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Gestor de Qualidade

Gestor de Qualidade: áreas de atuação mais promissoras.

Gestor de Qualidade

O gestor de qualidade atua dentro de uma empresa na área de produção, ele é o responsável por acompanhar todas as fases do início até a finalização do produto, visando sempre sua conformidade com as normas e regulamentos propostos, tanto gerais, quanto internos. 

Por conta de sua responsabilidade em avaliar a qualidade do que é produzido dentro de uma indústria e para evitar impressões negativas dos consumidores ou até mesmo riscos em seu consumo, esse profissional está diretamente ligado à satisfação do cliente e ao crescimento do empreendimento.

Portanto, para desempenhar o seu papel, o gestor de qualidade sonda as necessidades do ambiente através da auditoria adequada, para identificar as falhas dos produtos, preencher as lacunas da equipe e produção. 

Quais as áreas de atuação do Gestor de Qualidade?

A gestão de qualidade dentro de uma empresa é fundamental para os seus resultados no mercado consumidor e competitivo, desta forma o gestor de qualidade tem expandido suas áreas de atuação profissional, devido à importância de sua função para a qualidade dos processos e serviços do negócio, trazendo resultados positivos e visibilidade para o empreendimento.

Tendo em vista a necessidade desse profissional na gestão de qualidade, diversos setores dentro de uma organização têm esses profissionais  inseridos na equipe, seja corporativo, industrial, de saúde ou ambiental, os quais atuam principalmente nos seguintes ramos:

  • Gerência de Qualidade; 
  • Supervisão de Controle de Processos
  • Auditoria Interna;
  • Auditoria Externa.

Gerência de Qualidade

Na gerência de qualidade, os gestores irão definir quais regras e métodos utilizaram para garantir os melhores resultados nos serviços prestados e dos produtos confeccionados, dentro da empresa em que estiverem atuando, o alcance dessa garantia de qualidade é feito através do seu gerenciamento, coordenando a equipe e observando todas as etapas dos processos produtivos no controle qualitativo.

Além disso, o gerente de qualidade irá buscar conhecer as expectativas do seu público-alvo acerca de sua mercadoria, para que a partir dessa resposta, avalie e adapte o método de gestão ao qual está utilizando e apresente posteriormente o seu produto ao mercado consumidor.

Supervisão de Controle de Processos

O gestor de qualidade, na função de supervisor do controle de processos dentro de uma empreendimento, trabalha geralmente no núcleo de produção, suas funções abrangem desde o início do processo, fazendo a análise de estabilidade, validação e convalidação do que a empresa pretende ofertar, identificando nessas etapas os mecanismos necessários para um melhor resultado para a organização, prezando sempre o padrão de qualidade.

Esse profissional, por deter o controle do funcionamento do empreendimento e o manuseio de seus recursos, tem o dever de implementar sempre que necessário, ferramentas que melhorem os processos para alavancar a empresa no mercado.

Auditoria Interna

A auditoria interna é um campo profissional bastante requisitado para os gestores de qualidade, consiste em um procedimento que tem o objetivo de identificar falhas e avaliar a administração nas organizações, ou seja, o auditor interno irá atuar no diagnóstico e na oferta de soluções para os problemas encontrados, tendo por base em seu processo criativo o aumento da eficácia e qualidade nas etapas de produção.

Dessa forma, utiliza-se do seu conhecimento na área de gestão de qualidade para preencher as lacunas encontradas para o desenvolvimento da empresa, melhorando assim a rotina da equipe e consequentemente aumentar o fluxo de produção e a satisfação do empreendedor e dos clientes.

Auditoria Externa

O gestor de qualidade, na função de auditor externo tem a função de verificar se a empresa está cumprindo as normas específicas estabelecidas para garantia do padrão de qualidade, ou seja, ele irá avaliar a organização e produção do empreendimento para emitir a aprovação, solicitar ajustes ou renovar a sua certificação de qualidade que é essencial para o seu funcionamento no mercado. 

O profissional dessa área precisa estar atento ao uso dos programas de qualidade, como por exemplo, softwares que os auxiliem e simulem o desenvolvimento das amostras de produtos, que forneçam estatísticas, e também que possam detectar erros presentes no ambiente, além da importância de aplicar o seu conhecimento teórico de gestão de qualidade em suas atividades,  pois o desempenho do seu trabalho está diretamente ligado ao sucesso de uma empresa.

Principais tendências do mercado para o gestor de qualidade

No âmbito empregatício, os gestores de qualidade possuem diversas perspectivas para sua atuação, visto que são essenciais para o planejamento e operações dentro de uma empresa, e além disso, se preocupam com a satisfação dos seus clientes. 

Mas, para garantir seu espaço no mercado de trabalho é necessário que este profissional esteja sempre se atualizando em relação às tendências que surgem com as mudanças ocorridas nos campos econômicos, nas maneiras de trabalhar e nos padrões de consumo da sociedade.

As principais tendências no mercado atual para o profissional da área de gestão de qualidade têm sido as seguintes:

  • Terceirização e outsourcing 
  • Operações Remotas
  • Revisão e automação de processos
  • Receita e Monetização
  • Transformação Digital e mobilidade corporativa
  • Foco em números e produtividade 
  • Sustentabilidade à frente
  • Remuneração por resultados 
  • Uso estratégico do RH
  • Integração de vendas com marketing
  • Consultorias para empresas

Essas tendências possuem grande potencial de crescimento futuramente, devido a velocidade com que têm acontecido as mudanças das dinâmicas nos campos que influenciam os resultados de uma empresa, e também por serem ferramentas que conseguem se adaptar a essa evolução. 

Dessa forma, cabe ao gestor de qualidade buscar sempre manter-se atualizado tanto teoricamente buscando cada vez mais conhecer as novidades surgidas em sua área, quanto na prática acerca do manuseio dos mecanismos que colaboram para resultados satisfatórios dentro de um empreendimento, para que assim garanta sua vaga no mercado de trabalho.