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Marketing

Mercado de trabalho do profissional em Marketing: carreira, principais atividades e mais!

Mercado de trabalho do profissional em Marketing

O mercado consumidor se reinventou e com isso as empresas precisam mudar sua forma de conquistar seu público, ou seja, se adequar às novas condições e formas de consumo. À medida que isso acontece não é somente o preço e a qualidade do produto que é levado em consideração, também existe a preocupação com o  marketing.

O profissional dessa área deve estar atento ao mercado, às mudanças da sociedade e consequentemente ao perfil do público-alvo da empresa para qual trabalha. Por intermédio dessas observações poderá traçar planos com o objetivo de  influenciar e conquistar  clientes. Além disso, existe também o profissional que é responsável por construir a identidade da marca, com o objetivo de melhorar a percepção que o público tem dela.

Com os avanços tecnológicos e a grande participação de pessoas no ambiente digital, em redes sociais, por exemplo, surge a área do marketing que é dedicada à análise de  dados, por meio dele o profissional pode avaliar o comportamento, preferência  e interesses do prospect. Contudo, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (LGPD).

Existem inúmeras funções que o profissional de marketing atua e também são desenvolvidas em diversas áreas, suas principais são:

  • Marketing Estratégico;
  • Marketing Operacional;
  • Marketing Digital;
  • Endomarketing;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing Esportivo;
  • Marketing Político;
  • Marketing Social;
  • Marketing Cultural;
  • Neuromarketing;
  • Marketing Antropológico.

Sobre o profissional em Marketing

O marketing foi estabelecido como um processo sistematizado com o nascimento do capitalismo, no século XV. Anteriormente era feito através da prática de escambo na antiguidade.

Com a chegada do capitalismo aos processos produtivos, das fábricas e a expansão do mercantilismo o cenário mudou e surgiram varejistas e atacadistas, somente na revolução industrial no séc XVIII foi que o marketing se destacou. Por causa da grande produção de produtos padronizados.

Perfil do profissional em Marketing

Sem dúvidas uma das características que devem ser predominantes em um profissional desse ramo é a criatividade, afinal a maior intenção da sua função é conquistar o cliente através dos recursos oferecidos pela empresa ou organização.

Justamente de uma capacidade de imaginação e perspicácia diante das situações, embora essas características sejam intrínseca ao sujeito, o lado analítico também é uma peça fundamental.

Já que precisará lidar com funções que precisam acompanhar dados e resultados de campanhas já realizadas e essa função é uma das tarefas que necessitam ser desempenhadas com eficácia, logo que vai ser por elas que outras decisões serão tomadas.

Outro fator importante, é que esses profissionais devem estar atentos ao mercado e ao comportamento das pessoas. Vale pontuar certas habilidades que influenciam positivamente a  performance desses profissionais, que são elas:

  • Saber se comunicar;
  • Flexibilidade para trabalhar em equipe;
  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Ser um bom gerenciador;
  • Ser bom em análises.

Principais atividades do profissional em Marketing

É com o marketing que uma empresa ou até pessoas públicas podem se destacar na sociedade por meio de ações estratégicas criativas. Ao mesmo tempo, para que isso aconteça com êxito é necessário que o profissional realize diversas pesquisas com a intenção de organizar um planejamento estratégico.

Além disso, é função do profissional de marketing conhecer o público que se deseja trabalhar  e ter uma análise detalhada dele, do mercado e concorrentes. Somente após esses estudos que o profissional de marketing poderá fazer um planejamento estratégico efetivo, pois sua performance será de acordo com as pesquisas feitas. 

De forma pontuada suas funções são:

  • Liderar a comunicação;
  • Desenhar objetivos e metas de comunicação;
  • Desenvolver e conduzir campanhas promocionais;
  •  Determinar e gerir  canais de comunicação;
  • Analisar resultados de campanhas;
  • Ordenar as produções de multimídia;
  • Está por dentro dos canais como redes sociais e websites;
  • Coordenar fornecedores e gráficas;
  • Desenvolvimento da identidade do produto e da empresa;
  • Manusear os serviços de software e ferramentas de suporte a decisões de marketing.

Todas essas decisões e procedimentos devem estar de acordo com os segmentos da empresa e suas normas.

Como o profissional em Marketing se prepara para o mercado de trabalho

A formação em marketing pode ser em bacharelado, tecnólogo, pós-graduação e técnico, as principais diferenças entre essas modalidades são grade curricular e duração do curso. Só para ilustrar no curso de tecnólogo apresentará conteúdos gerais sobre a esfera de gestão, além das matérias voltadas ao marketing. 

Na grade do bacharelado, além das matérias de marketing, o curso conta com disciplinas sobre  gestão de negócios, como também economia, sociologia e estatística, sua duração é de 4 anos, diferentemente do tecnológico que é de 2 anos.

Uma das suas principais matérias deste curso são:

  • Administração de Compras e Vendas;
  • Administração de Marketing;
  • Comportamento do Consumidor.

Além que compreenderá mais sobre:

  • Matriz de análise;
  • Comportamento do consumidor;
  • Estratégia;
  • Produto;
  • Preço;
  • Distribuição;
  • Comunicação;
  • Marketing de varejo;
  • Gestão de Marcas;
  • Pesquisa;
  • Serviços;
  • Código de Defesa do Consumido;
  • Marketing Social e Ambiental;
  • Marketing Digital.

Mercado de trabalho do profissional em Marketing

A função do marketing é essencial para o posicionamento de uma marca, para qualquer tipo de comunicação.

Esse profissional pode atuar nos departamentos de marketing de grandes e pequenas empresas, além de poder exercer suas funções em órgão públicos.

Nesses campos de atuação os setores que mais necessitam de um profissional dessa área, habitualmente é o digital, cultural e promocional.

Setor público

No setor público o marketing será usado como um aliado para divulgar ações e informações de interesse público.

Suas atividades serão pautadas no lugar e nos bens ou serviços prestados pelo governo, implantando estratégias para que a informação alcance o cidadão de forma precisa.

Dessa forma, sua maior preocupação será encontrar formas para satisfazer as necessidades dos cidadãos, com isso utilizará suas análises para aquela população e região.

Setor privado

Sua maior preocupação será promover marcas de produtos ou serviços, e também de causar impacto no mercado com uma identidade bem definida.

Os profissionais de marketing podem trabalhar nas empresas de:

  • Serviço;
  • Varejo;
  • Indústrias, entre outros.

Quanto ganha um profissional em Marketing

Por ser um ramo com uma gama de funções e formas de atuar, seu salário será de acordo com sua função, porte da empresa e da região em que está trabalhando.

Para os que trabalham com inteligência de mercado:

  • Gerente: R$7.734
  • Consultor: R$4.312
  • Coordenador: R$5.958
  • Supervisor: R$6.688
  • Analista: R$3.283

Os que trabalham diretamente no Marketing:

  • Diretor: R$20.000
  • Gerente: R$8.197
  • Especialista: R$4.124
  • Coordenador: R$4.531
  • Supervisor: R$3.060
  • Consultor: R$3.161
  • Analista de Marketing: R$2.765
  • Assessor de Marketing: R$1.699
  • Assistente: R$1.713

E no marketing digital os salários são:

  • Gerente: R$4.669
  • Coordenador: R$3.651
  • Analista: R$2.315
  • Os melhores salários do marketing estão nos cargos de direção, podendo chegar até os R$65.000

Diretor Comercial:

  • Pequenas e médias empresas: de R$21.000 a R$40.000
  • Grandes empresas: de R$22.000 a R$55.000

Diretor de Marketing:

  • Pequenas e médias empresas: de R$ 20.000 a R$ 30.000
  • Grandes empresas: de R$ 22.000 a R$ 45.000

Gerente Nacional de Vendas:

  • Pequenas e médias empresas: de R$15.000 a R$27.000
  • Grandes empresas: de R$ 17.000 a R$ 30.000

Gerente Regional de Vendas:

  • Pequenas e médias empresas: de R$10.000 a R$20.000
  • Grandes empresas: de R$12.000 a R$26.000

Gerente de Produto:

  • Pequenas e médias empresas: de R$7.600 a R$15.000
  • Grandes empresas: de R$8.000 a R$20.000

Coordenador de Comunicação:

  • Pequenas e médias empresas: de R$6.000 a R$10.000
  • Grandes empresas: de R$7.000 a R$12.000

Com o salário diversificado e muitas funções a serem exercidas, a profissão no marketing se torna cada vez mais vantajosa.