Professor de Inglês: áreas de atuação mais promissoras.

O professor de inglês é responsável por ensinar uma das línguas mais faladas no mundo para seus alunos, podendo estes ser crianças, adolescentes ou adultos. Por ser considerada a língua universal, essa profissão é de grande relevância.
Quais as áreas de atuação do Professor de Inglês?
Os profissionais dessa área têm um vasto campo de atuação, e uma grande procura por eles. Devido a crescente globalização, os grandes eventos esportivos mundiais com sede no Brasil ou até mesmo o mercado de trabalho, no geral, que exige cada vez mais profissionais com fluência em inglês.
Desse modo, os professores de inglês podem optar por trabalhar em diferentes setores de atuação, como:
- Autônomo (aulas particulares, grupos e empresas);
- Ensino Infantil e Básico (fundamental e médio);
- Escolas de Línguas;
- Área Acadêmica (Faculdades e Universidades);
- Tradução, Legendas e Eventos;
- Instituições de Aplicação de Exames Internacionais.
Autônomo (aulas particulares, grupos e empresas)
Nessa área, o profissional tem mais autonomia para gerenciar suas aulas, seus alunos (clientes) e horários. Portanto, no mundo atual em que vivemos, globalizado, para atuar nesta área não é suficiente apenas dar aula de inglês, mas também ser bom nas funções de empreendedorismo, marketing e gestão de negócios, todos esses primordiais para ter sucesso ensinando inglês de forma autônoma.
Para trabalhar nessa área é importante ter um certificado de proficiência, como o TOEFL ou IELTS.
Ensino Infantil e Básico (fundamental e médio)
Nesta área de atuação é necessária a formação superior no curso de Letras-Inglês.
Para ser professor no sistema público de ensino regular, é indispensável ser aprovado em concurso público feito pelas secretarias de educação (municipais ou estaduais).
Já nas escolas privadas, o diploma, ou até mesmo a experiência é o suficiente.
Além disso, existem as escolas bilíngues, que buscam professores com proficiência na língua, como também formação pedagógica. Dessa forma, os profissionais não somente ensinam o idioma, mas também participam de treinamentos na segunda língua.
Escola de Línguas
Para lecionar em uma escola de línguas, é natural que algumas escolas não exijam o diploma de formação. Porém, é de suma importância o profissional ter a formação superior para que possa almejar maiores pretensões no mercado, que não se restringe apenas a lecionar em escolas de línguas e sim em cargos de gestão, coordenação, direção e etc.
Na maioria dos cursos de línguas já tem um método específico de ensino, cabendo ao professor se encaixar e se adaptar nesse sistema de ensino. Dessa forma, acaba sendo mais fácil a adaptação do professor e consequentemente mais fácil de lecionar.
Área Acadêmica (Faculdades e Universidades)
Com o intuito de percorrer esse caminho acadêmico, é necessário se especializar em um curso de pós-graduação. Da mesma forma como o ensino básico, se a instituição for pública (universidades), a inserção nessa área dar-se por concurso público. Caso a instituição seja privada (Faculdades), precisa-se de um mestrado ou doutorado (pós-graduação stricto sensu).
Assim, na área acadêmica, o profissional tem que buscar especializações para exercer cargo. Muitas vezes, o profissional não precisa provar a proficiência da língua, ou nem mesmo demonstrar na prática, porque o seu mestrado ou doutorado já fazem essa comprovação logo no primeiro instante.
Tradução, Legendas e Eventos
Com a finalidade de trabalhar nessa área, o profissional da língua inglesa não precisa ter uma formação específica, desde que tenha habilidades para traduzir um texto, ou traduzir áudios (legendas), ou até mesmo traduzir simultaneamente uma pessoa em eventos como congressos e afins. Para isso, o professor deve demonstrar sua experiência e habilidade por meio da prática.
Ainda assim, o qualificado pode trabalhar em empresas de legendagem de filmes. E de tradução, como tradução de livros, jornais, artigos e revistas.
Instituições de Aplicação de Exames Internacionais
O profissional trabalha aplicando exames internacionais, como os exames da Universidade de Cambridge,TOEFL,TOEIC, IELTS. Dessa forma, ele trabalha em um centro de aplicação desses exames, devendo ele ter proficiência na língua. Ainda nessa área, tem a possibilidade de redigir exames para concursos públicos ou vestibulares.
Principais tendências de mercado para o Professor de Inglês
Crescimento Tecnológico
Com o aumento do mundo tecnológico e do uso das redes sociais, a língua inglesa vem sendo cada vez mais sendo requisitada por grande parte dos profissionais, sendo estes de diversas áreas. Com isso, a busca pelo aprendizado da língua tem se tornado uma demanda bastante satisfatória para os profissionais da língua inglesa.
Aulas Direcionadas
Diante disso, o mercado de aulas específicas de inglês, como para um grupo empresarial, ou para um indivíduo que irá viajar e precisa do inglês, tem crescido bastante.
Os adultos têm buscado aulas direcionadas para certos assuntos (medicina, business, tecnologia) para o seu crescimento profissional, ou até mesmo para uma promoção na empresa. Nesse sentido, os profissionais da língua inglesa que se especializarem nessas áreas têm grandes chances de mercado.
Serviços de Intérprete
Para mais, empresas especializadas em serviços de intérprete também estão em alta. Assim sendo, os grandes eventos, como congressos e cerimônias internacionais com sede no Brasil, sempre terá uma grande demanda para os profissionais da língua inglesa.
Aulas Online
O uso das tecnologias aumentou e os profissionais precisaram se reinventar, com isso as aulas presenciais deram espaço para as aulas online. Sendo assim, os professores de inglês tiveram que aperfeiçoar e adaptar suas aulas para que a distância não prejudicasse as aulas e os alunos.
De modo igual, a adaptação para as aulas online fez com que a maioria das pessoas não quisesse mais voltar para as aulas presenciais. Então, os profissionais de inglês estão cada vez mais preparados para o uso da tecnologia, fazendo com que essa mudança traga benefícios para todos.