Profissional de Marketing: áreas de atuação mais promissoras.

O profissional de marketing é criativo, procura sempre formas diferentes de atrair e encantar o consumidor estando a todo tempo atento às tecnologias e tendências. Então, é o profissional responsável por colocar em prática um conjunto de estratégias voltadas para o marketing.
O marketeiro, como também é chamado o profissional de marketing, tem o dever de estudar a fundo todos os aspectos comportamentais do mercado e compreender de forma precisa os objetivos da empresa, com intuito de antecipar e satisfazer os desejos dos clientes e potenciais consumidores. São especialistas em levar a marca para pessoas que precisam de seus produtos e serviços.
Quais as áreas de atuação do Profissional de Marketing?
O profissional de marketing tem diversas oportunidades de atuação no mercado de trabalho, ele pode assumir funções desde a área digital até a possibilidade de atuar em áreas voltadas para o desenvolvimento de novos produtos.
Desse modo, a profissão foi se reinventando com o passar do tempo e soube incorporar as tecnologias na sua prática diária, o que auxiliou a tornar o trabalho ainda mais criativo, inovador e mais efetivo.
Assim, as mais relevantes áreas de atuação para o profissional de marketing, são:
- Marketing Digital
- Endomarketing
- Marketing Operacional
- Neuromarketing
- Marketing político
- Marketing de relacionamento
- Marketing estratégico
Marketing Digital
Com o aumento da venda de produtos ou marcas por meio de mídias digitais, essa área necessita cada vez mais do profissional de marketing para auxiliar na montagem das estratégias.
Como certificar-se de que a página do site é responsiva, inclusão de palavras-chave, por exemplo, entre outras técnicas, a fim de atrair novos negócios, se relacionar com o público e fortalecer a marca em meio digital.
Dessa forma, com o avanço da tecnologia, o marketing digital chegou para facilitar a experiência dos clientes. O objetivo é estar onde seus consumidores estão, e para isso é necessário utilizar estratégias que estão no âmbito digital.
O profissional de marketing digital precisa estar atualizando o seu leque de estratégias a todo momento, pois o consumidor está cada vez mais exigente, ele realiza pesquisas, consulta concorrentes comparando preços e recomendações e analisar o mercado sem que haja necessidade de sair de casa, tudo na palma da mão.
Para isso, algumas estratégias adotadas pelo profissional de marketing digital para conquistar mais clientes, são:
- E-mail marketing;
- SEO;
- SEM;
- Mídias Sociais;
- Inbound Marketing;
- Chatbot.
Existem mais estratégias que podem ser adotadas, pois cada empresa tem focos diferentes e nem sempre irão adotar os mesmos mecanismos. Assim, o importante é o profissional levar a mensagem para o seu cliente de forma mais rápida, criativa e prática.
Endomarketing
O profissional de marketing atua com estratégias institucionais focadas em ações voltadas ao público interno da empresa, com intuito de fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus colaboradores.
Assim, as principais estratégias utilizadas pelo profissional são, por exemplo, a elaboração de ações de reconhecimento profissional, organização de treinamentos, workshops, palestras motivacionais, além de campanhas de segurança, bem-estar e valorização do colaborador, entre outros métodos utilizados.
Marketing Operacional
O profissional de marketing, nesse segmento, deve colocar em prática todas as estratégias anteriormente definidas pela equipe estratégica e assim, saber se os objetivos e metas estipuladas foram ou não alcançadas. É o tipo de profissional responsável pelas operações que auxiliam uma determinada empresa a conquistar o que almeja com mais eficiência.
Neuromarketing
É uma área em que o profissional de marketing busca entender o que faz um cliente escolher um produto de determinada marca, por exemplo e com isso, trabalha definindo as melhores estratégias de acordo com seus hábitos e jornada de consumo.
Utilizando a neurociência, as pessoas responsáveis pelas áreas de marketing precisam entender os comportamentos dos consumidores, entendendo quais são os seus desejos, impulsos e motivações de compra
Assim, com o mapeamento correto, o profissional de marketing consegue determinar suas estratégias de forma mais personalizada e efetiva.
Portanto, a facilidade em fazer campanhas publicitárias, desenvolver produtos e o direcionamento financeiro estão ligadas ao estudo realizado através do Neuromarketing.
Consultoria
Para aqueles que desejam ter o próprio negócio é uma excelente área, pois o profissional de marketing pode ser contratado por uma determinada empresa e assim, executar o seu trabalho, que é, observar e diagnosticar o desempenho de marca frente ao mercado, para que possa propor ações consistentes com base nas necessidades encontradas, com o intuito de gerar bons resultados.
Marketing Político
O profissional de marketing nesse ramo trabalha com a divulgação intensa de todas as ações, ideias e propostas de um político, sendo responsável por fortalecer a imagem utilizando variados canais de comunicação, além de aproximar cada dia mais da população.
Marketing de Relacionamento
É um segmento em que o profissional de marketing é responsável pela criação de ações com foco em manter um relacionamento positivo com seus clientes.
Desse modo, o profissional, por meio de estratégias alinhadas a uma empresa, trabalha para que os clientes sejam fãs dos produtos e serviços prestados, pois a clientela satisfeita, se torna uma das formas de propaganda da empresa, pois estimulam novas pessoas a adquirirem seus produtos.
Marketing estratégico
O profissional de marketing executa suas funções com foco em alcançar resultados de médio e longo prazo.
Dessa forma, o profissional estabelece as estratégias durante um longo intervalo de tempo e as definições estabelecidas devem girar em torno do objetivo principal do negócio e o profissional deve estipular as devidas metas e prazos, além das alternativas para lidar com possíveis falhas.
Principais tendências de mercado para o Profissional de Marketing
Com o avanço da internet, os hábitos de consumo também se modificaram e, consequentemente, um novo perfil do consumidor foi criado, ou seja, muito mais exigente, analítico e crítico. Com isso, as empresas passaram a se preocupar mais com sua imagem, qualidade dos seus produtos, e a entender mais o seu cliente e suas tendências. Por conta disso, o profissional de marketing ganha destaque e amplia o seu campo de atuação, resultando em boas oportunidades no mercado de trabalho.