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Leadership: o que é, características, vantagens e mais!

Atualmente, o uso de novas tecnologias, ferramentas, processos e métodos, que facilitam a rotina das organizações empresariais e do departamento de recursos humanos, têm sido cada vez maiores. Além de auxiliar na gestão de pessoas, garantir o bom funcionamento das empresas, também melhoram a competitividade no mercado de trabalho.

Tendo em vista esses avanços, que proporcionam diversos benefícios para o negócio, tem-se o conceito de leadership, na qual tem auxiliado na otimização dos processos da empresa e da gestão de pessoas com base nas necessidades atuais. Ou seja, o leadership é um novo modelo de liderança, que possui a finalidade de ajudar as empresas a potencializar as competências dos colaboradores da geração millennial.

Dessa forma, é de suma importância conhecer o que é leadership, quais as características desse novo modelo, como adequar-se ao modelo leadership, assim como quais são as principais vantagens da aplicabilidade desse modelo leadership numa organização empresarial.

O que é Leadership? 

Diz respeito a um novo modelo de liderança que tem sido cada vez mais divulgado no ambiente corporativo, o objetivo principal da leadership é auxiliar as empresas a lidarem e potencializarem as competências da geração millennials, sendo que essa geração representa a grande maioria dos funcionários/colaboradores hoje em dia.

Esse conceito de leadership aborda o modo como as pessoas em posições de chefia lideraram, orientaram e assumem o comando, a fim de contribuir para o sucesso de uma empresa. Ou seja, o leadership é um novo modelo de liderança, que possui a finalidade de ajudar as empresas a potencializar as competências da geração millennial.

Entre as principais propostas oferecidas pelo novo modelo, têm-se situações como: redução da hierarquia da empresa, com intuito de os millennials se sintam importantes; o ato de proporcionar uma maior colaboração e participação; oferecer maior flexibilidade, possibilitar uma maior autonomia, entre outros.

A aplicabilidade do Leadership ocorre mediante o uso da tecnologia e ferramentas para produzir mudanças de atitudes, pensamentos, comportamentos e, por fim, melhorar o desempenho dos colaboradores para que alcancem os objetivos desejados.

Quem são os millennials?

São conhecidos como Geração Y, os millennials são pessoas que nasceram entre 1985 e 2000 e, obviamente, pode haver variações com relação a essas datas, já os americanos, definem o nascimento entre 1980 e 1995 para que alguém pertença ao grupo dos millennials. De acordo com uma pesquisa feita pelo Itaú BBA, esse grupo representa mais de 70% da força de trabalho no país.

Por isso, que existem muitos esforços por parte das empresas para promover mudanças, com intuito de permitir maior adaptação desses colaboradores.

São características dessa geração são:

  • Abertura e facilidade para lidar com mudanças;
  • Abertura para lidar e interesse por inovação;
  • Relação bem próxima com a tecnologia;
  • Pouca preocupação com formalidades;
  • Interesse por uma rotina mais flexível;
  • Disposição para aprender;
  • Ambição e alto nível de exigência.

Características do modelo leadership na prática

O modelo de liderança leadership possui algumas características fundamentais. Elas estão profundamente interligadas com o seu funcionamento e eficiência. Tais como:

  • Hierarquia reduzida - O modelo tradicional da estrutura hierárquica, na qual o chefe comanda e o funcionário obedece, não é o mais adequado. 

No ambiente de trabalho em que os colaboradores desejam trabalhar mais com o líder diariamente, o excesso de autoridade é ruim, uma vez que eles querem ser ouvidos por seus líderes e que suas responsabilidades sejam compartilhadas.

  • Colaboração E Participação - O que deve prevalecer internamente é o espírito colaborativo, independente, qual seja à empresa, atualmente está mais do que claro que, no ganho ou na perca, todos têm a sua parcela de mérito. 

Assim como, todos têm o direito a opinar sobre as rotinas de trabalho e o modo de produção.

  • Flexibilidade – O rigor da liderança, que é baseado em gestões mais tradicionais, não é bem aceito pela leadership. Devido ao seu alto nível de habilidade tecnológica, esse novo modelo fornece a consciência da importância que a flexibilidade tem gerado no mercado atual e, por conseguinte, na vida da nova geração de profissionais.

Portanto, o tradicional modelo hierárquico, com algumas pessoas dando ordens e outras obedecendo, tornou-se a exceção. Somada a essa característica, tem-se outras particularidades desse novo modelo, tais como: trabalhar em casa, colaboração online, reuniões por videoconferência, isto é, são processos gradativamente mais modernos e tecnológicos. 

Sendo que cada uma dessas características adotadas pelo modelo Leadership impacta significativamente na rotina de uma empresa e também no bom relacionamento entre os colaboradores.

  • Autonomia – A autonomia é um dos elementos chaves mais valorizados pelos profissionais na leadership. Isso porque é preciso prover a confiança na equipe, sentir-se aberto a experimentar novos acordos, acreditar nas soluções oferecidas pelos profissionais, bem como intervir quando se percebe que os colaboradores estão tomando uma decisão importante. 

Prova disso, tem-se um estudo da Page Talent, na qual com base nos resultados: 58 % dos profissionais brasileiros tendem a realizar suas tarefas de forma mais eficiente, quando trabalham de forma independente em equipes. Essa autonomia é também partilhada entre as pessoas, uma vez que, nesse modelo, prevalece a autogestão.

  • Equilíbrio Entre Vida Pessoal E Profissional - Atualmente, estar comprometido com a empresa, já não é mais sinônimo de realizar infinitas horas extras ou sempre levar trabalho para fora do ambiente empresarial. 

Os gestores e líderes das empresas já têm observado que a sobrecarga de trabalho é algo ruim, podendo levar ao estresse e a distúrbios como a Síndrome de Burnout, na qual irá gerar malefícios para a equipe. 

Portanto, é dever das lideranças promover um ambiente organizacional no qual as pessoas possam promover um equilíbrio do seu tempo no ambiente externo e interno da empresa.

  • Desafios E Ambições - Desafios e ambições quando bem direcionados são benéficos para a equipe. Por vezes, a humildade tem sido uma qualidade frequentemente mal interpretada, ela não está relacionada com uma postura submissa, retraída, sem força de vontade ou sem coragem para tomar iniciativa. 

Ao contrário, ter humildade ao liderar significa possuir uma postura que facilite o diálogo, que esteja pronto para admitir os próprios erros e também aberto a novas aprendizagens.

Design sem nome (19)

Como adequar-se ao modelo leadership?

Implementar esse modelo de gestão requer um processo de transição, sendo fundamental ter pessoas capazes de conduzi-lo em todas as áreas. Sendo um gestor leadership precisa apresentar certas habilidades pessoais e hard skills indispensáveis para trabalhar nesses cenários complexos e de alta pressão. 

O processo de mudança tem que ocorrer aos poucos, pois nem todas as empresas estão prontas para desenvolver por completo o modelo, apesar de reconhecerem a sua importância.

Confira na sequência alguns deles.

  • Uso De Tecnologia - A Transformação Digital impacta a maneira como os negócios se organizam e a alcança lucros. É fundamental estar familiarizado com as plataformas digitais de gestão, ferramentas e outras soluções. 

Por exemplo, o WhatsApp é utilizado, em média, por 8 em cada 10 brasileiros. Além da tecnologia indispensável para a análise de resultados, através de ferramentas de Business Intelligence (BI) e sistemas de ERP.

  • Comunicação Assertiva - A necessidade de se comunicar com ainda mais assertividade tem sido bastante valorizada. As empresas têm reconhecido cada vez mais líderes capazes de se comunicar com clareza e concisão, sem deixar de lado na qual possui o cuidado com as palavras e a postura adotada. 

Sendo esses são os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), na qual os profissionais responsáveis pela tomada de decisão promovem a interlocução com base na elegância, sutileza, educação respeitando os códigos sociais. 

Ou seja, a assertividade está relacionada com a maneira como uma mensagem é transmitida, pois caso seja realizada com clareza, ela é assertiva, caso contrário, começam a surgir ruídos na comunicação e isso é muito para toda a equipe.

  • Bom Relacionamento Interpessoal - Quando se está em busca de profissionais para preencher suas vagas, principalmente, em áreas de liderança, as empresas esperam por profissionais que saibam encontrar soluções. 

Nesse modelo, um atributo que também nasce da postura empática e humilde esperada por líderes e que possua esse perfil mais agregador, solucionador e agradável de conviver, pois um bom relacionamento interno, por sua vez, é um indicativo da boa comunicação entre as equipes, componente fundamental para o sucesso da empresa.

  • Capacitação Profissional Técnica - Para liderar e estar à frente de pessoas, é necessário possuir habilidades pessoais e, principalmente, estar em constante busca de capacitação para tratar dos desafios e dos problemas que envolvem o mercado. 

Ou seja, atuar tanto cuidando dos relacionamentos interpessoais, da parte motivacional, quanto dos aspectos técnicos e práticos, típicos de uma rotina de trabalho.

  • Gestão De Processos – A abordagem mais técnica da liderança conforme o modelo leadership está atrelado à gestão de processos, na qual se baseia no controle exercido sobre as entradas e saídas e isso demanda um senso analítico e o domínio de técnicas, para interpretar, traduzir em números e dados à qualidade de um processo, assim como a sua eficácia. 

Por esse motivo, é imprescindível que as lideranças, atualmente, saibam manusear os sistemas estatísticos, gráficos, cartas de controle e outras ferramentas essenciais e trazer todos esses dados para solucionar problemas ou conflitos existentes nas organizações.

Vantagens Do Modelo Leadership

Existem diferentes tipos de liderança organizacional e independente qual seja adotado, algo é perceptível no que diz respeito aos benefícios que são encontrados no modelo leadership, que pode ser aplicada em várias situações e realidades, tornando-se uma abordagem vantajosa para as relações e para a obtenção de bons resultados.

Por exemplo, de acordo com a pesquisa publicada no portal HR Exchange mostrou que as empresas capazes de incentivar e motivar apresentam resultados 147% melhores que a média, isso é bem impressionante. Logo, esse modelo tem se tornado cada dia mais, um pré-requisito para a ocorrência de um bom negócio, na qual cenário interno ideal reflita externamente com intuito de alcançar os objetivos e crescimento da empresa.

Dentre alguns dos benefícios, que ocorre de maneira direta e indiretamente, ao aplicar esse modelo:

  1. Organização - Empresas incentivam lideranças empáticas, que são capazes de motivar, fornecer responsabilidades e capacidade de autogerir possuem resultados até mais eficazes. 

Por sua vez, a autogestão surge da autonomia concedida a cada membro de uma equipe.

  1. Motivação - O modelo leadership é fundamental nesse aspecto, já que serve como base para a disseminação de um ambiente corporativo menos tóxico e mais estimulante. 

Além de que a motivação surge em função da maior clareza na comunicação, atributo indispensável nesse modelo.

  1. Produtividade - Quando as decisões tomadas estão aliadas a alta motivação com processos sistemáticos de análise de dados, a empresa torna-se muito produtiva. 

Ou seja, além de produzir mais, os colaboradores tornam-se capazes de avaliar sua própria capacidade produtiva, promovendo um senso contínuo de responsabilidade nas pessoas pelos resultados. Visto que, empresas que possuem colaboradores mais motivados e engajados com o propósito da sua organização, gera melhores índices de resultados e produtividade.

  1. Eficiência - uma empresa pode ser eficiente em produzir algo de baixa qualidade, portanto ser eficiente não é a mesma coisa que ser eficaz. O conceito de eficácia diz respeito à aplicação de uma solução, promovendo efeitos, necessariamente, positivos para os envolvidos. 

Dessa forma, o modelo leadership é um caminho para aumentar a eficiência aliando a eficácia em todos os âmbitos, a começar pelos processos. Ou seja, a medida que as pessoas tornam-se eficientes e eficazes em suas atividades, realizando seu trabalho movido de prazer e satisfação, alterando de modo positivo o ambiente.

  1. Ambiente Mais Agradável - Os líderes que conquistam um ambiente com colaboradores envolvidos, motivados, comunicativos e proativos, certamente, levarão suas empresas ao sucesso a curto, médio e longo prazo. 

Assim como, a empresa passa a atrair e reter os melhores os profissionais mais talentosos, uma vez que esse ambiente é um lugar muito atrativo para trabalhar. Ou seja, conhecer o clima organizacional da empresa é uma questão da qualidade.

Dessa forma, o modelo leadership pode ser aplicado em inúmeras situações, independente do segmento ou do porte da empresa. No entanto, esse modelo precisa encontrar um ambiente apropriado para ser desenvolvido e promover bons frutos para todos os envolvidos.