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Marketing

Marketing: como ingressar na área, salário, rotinas e mais!

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Marketing serve para desenvolver e implementar estratégias com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores para  atraí-los, seja por estratégias de propaganda ou interação com o público, por exemplo. Os profissionais dessa carreira são requisitados tanto no setor de varejo como de prestação de serviços.

Qual a função do Marketing?

O objetivo da carreira de marketing passou por muitas mudanças com o passar do tempo. O que antes era uma profissão voltada apenas para a divulgação de produtos para maximizar vendas, hoje assume um papel mais estratégico nas empresas.

A evolução do modelo antigo de se “marketizar” resultou num modelo de marketing que está o tempo todo atento às necessidades de um nicho específico de clientes, que têm idade, classe social e até mesmo rotinas de vida identificadas como promissoras para a estratégia da empresa — o que inclui analisar de dados de uso de redes sociais, como curtidas e seguidas dos usuários. 

Hoje, o marketing está preocupado em oferecer um produto atrativo para diferentes modelos sociais e busca manter uma comunicação mais direta e específica a cada perfil — não só em manter a estratégia de inserção do produto e sua maximização de vendas, mas atendendo às suas necessidades de consumo e acesso ao mesmo.

Qualquer profissional da área precisa de uma boa capacidade estratégica e de relação interpessoal. Um relacionamento atencioso com o cliente é um diferencial. É importante ter visão de mercado, pois é responsabilidade desta rotina a quantificação do mesmo para atingir metas e monitorar a evolução do setor em que procura-se operar.

As principais formas de fazer isso são pesquisas de mercado, que buscam dados sobre vendas de produtos específicos, acesso ao conteúdo da marca, análise de métricas e Search Engine Optimisation. Também procura-se firmar uma relação entre o consumidor e o serviço ou marca. As pesquisas envolvem quatro fatores de interesse:

  • Preço
  • Praça (onde vendem-se o produto)
  • Produto
  • Promoção (divulgação)
  • Produção
  • Personalização
  • Precisão
  • Publicação

Quais as áreas de atuação no Marketing?

Marketing Digital

  • Voltado para qualquer tipo de relação com atração, prospecção e fidelidade de clientes na internet e redes sociais. Procura sempre atingir um tipo de pessoa idealizada (Persona) do qual a empresa já tem conhecimento pelo interesse em um serviço que procura oferecer. Sendo assim, cativar novos contatos é uma rotina muito comum nessa área, chamada captação de leads.
  • É a área mais inovadora e mais recente do Marketing, em constante desenvolvimento para atingir seu público alvo da melhor forma. 
  • Realiza pesquisas diretas sobre o mercado e utiliza esses dados para elaborar estratégias adequadas — viabiliza o caminho ideal para captação e relacionamento com  clientes.

Marketing Viral

  • Consiste na propagação orgânica de um conteúdo que tem como objetivo expor um produto ou serviço.
  • É importantíssimo ter conhecimento de tendências atuais para ter sucesso na viralização de um conteúdo propagado, para não parecer forçado e, ao mesmo tempo, conquistar um cliente através da identificação.
  • O Instagram, por exemplo, é uma rede social onde é muito comum encontrar vídeos virais com músicas em alta ou referências a temas já viralizados. O Twitter também é utilizado como método viral para esses fins. Assim, o marketing pode mergulhar nesses trends para fazer a exposição de um serviço ou produto.

Marketing Operacional e Estratégico

  • Duas áreas diferentes em suas rotinas, mas que são as áreas de fácil ingresso para estagiários ou recém-graduados. São as rotinas de operação que envolvem a concepção do produto, sua identidade e demais assuntos como empregar estratégias de divulgação, executar contato com o cliente e etc.
  • O Operacional é uma rotina dinâmica, que inclui utilizar os procedimentos feitos em torno de pesquisas providas pelo Estratégico, envolve um excelente execução de tarefas para atingir os objetivos propostos. 
  • O Estratégico é focado na análise de dados e pesquisa de mercado, para elaborar a estratégia de divulgação do produto. Pode, até mesmo, formular o próprio produto ou serviço a ser divulgado pelo Operacional.

Marketing Interno (Endomarketing) e Marketing Político

  • São setores diferentes, mas que buscam obter o mesmo resultado: engajamento com a marca ou a pessoa política. No Político, o marketing é feito com objetivo de unir a pessoa pública do candidato ao seu eleitorado, garantindo uma melhor exposição das ideias, imagem e trabalhos da pessoa.
  • No marketing de vendas, a estratégia interna tem como foco o engajamento do próprio funcionário da empresa com a meta de produção empresarial. Serve para unir as visões de crescimento e rotina do empregado com as da empresa e garantir uma unidade entre a expectativa profissional da força de trabalho e os objetivos maiores da organização.
  • São dois setores que envolvem uma extensa pesquisa do perfil do trabalhador/eleitor, podendo ser feita pela empresa/político contratante ou pelo próprio profissional de marketing. Serve para que o profissional tenha noção de quais estratégias são necessárias para plantar uma ideia ou objetivo no seu alvo.

Quanto ganha um profissional de Marketing?

A remuneração mínima registrada pelo salario.com.br é de R$1.683,12. Apresenta um piso salarial  de R$3.449,11 e pode chegar ao teto de R$8.629,12.

O que é preciso para ingressar no Marketing?

Não é necessário um curso específico para ingressar no mercado, mas é muito exigido que o iniciante tenha, pelo menos, um certificado ou curso técnico. O estágio é um diferencial importante.

São preferidos os profissionais que tenham um bacharelado ou, pelo menos, curso técnico em Marketing. Portanto, se deseja seguir uma carreira, a melhor opção para iniciar é o técnico, seguido do bacharelado. Lembre-se que os cursos devem ser validados pelo MEC.

O bacharelado tem duração média de quatro a cinco anos, enquanto o técnico dura de um ano e meio a dois anos.

Vale ressaltar que a formação acadêmica contribui muito para o sucesso profissional, sendo uma parte essencial para o  profissional que deseja ingressar no mercado de trabalho.