Gestor de Tráfego: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho, atuação e mais!

O tráfego, no mundo digital, se refere ao fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas online de uma empresa. Esses usuários podem ser atraídos de maneira orgânica ou por meio de estratégias de tráfego, na qual as empresas efetuam investimentos financeiros, a fim de aumentar a sua visibilidade no meio digital.
Dessa forma, o gestor de tráfego é um profissional essencial quando o assunto é atrair um número maior de pessoas em certo endereço virtual. Nesse sentido, cabe analisar sobre a função, remuneração, mercado de trabalho e outras características desse profissional que é cada vez mais requisitado nos dias de hoje.
O que faz um Gestor de Tráfego?
O gestor de tráfego é um profissional responsável por realizar o planejamento e executar estratégias que envolvem anúncios digitais, como os que costumam aparecer nas redes sociais ou no Google. Além disso, sua função também inclui a identificação das melhores abordagens a serem realizadas de acordo com os objetivos da empresa e de sua marca, sempre realizando ajustes e testes quando necessário.
Para atuar de forma mais eficiente, o gestor de tráfego se baseia no perfil do público que a empresa deseja impactar, bem como os formatos de anúncio a serem veiculados. Dessa forma, compreende-se que esse profissional busca, sempre, tomar as melhores decisões com o objetivo de otimizar seus resultados.
Ainda a respeito da função desse profissional, vale ressaltar que é fundamental que o gestor de tráfego consiga administrar campanhas que envolvam plataformas como o Facebook Ads, Youtube Ads, Google Ads, entre outras. Além de também dominar os meios necessários para fazer levantamentos e análises de dados de desempenho, buscando assim otimizar seu serviço.
Portanto, as principais atividades do gestor de tráfego são o planejamento e a criação de anúncios, mapeamento estratégico das oportunidades existentes no meio digital - de acordo com os objetivos de cada marca, a otimização das campanhas de mídia – mediante constante análise de seus resultados e, por fim, a realização de diagnósticos das campanhas que foram veiculadas com o objetivo de corrigir aquilo que não funcionou.
Mercado de trabalho para o Gestor de Tráfego
As oportunidades existentes no mercado de trabalho para o gestor de tráfego, felizmente, são bastante vantajosas e diversas. A princípio, deve-se mencionar que esse é um cargo presente em grande parte das agências de marketing e nos setores de marketing de muitas empresas. Isso porque o mundo moderno exige uma atenção voltada para as plataformas de mídia, bem como a presença de um profissional capacitado para exercer essa função.
Dessa forma, vale a pena procurar por oportunidades de emprego no regime CLT em empresas do ramo de marketing, bem como nesse setor específico do mercado. Aqueles que possuem interesse em atuar como gestor de tráfego não precisam se limitar a vagas tradicionais disponíveis em regime CLT, uma vez que existem maneiras de ampliar o seu leque de atuação.
Uma dessas formas é o trabalho como “freelancer” junto com plataformas colaborativas e em parceria com agências de marketing, nessa situação o próprio profissional se encarrega de precificar o seu trabalho e ainda tem a liberdade de escolher os projetos que melhor atendem às suas expectativas.
Qual é o salário do Gestor de Tráfego?
A média salarial de um gestor de tráfego no ano de 2021 foi de R$7.819,00. Além disso, vale salientar que o piso salarial desse profissional fica em R$3.880,00, enquanto o teto está em torno de R$12.294,00. Porém, é importante destacar que um gestor de tráfego bem remunerado é aquele que consegue unir estratégia e execução em seus serviços prestados. Ou seja, ele deve possuir a capacidade de fazer análises estratégicas acerca das necessidades de seus clientes, direcionado as campanhas publicitárias de maneira adequada.
Dessa forma, infere-se que, como em outras profissões, a valorização ainda maior desse profissional pode ocorrer por meio da realização de especializações, isto significa, que ao buscar um curso avançado esse profissional estará apto para se aprofundar em suas atividades e, assim, poderá alcançar posições com remunerações maiores.
Como se tornar um Gestor de Tráfego?
Tendo em vista que o mercado para esta profissão está em crescimento, observa-se uma demanda cada vez maior da atuação dos gestores de tráfego. Diante desse cenário, atualmente, existe uma grande oferta de cursos relacionados à atuação desse profissional, que costumam ensinar técnicas específicas para manusear ferramentas como o Google Ads, Instagram ou Facebook Ads.
Todavia, para se tornar um gestor de tráfego deve-se ter em mente que tão importante quanto os cursos e os certificados, é o profissional buscar desenvolver um perfil analítico e gostar de lidar com dados. Isso porque ele lida de forma direta com o investimento do seu cliente e, portanto, é essencial saber analisar e alicerçar suas decisões de acordo com dados, a fim de sempre otimizar seus resultados e seu serviço.
Existem várias opções de cursos para se tornar um gestor de tráfego, tanto presenciais quanto remotas. Confira a seguir alguns desses cursos.
Curso de Tráfego da ProWay
Esse curso qualifica o aluno para usar plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Youtube Ads, entre outros. Ele é indicado para aqueles que desejam atuar como gestor de tráfego ou outra função relacionada à publicação de mídia digital.
Gestão de Tráfego do Infnet
O curso remoto da Infnet capacita o profissional para usar as principais plataformas do mercado. Além de mostrar como usar ferramentas como o Google Analytics e o Google Data Studio.
Conversão Extrema do Tiago Tessmann
Os conteúdos do Tiago Tessmann preparam o profissional para otimizar as práticas de gestão de campanhas no Google Ads, capacitando-o para os melhores jobs remotos de mídia paga.
Habilidades de um Gestor de Tráfego
Para ser um bom gestor de tráfego é fundamental possuir algumas habilidades que vão além de conhecimentos práticos, no que diz respeito ao planejamento e execução de campanhas midiáticas. Nesse sentido, para exercer essa profissão é necessário ser capaz de entender os objetivos da marca e manifestá-los de forma eficaz, atentando-se para o tipo de anúncio a ser criado como também o público alvo e as plataformas a serem utilizadas.
Além disso, esse profissional deve ter a habilidade de manusear as principais plataformas de mídia da atualidade, a fim de aproveitar melhor as possibilidades que esses sistemas oferecem, ou seja, não basta ter um conhecimento superficial. Para tanto, o profissional deve buscar realizar cursos específicos da área como o Curso de Tráfego da Proway ou a Gestão de Tráfego do Infnet.
Ademais, é fundamental que o gestor de tráfego possua um raciocínio lógico bem desenvolvido para identificar tendências, ao se fazer uma análise de dados, e, assim, extrair daí diagnósticos apropriados dos resultados das campanhas.
O domínio de outro idioma, principalmente o inglês, também é crucial, uma vez que a maioria das ferramentas com as quais o gestor de tráfego precisa lidar não possuem tradução para o idioma português. Além do que, por vezes, vai ser necessário que ele interaja e faça negócios com plataformas utilizando, diretamente, de seus canais de atendimento.
Somada a essas habilidades existem algumas outras características que esse profissional deve buscar desenvolver, como a organização, uma vez que ele precisará lidar com um número elevado de campanhas e anúncios simultaneamente. Por fim, infere-se que ao buscar desenvolver essas habilidades o gestor de tráfego estará mais apto para extrair bons resultados do seu trabalho.