Nutricionista: áreas de atuação mais promissoras.

O nutricionista é o profissional que atua diretamente na relação do indivíduo com a alimentação. Desse modo, estudar a respeito da composição dos alimentos, suas principais diferenças e benefícios, bem como técnicas dietéticas e diferentes formas de preparar o alimento.
Além disso, o profissional trabalha com foco em prevenir doenças, além de manter ou recuperar a saúde e bem-estar do indivíduo, oferecendo orientações essenciais para adquirir uma alimentação nutritiva e balanceada, isto é, busca promover uma vida mais saudável por meio de escolhas conscientes dos alimentos.
Para quem almeja seguir com a carreira de nutrição, será preciso ingressar em uma instituição de ensino superior para adquirir o título de bacharel e, posteriormente, se inscrever no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), de acordo com o estado de atuação.
Quais as áreas de atuação do Nutricionista?
A profissão de nutricionista tem um campo bastante amplo de atuação, podendo atuar na prestação de assistência nutricional, elaboração de dietas para o controle de doenças, elaboração de desenvolvimento de novos alimentos, além de possibilitar ao profissional trabalhar de forma autônoma em clínica ou atender a domicílio . Dessa forma, pode-se observar que algumas áreas possuem um destaque maior na carreira, como:
- Nutrição Clínica;
- Nutrição Esportiva;
- Indústrias de Alimentos;
- Marketing Nutricional;
- Nutrição Coletiva;
- Pesquisa;
- Nutrição Comportamental;
- Nutrição Infantil;
- Consultoria Nutricional;
- Carreira Acadêmica.
Nutrição Clínica
O profissional nutricionista trabalha oferecendo um atendimento individualizado, traçando o diagnóstico nutricional do paciente para, em seguida, elaborar um cardápio alimentar que atenda às necessidades nutricionais do cliente.
Assim, o nutricionista que opta por esse segmento, trabalha para promover uma reeducação alimentar, seja para a perda de peso ou por algum problema de saúde. Logo, o profissional pode atuar em clínicas, hospitais, consultórios, ambulatórios e realizando atendimentos domiciliares.
Nutrição Esportiva
Nessa área de atuação, o profissional trabalha atendendo atletas de modalidades variadas, incluindo fisiculturismo, atletismo, vôlei, futebol ou pessoas que praticam esporte ou realizam exercício físico, com foco em melhorar o desempenho e recuperação após o exercício.
Dessa maneira, o nutricionista avalia e ajuda quanto ao consumo de suplementos alimentares e produtos mais saudáveis para garantir um bom rendimento em suas atividades.
Logo, o profissional pode realizar atendimentos individualizados, prescrever dieta direcionada ao objetivo do desportista, ou atuar em atendimentos coletivos, como em clubes e academias.
Indústrias de Alimentos
O nutricionista atua realizando análise relativa ao processamento de matéria-prima, bem como faz o marketing externo e interno, controla a qualidade dos alimentos produzidos e o acompanhamento de todo o processo de produção.
Além disso, o profissional desenvolve o conteúdo nutricional das embalagens, orienta a equipe a respeito dos aspectos de higiene, saúde dos manipuladores, manuseio correto dos alimentos, entre outros.
Marketing Nutricional
É um ramo em que o nutricionista trabalha para destacar o produto por meio do seu valor nutricional, isto é, identifica as propriedades nutricionais do alimento para ser trabalhada na comunicação do produto, por exemplo, alimento rico em fibras, livre de sódio, sem lactose, entre outros tipos.
Também, o nutricionista pode auxiliar na elaboração de campanhas de produtos do ramo alimentício, ou seja, desenvolve materiais educativos, entre outras funções desempenhadas.
Nutrição Coletiva
O nutricionista trabalha cuidando de grupo de pessoas, com o objetivo de conscientizar e educar a sociedade em relação à alimentação, por meio de atendimentos, pesquisas, programas e campanhas.
Assim, o profissional pode atuar como gestor de programas governamentais ou vigilância sanitária, fiscalizando os locais que trabalham com alimentos, a fim de garantir a qualidade do serviço prestado pelas empresas, Também, o nutricionista nesse segmento, trabalha como conselheiro de saúde, elaboração de políticas públicas relacionadas com a nutrição da população, entre outras atribuições.
Pesquisa
Nessa área o profissional nutricionista pode se envolver com pesquisa de novos alimentos ou desenvolver análises dos efeitos que determinados alimentos ou produtos podem causar no organismo humano. O trabalho do nutricionista pode ser feito em indústria de alimentos, laboratórios e universidades.
Nutrição Comportamental
O profissional nutricionista atua analisando aspectos sociais, familiares, culturais, emocionais e tudo que representa o ato de comer. Assim, busca compreender o indivíduo como um todo, atuando por meio do aconselhamento nutricional até a terapia cognitivo-comportamental.
Portanto, tem o objetivo de mudar a relação do indivíduo com a comida, fazendo com que o paciente sinta prazer e não sinta culpa em comer.
Nutrição Infantil
O nutricionista especializado nessa área, atua orientando nutricionalmente todas as fases do desenvolvimento infantil, já que é um período em que as crianças estão em fase de crescimento e suas necessidades nutricionais exigem atenção redobrada.
Dessa forma, devido a casos como obesidade infantil ou até mesmo a desnutrição, fazem do nutricionista pediátrico ser de extrema importância, pois trabalha com elaboração de dietas especiais evitando atrasos no desenvolvimento por meio da oferta de nutrientes em quantidades adequadas, bem como atua prevenindo a obesidade na adolescência e demais problemas decorrentes de uma dieta inadequada.
Assim, as principais complicações tratadas pelo nutricionista desse segmento, são: doença celíaca, diabetes, alergia, entre outros problemas de saúde. Portanto, é o profissional que pode contribuir por meio da nutrição desde a fase gestacional até a terceira infância.
Consultoria Nutricional
O nutricionista que atua nesse segmento se dedica a entender a legislação vigente e desenvolver senso crítico para que possa atuar nesse ramo, sendo necessário saber identificar situações inadequadas para auxiliar uma determinada equipe, por exemplo, para cumprir normas estabelecidas pela vigilância sanitária.
Logo, empresas que produzem alimentos, funcionamento de restaurantes e cozinhas industriais, necessitam de informações que, apenas, o nutricionista pode disponibilizar, sendo assim um profissional essencial para o controle de qualidade de sua produção.
Carreira Acadêmica
Nesse segmento, o profissional nutricionista que deseja atuar nas salas de aula, deve seguir com mestrado ou doutorado e assim, atuar como docente em instituições de ensino superior ou em cursos de pós-graduação, nos vários cursos técnicos e especializações existentes.
Principais tendências de mercado para o Nutricionista
Cresce a demanda por nutricionista no mercado, mas ainda é uma profissão bastante concorrida. Com o crescimento, atualmente, das doenças crônicas, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras, o profissional nutricionista ganha destaque no mercado, pois é o profissional que auxilia as pessoas a reverem seus hábitos através da reeducação alimentar.
Além disso, há uma significativa procura pelo profissional nutricionista pensando na estética, isto é, muitos indivíduos buscam apoio profissional para perder peso ou com o intuito do ganho de massa muscular, muito por parte dos praticantes de exercício físico ou até mesmo, atletas, com foco na obtenção da qualidade de vida e estética.
Assim, o nutricionista tem um grande potencial de expansão devido ao entendimento que a sociedade está obtendo em relação a importância de uma alimentação equilibrada e saudável para se conquistar qualidade de vida e bem-estar.