Planner: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho, atuação e mais!

Vai direcionar cuidadosamente os planejamentos da empresa, principalmente o de publicidade com o intuito de alinhá-la às necessidades e vontades do mercado. O Planner é um departamento novo na empresa, mas que mostra indícios de que veio para ficar.
O que faz um Planner?
Não há dúvidas que o ato de planejar é essencial para o sucesso de qualquer negócio decolar, por isso hoje em dia os profissionais que desempenham essa função se tornam muito procurados no mercado, especialmente nos setores de comunicação, como agências de publicidade.
Anteriormente essas empresas encarregava essa função para equipe de atendimento e de criação que discutiam os rumos da campanha, atualmente as agências e empresas buscam os Planners, pois são mais abrangentes, estudam e analisam de forma mais ampla, mapeando o mercado e suas novidades para assim planejar e traçar estratégias.
Nestas pesquisas avaliará o público-alvo (personas), concorrentes, tendências e novas tecnologias e mídias com o intuito de elaborar um planejamento eficaz. Afinal, é através desses estudos que o profissional poderá saber quais são os desejos dos consumidores e determinar como fazer e entregar a comunicação.
Hoje, não é comunicado apenas informações sobre a funcionalidade de um determinado produto ou serviço, agora a abordagem é muito mais do que isso, é comunicar a imagem e o sentido por trás, por isso esse profissional é importante para reconhecer certos fatores.
Após toda comunicação, é feita uma análise dos resultados, que vai avaliar como está sendo a performance da empresa, se a sua história que está contando está sendo percebida de forma correta pelo público , para finalmente conseguir delimitar as estratégias que colaboram para conquistar a simpatia do mercado e seus consumidores.
Mercado de trabalho para o Planner
Como é um setor novo no mercado, a busca por profissionais de Planner é bastante, o consequentemente facilita o profissional conseguir um cargo.
Apesar de ser uma profissão nova, já existem divisões do departamento de Planner, para cada uma direcionar a atenção para uma fase particular do processo, isso demonstra o quanto zelam por estratégias focadas em inteligência.
Veja só quais são essas subdivisões:
- Estratégia de Negócios: É responsável por analisar a concorrência no mercado, por intermédio de stakeholders, modelagem de negócios, conceituação de produto digital, definição e priorização de funcionalidade;
- Estratégia de Marketing: São branding com planejamentos para a publicidade definindo qual será o público e por qual canal serão alcançados;
- Research: Vai pesquisar usuários, acompanhar os relatórios e desenvolver Personas e modelo mental;
- Digital Analytics: Definirá KPIs, vai monitorar as métricas e ferramentas de resultados no espaço digital.
Qual é o salário de um Planner?
Um fator atrativo é que como é uma modalidade nova no mercado, sua quantidade de vagas é maior e o salário é alto quando se é comparado a outras que já estão a mais tempo no mercado, visto que isso se dá por causa da carência de profissionais qualificados para essa área.
O iniciante nesta área chega a receber R$3.033,00 e futuramente pode alcançar o salário de R$6.358,00. E a média salarial para Planner no Brasil é de R$4.311,00. Sem levar em consideração adicionais, horas extras, especializações, vale refeição e outros benefícios que a empresa contratante possa oferecer..
Então, diante de tantas vantagens, ainda a maior delas sendo o número de vagas e a falta de profissionais qualificados, essa área se torna uma boa opção de carreira para quem se identifica e quer entrar no mercado.
Portanto, aqueles que almejam ter bons salários e ter boas oportunidades para construir um plano de carreira, essa profissão é excelente. Além disso, como é algo novo no mercado, o profissional estará inserido em algo que a tendência é revolucionar o setor de vendas e marketing.
Como se tornar um Planner
Habitualmente os profissionais de Planner advém da graduação de Comunicação social com habilitação em publicidade e propaganda, que é um curso direcionado a divulgação de campanhas informativas, criações de conteúdos e também aprendem sobre o processo de coleta e análise de dados.
O ponto crucial dessa graduação é entender como podem elaborar campanhas que possam impactar de forma substancial seu público-alvo, assim ajudará a empresa a se desenvolver e ganhar seu lugar no mercado.
Além disso,desse, existem os cursos muito procurados que são o de: marketing e até administração. Essas graduações proporcionam o ingresso na área , no entanto o conhecimento que todos devem ter é sobre o funcionamento de algumas ferramentas, como:
- Web Analytics;
- Métricas Digitais;
- Powerpoint;
- Keynote;
Uma vez que utilizará bastante durante sua rotina profissional, já que algumas serão essenciais para delimitar suas estratégias e outras para apresentar seu plano aos colegas.
O futuro profissional também precisa estar constantemente acompanhando os novos hábitos de consumo do público-alvo da empresa para qual trabalha, para dessa forma criar as melhores estratégias, criando metas e objetivos. Habilidades de um Planner
O Planner tem a qualidade de entender de forma diplomática suas visões, que são: o desejo do cliente e o que a empresa é capaz de proporcionar. Após essa visualização macro é que seu trabalho realmente vai começar, traçando estratégias para diminuir a lacuna entre eles.
Por isso, são profissionais que prestam atenção aos detalhes para identificar onde que a empresa não está conseguindo oferecer o que o cliente quer. Isso advém de um profissional que busca sempre o aprimoramento, pois entende que sempre existem formas para melhorar e com isso se empenha a buscar estratégias que possam alcançar um desenvolvimento melhor.
Outra habilidade aliada desses profissionais são o raciocínio lógico e facilidade para sintetizar informações, assim vão analisar os dados com mais coerência e conseguirá chegar a uma resposta.
Veja outras qualidades que esses profissionais precisam ter:
- Saber se comunicar;
- Ser encorajador;
- Ser atualizado;
- Paciente;
- Flexível.
Desse modo, vai encontrar maneiras para o crescimento da empresa e consequentemente o seu, quanto mais dedicação em se esforçar para entregar um resultado melhor, mais esses profissionais vão crescer e também é fundamental acompanhar as mudanças de mercado e entender o motivo delas.