Plano de carreira em Y: o que é, como funciona vantagens e mais!

Ao decorrer do tempo novas formas de pensar vão surgindo e consequentemente novas maneiras de encarar um plano de carreira também. Diante disso surgiu o plano de carreira em Y, com a intenção de beneficiar não somente aquele com o carisma de liderança, mas também de colaborar para aqueles com habilidades mais técnicas. Afinal, o que importa é a produtividade e eficiência do profissional, apesar que não tenha afinidade com gestão, merece ser reconhecido.
O que é plano de carreira em Y
Anteriormente o plano de carreira nas corporações era recompensar os mais dedicados com promoções de liderança. Uma vez que acreditavam que o mais experiente e esforçado deveria assumir uma posição de liderança, para delinear estratégias.
Todavia essa maneira de recompensar o bom desenvolvimento do colaborador, não levava em conta que o mais esforçado não seja o mais apto para gerir pessoas. Desse modo, quando entregavam aos profissionais que não se identificavam com a posição, se frustravam e não tinham bons resultados.
Afinal, muitos preferiam ocupar posições que envolvessem questões técnicas, como pesquisar e etc. Diante de um cenário como esse, surgiu o plano de Carreira em Y para valorizar e ajudar esses profissionais, para que eles possam atingir um nível de desenvolvimento para evoluir na sua carreira, tendo o direito de escolher se preferem desenvolver suas habilidades de liderança ou se dedicar nas tecnologias e ciências que envolvam sua função.
Esse novo modelo possibilita mais autonomia ao profissional e ajuda as empresas a se destacarem no mercado, já que estão optando por inovação. Nesse sentido a Carreira em Y contribui para aumentar a quantidade de opções que esses colaboradores têm e possibilitando melhores resultados organizacionais.
Através dessa nomenclatura os cargos técnicos e de gestão passam por uma equiparação, sobretudo no salário, pois muitos acabam escolhendo a liderança não por se identificar com ela, mas para ter um salário melhor.
Como funciona o plano de carreira em Y
As organizações que utilizam o plano de carreira em Y têm programas de aconselhamento de carreira com a intenção de orientar seus colaboradores nesse processo de autoconhecimento e orientar no próximo passo da sua carreira. Neste momento eles podem escolher desenvolver suas habilidades de liderança ou focar em seus conhecimentos técnicos na busca de novidades para a empresa.
A fim de que independente do caminho que escolha possa se sentir valorizado e incentivado. Principalmente ambos vão ter salários equiparados, sem dúvidas sentiram que o caminho pode ser diferente, mas os resultados podem ser semelhantes.
Para que tudo isso ocorra de forma devida o departamento de Recursos Humanos desempenha um papel importante, pois vão precisar estar atento ao perfil do profissional e o ajudando a aproveitar suas habilidades que mais sobressai.
Nesse sentido, aqueles profissionais mais comunicativos e proativos serão mais indicados para posições de liderança, enquanto os mais observadores e resolutivos são mais adequados para a posição de especialista em sua área, também podendo alcançar prestígio.
Veja algumas das observações que necessitam ser realizadas para colocar em prática a carreira em Y:
- Conheça a empresa: O ponto de partida é conhecer a estrutura da empresa e sua cultura organizacional, além de entender como funciona a hierarquia dentro daquela organização;
- Analise os cargos: Avalie quais são os cargos disponíveis e os que poderiam ser criados;
- Identifique os perfis: O departamento de Recursos Humanos devem está atento aos perfis dos colaboradores e suas principais habilidades;
- Comunicação eficaz: Só iniciar o plano e limitar como será, não vai funcionar os colaboradores devem estar cientes e ter a oportunidade de dar feedbacks.
Um dos grandes agentes nesse processo são os profissionais de Recursos Humanos, pois vai criar o plano e orientar como deverá ser executado, visando o bem-estar e o crescimento de todos.
Vantagens para o colaborador
Não há dúvidas que o profissional é beneficiado com esse novo modelo de plano de carreira, já que sua independência e habilidades estão sendo levadas em conta. Veja uma das principais vantagens para o colaborador:
- Mais oportunidade de crescimento: Já que não vão estar somente limitados a liderança e assim podem se dedicar a buscar novidades;
- Novas competências: A partir do incentivo para desenvolver seus conhecimentos, novas competências podem surgir;
- Visão inovadora: Vão estar buscando constantemente novas formas de executar suas funções;
- Melhorar suas habilidades: Como vai seguir o caminho que mais se identifica suas habilidades vão ser aumentadas.
Profissionais que não se sentem restringindo em plano de carreira linear, vão ter mais possibilidade de crescimento e de produtividade.
Vantagens para a empresa
Não é somente o colaborador que sair beneficiado neste método. A empresa que opta por auxiliar nessa construção de carreira, também vai colher resultados. Conheça os principais:
- Atração e retenção de talentos: Vai ser conhecida por ser uma organização que valoriza as habilidades do seus colaboradores;
- Maior produtividade: Quando o profissional está executando algo que gosta, seu desempenho será maior e assim sua produtividade também;
- Colaboradores na posição certa: Os profissionais estarão nos cargos mais adequados para suas habilidades e desse modo sua execução será mais eficiente;
- Resolução de problemas: Como vão estar no cargos mais adequados para suas habilidades, será mais fácil reconhecer suas falhas e buscar uma solução, pois vão estar engajados.
Empresas que decidem dar autonomia para os seus profissionais, têm mais chances de usufruir de uma maior produtividade e avanço, melhorando sua imagem no mercado e o contentamento da sua equipe.
A importância das especializações
Algo determinante para o sucesso em carreira é a busca por especializações na área de gestão ou na área de sua formação. Uma boa oportunidade são os cursos de pós-graduação, de tal maneira que possa aumentar seus conhecimentos e também potencializar suas habilidades. Em consequência disso, quando surgir um cargo mais alto, vai ter mais chances de ocupar.