Headhunter: o que é, função e como contratar

Hoje em dia uma empresa de sucesso é aquela que tem uma equipe com os melhores profissionais, visto que é importante estabelecer um quadro de colaboradores que são os mais talentosos do mercado.
Por causa disso, surgiu os profissionais Headhunter, conhecidos como caça talentos, responsáveis por atrair profissionais para cargos específicos de uma empresa.
O que é um Headhunter
Um headhunter são profissionais responsáveis por encontrar os melhores talentos para uma empresa, desempenhando um papel extremamente importante e estratégico. Assim, o headhunter é um termo em inglês que traduzindo para o português significa "caçador de cabeças".
Na maioria das vezes sua atuação acontece quando uma empresa está necessitando de um profissional renomado para determinada área, neste momento entra em cena o Headhunter que vai buscar quais são os melhores candidatos para essa vaga.
Vale ressaltar que, algumas vezes tais profissionais precisam atrair funcionários que estão em uma dada empresa para que aceitem ser contratados por uma nova e isso acontece quando há escassez de profissionais de algumas áreas específicas.
Desse modo, é preciso que o Headhunter tenha habilidades comportamentais adequadas para realizar a atração desses profissionais.
Funções do Headhunter
Na maioria das vezes o Headhunter é contratado por uma empresa para realizar um processo seletivo mais preciso para vagas específicas.
Nesse sentido, suas atribuições dependem da empresa que o contratou, isto é, muitas delas vão variar conforme a organização. Contudo, de maneira geral há algumas funções específicas do Headhunter:
- Estudar o mercado;
- Trabalhar na manutenção dos relacionamentos profissionais;
- Conhecer o objetivo da empresa contratante;
- Buscar profissionais que atendam aos requisitos;
- Avaliar o conhecimento e o comportamento do candidato;
- Aplicar testes e questionários;
- Oferecer feedback a empresa;
- Apresentar o profissional ao cliente;
- Negociar condições de trabalho.
Essas são uma das atribuições mais recorrentes para esse profissional, vale pontuar que se caso o profissional esteja em outra empresa o Headhunter deve negociar para que ele deixe o antigo para ocupar um novo posto na empresa contratante.
Como contratar um Headhunter
Aqueles que atuam de forma autônoma o contato com eles podem ser por meio telefônico, e-mail ou até por um perfil em uma rede social, como o LinkedIn.
Os que fazem parte de uma consultoria, normalmente tem um espaço on-line disponível para clientes entrarem em contato. Antes de escolher qual é o melhor Headhunter para sua empresa, esteja atento alguns pontos:
Avalie seu poder de comunicação
Para conseguir bons relacionamentos com os candidatos o Headhunter precisa ser um bom comunicador.
Além de saber expressar quais são as características da organização que está querendo oferecer o emprego ao profissional, apontando os benefícios e exigências de maneira prática e eficaz.
Também, um Headhunter precisa ser bem consciente no momento da comunicação, para passar uma imagem de credibilidade da empresa.
Análise o conhecimento de mercado
Um verdadeiro Headhunter é aquele que tem uma boa noção de como é a dinâmica de mercado, porque só assim conseguirá com êxito entender qual é a demanda de cada setor.
Além disso, é necessário saber quais são as habilidades importantes para a atuação do profissional em cada função, por isso vai conseguir interligar o hard skills com as atribuições de cada cargo.
Por exemplo, uma empresa do ramo de publicidade está necessitando de editores para uma campanha, visando isso o Headhunter será o responsável em buscar os melhores editores da região para ser contratados, para isso acontecer é importante conhecer como é o mercado voltado para os editores e com isso aplicar sua negociação e reconhecer quais são os profissionais destaques desse ramo.
Escolha o profissional com o melhor networking
Hoje em dia a maioria das situações são estabelecidas através de contatos, por isso é de suma importância que o Headhunter tenha um bom networking,de modo que tenha a possibilidade de contactar os melhores profissionais e influenciá-los para aceitar a vaga oferecida.
Nesse sentido, a empresa deve contratar o Headhunter mais influente no mercado, para que assim tenha acesso aos melhores profissionais.
Verifique o tempo médio de contratação
Um ponto decisivo é avaliar o tempo que o Headhunter leva para identificar e convencer o profissional para ingressar na empresa.
Não adianta contratar um Headhunter se ele passa um tempo maior do que o esperado para uma contratação. Assim, procure o histórico do profissional, avalie seus trabalhos anteriores e quanto tempo levou para solucioná-los. Dessa forma, será possível analisar como é a dinâmica do Headhunter.
Avalie a credibilidade
Através do seu histórico é possível obter conhecimento a respeito da atuação do Headhunter, bem como se é um profissional confiável, por isso é importante checar seus trabalhos anteriores.
Por meio de antigos clientes é possível saber se o headhunter realmente foi eficaz na sua atuação. Além disso, outro ponto importante é conhecer a respeito do tempo que o profissional está atuando no mercado, já que a quantidade de exercício pode apontar a qualidade do profissional, pois o trabalho do headhunter é pautado pela sua reputação, ou seja, os que não são bons não conseguem permanecer no mercado.
Outra forma excelente de conhecer a credibilidade é se caso o Headhunter for ligado a uma consultoria, sendo possível verificar por meio dos bancos da empresa suas informações.
Se é um bom negociador
Com um mercado competitivo e empresas desejando os melhores profissionais, é imprescindível que o Headhunter saiba negociar, pois caso um profissional específico com bons talentos para trabalhar em um setor de marketing já esteja vinculado uma dada empresa, o headhunter que necessita desse profissional precisará entrar em contato e iniciar uma negociação, com o intuito de captar esse profissional para a nova empresa contratante.