Analista de Mídias Sociais, ou Social Media: o que faz, curso, salários e mais!

Saiba como é a carreira em social media. Veja neste post o que faz o analista de mídias sociais, os cursos e os setores para ingressar.
O que faz um Análise de Mídias Sociais, ou Social Media?
Com a chegada da internet e sobretudo do smartphone, a integração das redes sociais no meio empresarial foi necessária. Houve a necessidade do encontro entre consumidor e marca para uma evolução do mercado em função, principalmente, da representatividade. Preenchendo esse vácuo, antes ocupado pela necessidade da comunicação nas redes sociais, surgiram profissões e conteúdos focados em firmar um ambiente digital da empresa.
Marcas e serviços começaram a mapear o perfil do seu consumidor real através do alcance que é possível exercer na internet. As redes sociais cumprem o papel principal, pois é através da interação com propagandas, perfis comerciais, dados de navegação e muitos outros fatores dentro delas, que foi possível a aplicação de um viés estratégico pelo mercado.
Por isso, o comportamento da empresa perante o consumidor e, portanto, os tipos de ideias que representa, também começou a ter relevância na decisão de compra de serviços ou produtos. Cada vez mais espera-se que a empresa esteja interagindo e acompanhando seus consumidores, mantendo a visibilidade e identidade da sua marca.
Esses conceitos são utilizados pelo analista de mídias sociais para trabalhar em torno da identidade de marcas, serviços ou branding diversos e, sendo assim, é o profissional responsável por cuidar da representação geral da marca em qualquer meio virtual de comunicação.
Os métodos e técnicas do analista incluem as métricas de visualização, reação e alcance das postagens — mas não se restringe a isso. A Análise de Mídias Sociais possui vários níveis de rotina de trabalho, que envolve variados níveis de produção da imagem de uma marca para um perfil empresarial.
Veja a seguir alguns setores da profissão.
Quais as áreas de atuação de Mídias Sociais?
Produção de Conteúdo
- Blogs e perfis de redes sociais são canais de comunicação de uma marca. O analista pode trabalhar com a elaboração de conteúdos, postagens e campanhas alinhados com os interesses do seu público, que pode ser detectado através de dados de comportamento do consumidor coletados anteriormente pela empresa.
- Pode escrever posts de conteúdo por si próprio ou contratar redatores para a atividade, neste caso, ficando encarregado de aprovar o conteúdo. Os posts são o principal meio de visibilidade e feedback da empresa, portanto precisam ter uma visão estratégica de que tipo de conteúdo vai ser produzido, e para quem.
- Parte da função desse profissional pode ser a comunicação com profissionais de direção de arte, para veicular campanhas que contenham a postagem de conteúdo.
- É uma função que exige muito da capacidade de persuasão do analista e que depende da qualidade do conteúdo em torno da postagem para o sucesso da prospecção de clientes e comunicação clara com os mesmos.
Gestão de Mídia Social
- Os gestores dessa carreira desempenham um cargo que envolve gerir recursos de maneira eficiente para elaborar projetos de campanha e coordenar a equipe de mídias sociais da empresa, garantindo que os ideais e objetivos da empresa estejam de acordo com suas ações nas redes sociais.
- Supervisiona os conteúdos produzidos pela equipe de criação e aprova os posts e peças de anúncios. Pode ficar encarregado de discutir os detalhes de produção com a direção de arte e estabelecer exigências no conteúdo para correções e aprimoramentos.
- Deve ser atento às tendências das redes sociais, principalmente em torno de marcas concorrentes. É uma profissão de gestão, mas que precisa de um sentido aguçado para perceber novas oportunidades de engajar o público nas redes sociais.
- Atividades como determinar a escala de prioridades, calendário de publicação e gerenciamento do perfil do cliente nas redes fazem parte do dia-a-dia do gestor de Mídias Sociais.
- Interagir nos comentários das postagens, responder mensagens privadas do perfil e encaminhar as situações em caso de reclamação, e muitas outras tarefas, são parte do gerenciamento do perfil.
Quanto ganha um profissional de mídias sociais?
Segundo o salario.com.br, a média salarial do analista de mídias sociais é de R$3.779,06. O piso salarial é de R$3.449,11 e pode chegar ao teto de R$8.629,12.
O que é preciso para ingressar no mercado de mídias sociais?
É possível concluir um curso tecnológico em análise de mídias sociais, que tem duração de dois anos em média, e que possibilita realizar estágios.
Existe o curso superior de mídias sociais, de duração média de quatro anos, que é recomendado para os que desejam crescer no mercado e assumir a posição de gestão.