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Desenvolvimento pessoal

Indicadores de desempenho: o que são, tipos e mais

Indicadores de desempenho

Se você é um empreendedor, acredito que seu desejo seja o crescimento da sua empresa, não é mesmo? Então, para que esse desenvolvimento aconteça é preciso saber como está sendo o desempenho das operações, avaliar de forma constante os resultados e estar atento aos objetivos da empresa.

Sendo assim, é importante entender quais são os indicadores de desempenho mais empregados e qual irá ajudar para atingir um bom desenvolvimento.

Logo, se você tem interesse em ver sua empresa crescer e quer saber o que é e quais os tipos de indicadores de desempenho, continue lendo esse artigo. 

O que são indicadores de desempenho organizacional

Os indicadores de desempenho, também chamados de indicadores de performance, são índices que mensuram o sucesso de uma empresa, através deles os empresários conseguem perceber se o caminho que o seu negócio está seguindo é o melhor, e se de fato é a melhor opção no momento.

Indicadores de desempenho

É possível identificar por meio dos indicadores quais as áreas da empresa estão progredindo e quais apresentam dificuldades, para que os gestores possam trazer melhorias, mudar a estratégia, designar novos recursos, alterar a equipe, entre outras alternativas.

Assim, por existirem vários tipos de indicadores de desempenho, é importante conhecê-los e saber qual é o mais relevante para determinada informação que deseja obter, sendo essencial para ajudar na tomada de decisão. Já que, com um parâmetro direcionando sobre os caminhos que estão sendo seguidos por meio dos indicadores corretos, é possível melhorar, administrar e modificar decisões na empresa.

8 principais indicadores de desempenho organizacional

Se você deseja melhorar os resultados de sua empresa utilizando os indicadores de desempenho, conheça a seguir quais os mais utilizados pelas empresas.

Indicador de eficácia

O objetivo do indicador de eficácia é estimar a satisfação do cliente com a sua empresa, então através dele é possível saber se o atendimento foi satisfatório, se voltaria naquela empresa para comprar novamente, se indicaria para outras pessoas, dentre outros aspectos. Essa pesquisa pode ser realizada por diversos meios, como internet, SMS, e-mail ou na própria loja.

Um dos indicadores mais usados para fazer essa mensuração é a pesquisa NPS – Net Promoter Score, nela usa-se uma única pergunta, por exemplo: Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você voltar novamente a nossa empresa?

As respostas indicam, não somente a satisfação dos clientes, como também, a sua lealdade com a empresa. Geralmente, quem dá notas de 9 a 10 é tido como promotor da empresa, de 7 a 8 são considerados neutros e 6 ou menos, críticos à marca.

ROI

ROI é a sigla em inglês usada para Retorno Sobre o Investimento, esse indicador permite apurar quais os investimentos foram eficazes e quais não trouxeram tanto resultado, sendo necessário ser revistos pela empresa. Então, como o próprio nome já diz, ele mostra o retorno que uma campanha ou ação específica alcançou.

Se você deseja calcular o ROI é necessário utilizar a seguinte fórmula:

               ROI= (Receita – Custo) / Custo

Indicadores de performance operacional – giro de estoque

Esse indicador é muito importante, já que através do giro de estoque é capaz de analisar o fluxo de entrada e de saída de determinado produto, sendo assim é possível saber quais os itens que mais vendem e quais possuem mais dificuldade de serem vendidos, ficando parados no estoque.

Dessa forma, a empresa ganha mais eficiência no momento de determinar estratégias que precisam ser adotadas para estimular a saída de determinado produto, como também no momento de definir prazos para repor o estoque.

Indicadores de lucratividade

Esse indicador é um dos indicadores mais utilizados pelas empresas, através dele é possível identificar se a firma está obtendo lucro ou prejuízo, no entanto, apenas averiguar isso, não é suficiente para que uma empresa determine sua condição financeira, é necessário utilizar os indicadores financeiros adequados.

O lucro é calculado conforme uma porcentagem, mas isso não é o suficiente para saber se essa porcentagem é positiva, é preciso ir além para obter a certeza que a empresa está indo bem. Assim, é essencial lembrar que desse lucro, é necessário retirar o dinheiro para gastos fixos e variáveis, só depois disso é possível saber se o investimento está ou não valendo a pena.

O índice de lucratividade pode ser obtido utilizando a fórmula:

   (lucro líquido / receita de vendas) x 100

Se você deseja saber o seu lucro líquido, diminua do total de receitas todos os custos e despesas da empresa e depois subtraia, também, os impostos e outros tributos.

Indicador de turnover

Para calcular o grau de turnover dos funcionários, é necessário realizar um simples cálculo, calcule o tempo médio que cada funcionário permaneceu na empresa. Pode, também, utilizar a fórmula clássica dividindo por dois a soma do número de admissões e de demissões, o resultado deve ser dividido pelo total de funcionários cadastrados na empresa.

Mas, para que realizar esse cálculo? Quando uma empresa apresenta uma taxa grande de turnover ela pode desenvolver problemas na liderança, na valorização da empresa por parte dos colaboradores e no clima organizacional, e tudo isso pode afetar no atendimento ao cliente e gerar prejuízos a firma.

Indicadores de performance logística – status de serviços de entregas

Através desse indicador é possível mensurar se houve o cumprimento dos prazos de entrega, pois irá considerar o tempo que a mercadoria levou para chegar ao consumidor, sendo considerado o momento que o caminhão saiu para o transporte.

Sendo assim, por meio desse indicador a empresa consegue saber se o pedido foi entregue e identificar os principais problemas com a entrega.

Indicador do valor de ticket médio

A principal função desse indicador é mensurar e entender como ocorre a dinâmica de vendas, ele é muito utilizado pelas organizações para a área de vendas.

Através desse indicador é capaz de identificar, por exemplo, quais são os consumidores que mais compram na empresa, comparando o seu ticket médio com a média dos outros consumidores. E, assim, poder garantir um atendimento diferenciado para reduzir as possibilidades desse consumidor ir para uma loja concorrente.

Indicadores de performance de marketing – custo por lead

Outro indicador importante é o custo por lead, por meio desse indicador  é possível saber o gasto que a empresa está obtendo para manter um novo lead.

Com esse indicador é capaz de identificar como está a efetividade das campanhas realizadas, pois um custo muito elevado por lead identifica que não está ocorrendo uma  boa participação.

Se você deseja calcular esse indicador é preciso dividir o valor investido em marketing digital, pelo número de leads que foram gerados através de diferentes fontes.