Mercado de trabalho do profissional em Marketing: carreira, principais atividades e mais!

O mercado consumidor se reinventou e com isso as empresas precisam mudar sua forma de conquistar seu público, ou seja, se adequar às novas condições e formas de consumo. À medida que isso acontece não é somente o preço e a qualidade do produto que é levado em consideração, também existe a preocupação com o marketing.
O profissional dessa área deve estar atento ao mercado, às mudanças da sociedade e consequentemente ao perfil do público-alvo da empresa para qual trabalha. Por intermédio dessas observações poderá traçar planos com o objetivo de influenciar e conquistar clientes. Além disso, existe também o profissional que é responsável por construir a identidade da marca, com o objetivo de melhorar a percepção que o público tem dela.
Com os avanços tecnológicos e a grande participação de pessoas no ambiente digital, em redes sociais, por exemplo, surge a área do marketing que é dedicada à análise de dados, por meio dele o profissional pode avaliar o comportamento, preferência e interesses do prospect. Contudo, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).
Existem inúmeras funções que o profissional de marketing atua e também são desenvolvidas em diversas áreas, suas principais são:
- Marketing Estratégico;
- Marketing Operacional;
- Marketing Digital;
- Endomarketing;
- Marketing de Relacionamento;
- Marketing Esportivo;
- Marketing Político;
- Marketing Social;
- Marketing Cultural;
- Neuromarketing;
- Marketing Antropológico.
Sobre o profissional em Marketing
O marketing foi estabelecido como um processo sistematizado com o nascimento do capitalismo, no século XV. Anteriormente era feito através da prática de escambo na antiguidade.
Com a chegada do capitalismo aos processos produtivos, das fábricas e a expansão do mercantilismo o cenário mudou e surgiram varejistas e atacadistas, somente na revolução industrial no séc XVIII foi que o marketing se destacou. Por causa da grande produção de produtos padronizados.
Perfil do profissional em Marketing
Sem dúvidas uma das características que devem ser predominantes em um profissional desse ramo é a criatividade, afinal a maior intenção da sua função é conquistar o cliente através dos recursos oferecidos pela empresa ou organização.
Justamente de uma capacidade de imaginação e perspicácia diante das situações, embora essas características sejam intrínseca ao sujeito, o lado analítico também é uma peça fundamental.
Já que precisará lidar com funções que precisam acompanhar dados e resultados de campanhas já realizadas e essa função é uma das tarefas que necessitam ser desempenhadas com eficácia, logo que vai ser por elas que outras decisões serão tomadas.
Outro fator importante, é que esses profissionais devem estar atentos ao mercado e ao comportamento das pessoas. Vale pontuar certas habilidades que influenciam positivamente a performance desses profissionais, que são elas:
- Saber se comunicar;
- Flexibilidade para trabalhar em equipe;
- Criatividade;
- Inovação;
- Ser um bom gerenciador;
- Ser bom em análises.
Principais atividades do profissional em Marketing
É com o marketing que uma empresa ou até pessoas públicas podem se destacar na sociedade por meio de ações estratégicas criativas. Ao mesmo tempo, para que isso aconteça com êxito é necessário que o profissional realize diversas pesquisas com a intenção de organizar um planejamento estratégico.
Além disso, é função do profissional de marketing conhecer o público que se deseja trabalhar e ter uma análise detalhada dele, do mercado e concorrentes. Somente após esses estudos que o profissional de marketing poderá fazer um planejamento estratégico efetivo, pois sua performance será de acordo com as pesquisas feitas.
De forma pontuada suas funções são:
- Liderar a comunicação;
- Desenhar objetivos e metas de comunicação;
- Desenvolver e conduzir campanhas promocionais;
- Determinar e gerir canais de comunicação;
- Analisar resultados de campanhas;
- Ordenar as produções de multimídia;
- Está por dentro dos canais como redes sociais e websites;
- Coordenar fornecedores e gráficas;
- Desenvolvimento da identidade do produto e da empresa;
- Manusear os serviços de software e ferramentas de suporte a decisões de marketing.
Todas essas decisões e procedimentos devem estar de acordo com os segmentos da empresa e suas normas.
Como o profissional em Marketing se prepara para o mercado de trabalho
A formação em marketing pode ser em bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico, as principais diferenças entre essas modalidades são grade curricular e duração do curso. Só para ilustrar no curso de tecnólogo apresentará conteúdos gerais sobre a esfera de gestão, além das matérias voltadas ao marketing.
Na grade do bacharelado, além das matérias de marketing, o curso conta com disciplinas sobre gestão de negócios, como também economia, sociologia e estatística, sua duração é de 4 anos, diferentemente do tecnológico que é de 2 anos.
Uma das suas principais matérias deste curso são:
- Administração de Compras e Vendas;
- Administração de Marketing;
- Comportamento do Consumidor.
Além que compreenderá mais sobre:
- Matriz de análise;
- Comportamento do consumidor;
- Estratégia;
- Produto;
- Preço;
- Distribuição;
- Comunicação;
- Marketing de varejo;
- Gestão de Marcas;
- Pesquisa;
- Serviços;
- Código de Defesa do Consumido;
- Marketing Social e Ambiental;
- Marketing Digital.
Mercado de trabalho do profissional em Marketing
A função do marketing é essencial para o posicionamento de uma marca, para qualquer tipo de comunicação.
Esse profissional pode atuar nos departamentos de marketing de grandes e pequenas empresas, além de poder exercer suas funções em órgão públicos.
Nesses campos de atuação os setores que mais necessitam de um profissional dessa área, habitualmente é o digital, cultural e promocional.
Setor público
No setor público o marketing será usado como um aliado para divulgar ações e informações de interesse público.
Suas atividades serão pautadas no lugar e nos bens ou serviços prestados pelo governo, implantando estratégias para que a informação alcance o cidadão de forma precisa.
Dessa forma, sua maior preocupação será encontrar formas para satisfazer as necessidades dos cidadãos, com isso utilizará suas análises para aquela população e região.
Setor privado
Sua maior preocupação será promover marcas de produtos ou serviços, e também de causar impacto no mercado com uma identidade bem definida.
Os profissionais de marketing podem trabalhar nas empresas de:
- Serviço;
- Varejo;
- Indústrias, entre outros.
Quanto ganha um profissional em Marketing
Por ser um ramo com uma gama de funções e formas de atuar, seu salário será de acordo com sua função, porte da empresa e da região em que está trabalhando.
Para os que trabalham com inteligência de mercado:
- Gerente: R$7.734
- Consultor: R$4.312
- Coordenador: R$5.958
- Supervisor: R$6.688
- Analista: R$3.283
Os que trabalham diretamente no Marketing:
- Diretor: R$20.000
- Gerente: R$8.197
- Especialista: R$4.124
- Coordenador: R$4.531
- Supervisor: R$3.060
- Consultor: R$3.161
- Analista de Marketing: R$2.765
- Assessor de Marketing: R$1.699
- Assistente: R$1.713
E no marketing digital os salários são:
- Gerente: R$4.669
- Coordenador: R$3.651
- Analista: R$2.315
- Os melhores salários do marketing estão nos cargos de direção, podendo chegar até os R$65.000
Diretor Comercial:
- Pequenas e médias empresas: de R$21.000 a R$40.000
- Grandes empresas: de R$22.000 a R$55.000
Diretor de Marketing:
- Pequenas e médias empresas: de R$ 20.000 a R$ 30.000
- Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 45.000
Gerente Nacional de Vendas:
- Pequenas e médias empresas: de R$15.000 a R$27.000
- Grandes empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000
Gerente Regional de Vendas:
- Pequenas e médias empresas: de R$10.000 a R$20.000
- Grandes empresas: de R$12.000 a R$26.000
Gerente de Produto:
- Pequenas e médias empresas: de R$7.600 a R$15.000
- Grandes empresas: de R$8.000 a R$20.000
Coordenador de Comunicação:
- Pequenas e médias empresas: de R$6.000 a R$10.000
- Grandes empresas: de R$7.000 a R$12.000
Com o salário diversificado e muitas funções a serem exercidas, a profissão no marketing se torna cada vez mais vantajosa.