Publicitário: o que faz, ocupações, salários e mais!

Listamos para você quais as funções, desafios e rotinas da carreira publicitária, os cursos para ingressar e a média salarial da profissão.
Qual a função de um Publicitário?
A carreira publicitária surgiu pela necessidade de promover marcas e estimular vendas transmitindo propostas de maneira clara e inteligente para os consumidores.
O publicitário trabalha na criação de materiais publicitários como logotipos, comerciais de TV e outdoors. Pode atuar também na elaboração da comunicação de empresas via redes sociais e canais de mídia aberta, como rádio e TV.
Os materiais desenvolvidos na publicidade são artísticos e estratégicos, todos elaborados com objetivo de atrair o público-alvo que se deseja conquistar.
A publicidade é um meio em constante desenvolvimento, cada vez mais envolvido com a inovação. Como toda marca deseja se promover no mercado em livre concorrência, a publicidade também reflete essa rotina e constantemente são feitas propagandas para superar outras propagandas.
Portanto, a rotina de um publicitário apresenta vários desafios atraentes para os criativos que buscam o sucesso. Seja com campanhas bem-humoradas, sérias ou artisticamente conceituais, o publicitário vai encontrar uma grande variedade de demanda por exposição de produtos — inclusive por demandas de métodos variados dessa exposição, por exemplo comerciais de sátira da própria marca ou de sátira da concorrência.
Quais as áreas de atuação do Publicitário?
Embora a publicidade seja uma função destinada a apenas um objetivo, o de divulgar uma marca ou serviço ao público, o que será divulgado nesta função pode variar bastante de setor para setor.
Setor Público
- Aqui, o publicitário é o principal responsável pela divulgação de campanhas governamentais. A vacinação e o ENEM são dois exemplos populares.
- Podem ser assessores públicos ou de imprensa para cargos governamentais.
- Campanhas políticas também fazem uso de técnicas publicitárias, como slogans e banners, por exemplo.
- Também auxilia, nestes casos, na criação de ferramentas para comunicação além de cuidar da imagem do cargo ou projeto para que trabalha.
Marketing e Vendas
- É a área mais exigente na capacidade estratégica e persuasiva do publicitário. Além disso, essas capacidades são sempre direcionadas à venda e alcance de um produto ou serviço específico.
- Requer muita atenção ao público alvo e quais os gostos e interesses dessas pessoas, para tentar atrair esse mercado com estratégias compatíveis.
- Publicitários que atuam nesta área podem encontrar estágios para ingressar, mas geralmente são encontrados profissionais de carreira firmada só em cargos de direção, por ser uma demanda de foco estratégico e supervisivo.
Agências Publicitárias
Agências contratam publicitários para equipes que fazem parte de níveis diferentes na relação com o cliente e o produto:
- Equipes de atendimento focam na relação inicial com o cliente, para chegar a acordos sobre o que o cliente deseja, qual o seu objetivo e qual seria o investimento para isso, por exemplo. Uma rotina que demanda boa habilidade interpessoal.
- As equipes de planejamento cuidam da segunda etapa após o atendimento. São os que elaboram como é possível executar a propaganda de um serviço ou produto, qual a linguagem que direciona os argumentos e definir o tempo e o modo de ação.
- A equipe de mídia é responsável por cuidar de detalhes do meio de comunicação que será utilizado e de assegurar que tudo dê certo entre o veículo e a divulgação do produto. São responsáveis por verificar o horário, duração, metragem, tamanho do papel ou qualquer detalhe que seja relacionado ao formato e formatação necessária para a publicação da campanha em jornais, TVs e internet.
- Produção é a etapa onde acontecem de fato os processos criativos de uma campanha publicitária, como uma direção de arte, composições musicais e elaboração de roteiro, até mesmo diagramação de imagens e definição da ordem que aparecem na propaganda. É a etapa que lida com a contratação de outros profissionais, como fotógrafos, ilustradores, músicos e etc.
Autônomo
Além disso, é possível atuar como autônomo (regime MEI) em setores múltiplos, sem regime CLT fixo. Neste caso, o profissional realiza projetos freelance em conjunto com colegas ou sozinho. É uma atividade parecida com a rotina de produtoras, mas diferente pelo fato de não haver vínculo empregatício entre o profissional e cliente. O autônomo deve realizar o orçamento, estipulação de prazos e correções no conteúdo exigidos pelo cliente.
Quanto ganha um Publicitário?
Segundo o salário.com.br, a média salarial de um agente publicitário é R$1.600,00. O piso começa em R$1.498,54 e pode chegar ao teto de R$2.631,78.
O que é preciso para ser um Publicitário?
Não é necessário um curso específico para se tornar um publicitário. No entanto, a graduação em Publicidade e Propaganda é muito requisitada pelo mercado no momento da procura por profissionais, pois o diploma atesta todos os conhecimentos adquiridos durante a formação.
Os cursos devem ter reconhecimento válido pelo MEC.
É muito importante montar um portfólio com todo trabalho caso deseje ingressar no mercado como PJ/MEI.