Marketing: como ingressar na área, salário, rotinas e mais!

Marketing serve para desenvolver e implementar estratégias com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores para atraí-los, seja por estratégias de propaganda ou interação com o público, por exemplo. Os profissionais dessa carreira são requisitados tanto no setor de varejo como de prestação de serviços.
Qual a função do Marketing?
O objetivo da carreira de marketing passou por muitas mudanças com o passar do tempo. O que antes era uma profissão voltada apenas para a divulgação de produtos para maximizar vendas, hoje assume um papel mais estratégico nas empresas.
A evolução do modelo antigo de se “marketizar” resultou num modelo de marketing que está o tempo todo atento às necessidades de um nicho específico de clientes, que têm idade, classe social e até mesmo rotinas de vida identificadas como promissoras para a estratégia da empresa — o que inclui analisar de dados de uso de redes sociais, como curtidas e seguidas dos usuários.
Hoje, o marketing está preocupado em oferecer um produto atrativo para diferentes modelos sociais e busca manter uma comunicação mais direta e específica a cada perfil — não só em manter a estratégia de inserção do produto e sua maximização de vendas, mas atendendo às suas necessidades de consumo e acesso ao mesmo.
Qualquer profissional da área precisa de uma boa capacidade estratégica e de relação interpessoal. Um relacionamento atencioso com o cliente é um diferencial. É importante ter visão de mercado, pois é responsabilidade desta rotina a quantificação do mesmo para atingir metas e monitorar a evolução do setor em que procura-se operar.
As principais formas de fazer isso são pesquisas de mercado, que buscam dados sobre vendas de produtos específicos, acesso ao conteúdo da marca, análise de métricas e Search Engine Optimisation. Também procura-se firmar uma relação entre o consumidor e o serviço ou marca. As pesquisas envolvem quatro fatores de interesse:
- Preço
- Praça (onde vendem-se o produto)
- Produto
- Promoção (divulgação)
- Produção
- Personalização
- Precisão
- Publicação
Quais as áreas de atuação no Marketing?
Marketing Digital
- Voltado para qualquer tipo de relação com atração, prospecção e fidelidade de clientes na internet e redes sociais. Procura sempre atingir um tipo de pessoa idealizada (Persona) do qual a empresa já tem conhecimento pelo interesse em um serviço que procura oferecer. Sendo assim, cativar novos contatos é uma rotina muito comum nessa área, chamada captação de leads.
- É a área mais inovadora e mais recente do Marketing, em constante desenvolvimento para atingir seu público alvo da melhor forma.
- Realiza pesquisas diretas sobre o mercado e utiliza esses dados para elaborar estratégias adequadas — viabiliza o caminho ideal para captação e relacionamento com clientes.
Marketing Viral
- Consiste na propagação orgânica de um conteúdo que tem como objetivo expor um produto ou serviço.
- É importantíssimo ter conhecimento de tendências atuais para ter sucesso na viralização de um conteúdo propagado, para não parecer forçado e, ao mesmo tempo, conquistar um cliente através da identificação.
- O Instagram, por exemplo, é uma rede social onde é muito comum encontrar vídeos virais com músicas em alta ou referências a temas já viralizados. O Twitter também é utilizado como método viral para esses fins. Assim, o marketing pode mergulhar nesses trends para fazer a exposição de um serviço ou produto.
Marketing Operacional e Estratégico
- Duas áreas diferentes em suas rotinas, mas que são as áreas de fácil ingresso para estagiários ou recém-graduados. São as rotinas de operação que envolvem a concepção do produto, sua identidade e demais assuntos como empregar estratégias de divulgação, executar contato com o cliente e etc.
- O Operacional é uma rotina dinâmica, que inclui utilizar os procedimentos feitos em torno de pesquisas providas pelo Estratégico, envolve um excelente execução de tarefas para atingir os objetivos propostos.
- O Estratégico é focado na análise de dados e pesquisa de mercado, para elaborar a estratégia de divulgação do produto. Pode, até mesmo, formular o próprio produto ou serviço a ser divulgado pelo Operacional.
Marketing Interno (Endomarketing) e Marketing Político
- São setores diferentes, mas que buscam obter o mesmo resultado: engajamento com a marca ou a pessoa política. No Político, o marketing é feito com objetivo de unir a pessoa pública do candidato ao seu eleitorado, garantindo uma melhor exposição das ideias, imagem e trabalhos da pessoa.
- No marketing de vendas, a estratégia interna tem como foco o engajamento do próprio funcionário da empresa com a meta de produção empresarial. Serve para unir as visões de crescimento e rotina do empregado com as da empresa e garantir uma unidade entre a expectativa profissional da força de trabalho e os objetivos maiores da organização.
- São dois setores que envolvem uma extensa pesquisa do perfil do trabalhador/eleitor, podendo ser feita pela empresa/político contratante ou pelo próprio profissional de marketing. Serve para que o profissional tenha noção de quais estratégias são necessárias para plantar uma ideia ou objetivo no seu alvo.
Quanto ganha um profissional de Marketing?
A remuneração mínima registrada pelo salario.com.br é de R$1.683,12. Apresenta um piso salarial de R$3.449,11 e pode chegar ao teto de R$8.629,12.
O que é preciso para ingressar no Marketing?
Não é necessário um curso específico para ingressar no mercado, mas é muito exigido que o iniciante tenha, pelo menos, um certificado ou curso técnico. O estágio é um diferencial importante.
São preferidos os profissionais que tenham um bacharelado ou, pelo menos, curso técnico em Marketing. Portanto, se deseja seguir uma carreira, a melhor opção para iniciar é o técnico, seguido do bacharelado. Lembre-se que os cursos devem ser validados pelo MEC.
O bacharelado tem duração média de quatro a cinco anos, enquanto o técnico dura de um ano e meio a dois anos.
Vale ressaltar que a formação acadêmica contribui muito para o sucesso profissional, sendo uma parte essencial para o profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho.