O que é marketing pessoal e como construir uma boa imagem?

A nossa imagem é um dos atributos mais importantes quando estamos nos relacionando tanto profissionalmente quanto pessoalmente, pois ela transmite nossa história e a percepção sobre determinadas crenças. Dito isso, é fundamental investir no que chamamos de marketing pessoal, ferramenta que ajuda pessoas a projetarem percepções mais positivas.
A relação existente entre marketing e vendas é indiscutível, pois quanto maior for a divulgação da imagem de uma empresa, maiores serão as chances e probabilidades de vendas. Porém, há uma forma de marketing diferente, que é o marketing pessoal, melhor dizendo, o marketing de sua própria imagem.
O marketing pessoal é na verdade uma soma de estratégias utilizadas para aperfeiçoar as características pessoais e profissionais do indivíduo, dando destaque aos aspectos mais importantes sobre a pessoa e sobre o trabalho que está realizando.
O marketing pessoal segue a mesma linha de posicionamento de imagem e gestão da carreira. Logo abaixo segue algumas informações pertinentes ao assunto, como, por exemplo, o que é marketing pessoal e passos de como construir uma boa imagem, pois com as estratégias corretas você poderá sair na frente e se destacar no mercado de trabalho tão competitivo.
O que é marketing pessoal?
Marketing pessoal é a soma de estratégias e técnicas empregadas com planejamento, cuidado e estratégia, com intuito de aperfeiçoar a imagem do profissional frente ao cliente, gestor ou colegas de trabalho.
Em se tratando de marketing pessoal, diz respeito à imagem da própria pessoa. Dessa forma, se a sua imagem agrada, convence e se comunica corretamente, isso pode facilitar suas vendas. Nesse sentido, saber de que maneira fazer um bom marketing pessoal é imprescindível para você.
Um plano básico de marketing pessoal de boa qualidade deve incluir:
- Seus objetivos;
- Suas habilidades;
- O histórico de suas ações e contribuições;
- Seus planos futuros.
8 passos de como fazer um bom marketing pessoal:
Identifique seus valores
Assim como no processo de marketing de uma empresa, o primeiro passo para direcionar o marketing pessoal e profissional é de fato descobrir quem é você e quais são os seus valores inegociáveis, isso irá dar base para construir a sua imagem mediante uma abordagem autêntica, por isso o autoconhecimento faz parte desse processo.
Trace seus objetivos
Procurar saber aonde se quer chegar, irá te ajudar a criar um plano de vida profissional e também pessoal, para isso é preciso traçar metas a curto, médio e longo prazo, deste modo essas metas vão deixar você ainda mais entusiasmado a cada conquista e a cada evolução.
Além do mais, ser um profissional com foco é uma característica valiosa no mercado de trabalho. Visto que, é imprescindível manter o foco para que os objetivos se concretizem, e isso, tem tudo a ver com o marketing pessoal.
Acerte no vestuário
O vestuário é de suma importância para alcançar uma boa imagem, criando no cliente um impacto positivo, pois o belo importa sobre todas as circunstâncias, ou seja, se vista conforme a ocasião pedir, para isso é preciso estar sempre atento. Assim, procure vestir-se para o trabalho que você quer e não para o trabalho que você tem.
Mantenha-se atualizado
Separe ao menos 30 minutos ou uma hora do seu dia para consumir livros, fazer cursos da sua área ou que complemente a sua área de atuação. Faça uso dessas novas informações, também, para auxiliar seus colegas de trabalho ou clientes. Atenção apenas para não dar sua opinião de forma deselegante ao querer parecer que sabe mais.
Compartilhe seu conhecimento
Uma dica de ouro no marketing pessoal é: compartilhe o conhecimento que você sabe! Auxilie seus colegas de trabalho a realizarem suas tarefas, compartilhe com a equipe seus conhecimentos. Também, use seus canais digitais para oferecer conteúdo relevante.
Comunicação e simpatia
Outra característica que deve ser desenvolvida ou aprimorada é a capacidade de comunicação do profissional, pois ele precisa saber de que maneira abordar para, por exemplo, apresentar seu produto e como expor seus conhecimentos com grau de convencimento.
Para além disso, a simpatia é trabalhada, pois contribui para a assimilação da primeira impressão. O profissional deve mostrar-se agradável, acessível e atencioso.
Ajuste seu marketing pessoal no ambiente digital
Procure abordar temas relacionados às atividades na qual você exerce ou sobre o segmento que mais domina e tem afinidade, sejam eles sobre veículos, imóveis, cosméticos, tecnologia, confecções, livros, alimentos, bebidas, enfim qualquer temática.
Está aí, a importância de manter um blog, um site ou até mesmo uma conta numa rede social, como o Instagram, com bons conteúdos.
O que irá diferenciar seu conteúdo de outros profissionais é seu estilo, perfil, maneira de escrever, como utiliza as imagens, tamanho e formato dos textos, o design da página, entre outros.
Para isso, entre e integre-se nas redes sociais, principalmente no Instagram, Facebook, Linkedin, que são espaços apropriados para desenvolver uma imagem profissional, além de deixar sua marca e buscar interagir com outros profissionais. O ato de fazer networking e elaborar uma rede de contatos para que conheçam você como um profissional atualizado e criativo tem muito valor.
Portanto, faça parte de eventos e conferências e dialogue com as pessoas envolvidas. Assim, quanto maior for a sua interação com as pessoas, maior será a sua rede de contatos. Logo, através do networking você conseguirá expandir o alcance e aprofundar suas relações tanto profissionais quanto pessoais.
Associe bons materiais, marketing pessoal e vendas
Esteja sempre bem preparado com todo o seu material necessário, como laptop, portfólio (eletrônico ou não), smartphone, entre outros. Se o seu nicho for o de vendas, ter sempre em mãos amostras grátis podem ser relevantes para determinados tipos de vendas.
Lembre-se de sempre manter o seu material organizado e com as devidas reposições, pois dessa forma você estará preparado para eventuais situações na qual tenha a oportunidade de mostrar o seu trabalho.