetos de zonas costeiras. O curso de oceanografia tem duração média de 5 anos e inclui materiais como meteorologia e cartografia.
Engenheiro ambiental
O engenheiro ambiental se dedica ao estudo do desenvolvimento econômico sustentável, seguindo sempre os limites de exploração dos recursos naturais. Além disso, ele atua no controle e na recuperação de ambientes rurais e urbanos, na preservação do solo e do ar.
Nesse sentido, esse profissional pode participar do desenvolvimento de barragens e de projetos de saneamento e encaminhamento de efluentes. O curso para se tornar um engenheiro ambiental possui duração média de 5 anos.
Analista ambiental
O analista ambiental é o profissional que trabalha em processos relacionados ao meio ambiente e à utilização dos recursos naturais no ambiente empresarial. Dessa forma, o analista ambiental tem a responsabilidade de assegurar a minimização dos impactos ambientais que podem ser causados por uma indústria ou por uma empresa. Além disso, ele também atua com o licenciamento ambiental, controlando, assim, as atividades das empresas quanto ao uso dos recursos ambientais.
Biotecnólogo
O biotecnólogo é o profissional que atua aliando a tecnologia às ciências biológicas. No agronegócio, ele trabalha pelo aprimoramento genético de plantas e combate a pragas.
Já na área da saúde, participa do desenvolvimento de medicamentos, vacinas, estudos e pesquisas sobre vírus e bactérias. A atuação desse profissional pode ocorrer em indústrias alimentícias e farmacêuticas, empresas de consultoria ambiental, órgãos públicos e organizações não governamentais.
Bioquímico
O bioquímico é o profissional que se dedica ao estudo dos processos químicos e biológicos inerentes à manutenção da vida, aplicando sempre todo o conhecimento que foi obtido nos anos de graduação em áreas como meio ambiente, saúde, indústria, agronegócio e bioenergia. Ou seja, compreende-se que este profissional relaciona os processos bioquímicos com a tecnologia, com o objetivo de promover progressos e melhorias na qualidade de vida de toda a sociedade.
Engenheiro de pesca
O engenheiro de pesca detém o conhecimento necessário para trabalhar no planejamento e na coordenação de atividades pesqueiras. Esse profissional possui várias possibilidades de atuação. Uma delas é o trabalho junto aos pescadores e aquicultores, orientando e estruturando as ações desses profissionais. Essa parceria é essencial, pois tem o objetivo de melhorar as etapas de produção durante as ações de trabalho pesqueiro e de promover a sustentabilidade nesse processo.
Engeneiro sanitarista
O engenheiro sanitarista é um profissional que está habilitado para desempenhar funções em atividades relacionadas ao meio ambiente e, assim, à saúde populacional. Algumas atividades dessas são a condução de obras e projetos de saneamento, o tratamento de água e esgoto, bem como o monitoramento da utilização de recursos naturais.
Dessa forma, o engenheiro sanitarista detém o conhecimento necessário para fazer avaliações de índices, visando minimizar as ações que trazem malefícios aos recursos ambientais. Cabe mencionar que o engenheiro sanitarista, em sua atuação, também está inteirado nos tópicos sociais, ambientais e ecológicos.