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Gestor comercial

Gestor comercial: áreas de atuação mais promissoras

Gestor Comercial

Em constante crescimento, as áreas de atuação da gestão comercial oferecem diversas opções que mesclam diferentes habilidades, mas que possuem uma coisa em comum: a necessidade de liderança desse profissional.

Ser gestor não é das tarefas mais simples e, no ramo comercial, lidar com empresas de médio e grande porte pode ser um grande desafio. Mas calma, as áreas possíveis são variadas e dinâmicas, então, você pode escolher a que mais está próxima do seu perfil.

Mas antes de escolher, é preciso entender melhor sobre esse mercado e as áreas que te aguardam na gestão comercial. Confira tudo agora!

Quais as áreas de atuação para o Gestor comercial?

Uma das principais características e necessidades de um bom gestor comercial é a sua capacidade de transitar por diferentes setores e lidar com diversas frentes em uma empresa, por isso, sua profissão disponibiliza um leque de opções no mercado, onde sua expertise pode ser utilizada da melhor maneira de acordo com a demanda interna.

Desta forma, confira algumas das diversas áreas onde o gestor comercial é solicitado para otimizar o desempenho da empresa!

  • Gestor de parcerias;
  • Supervisor de vendas;
  • Gestor de equipe comercial;
  • Gestor de marketing.

Gestor de parcerias

Importante para impactar positivamente na logística, um gestor de parcerias é responsável por analisar as melhores opções de fornecedores, conhecer os produtos disponibilizados e saber a fundo sobre o serviço prestado, para então escolher o parceiro ideal para os projetos. 

Esse profissional também é responsável por fazer o meio de campo, resolvendo questões entre os diferentes negócios, diminuindo os ruídos de comunicação e otimizando os processos.

Supervisor de vendas

Em toda empresa, o setor de vendas de produtos ou serviços é primordial para a saúde financeira e consequentemente sua sobrevivência no mercado. Desta forma, um gestor comercial pode aplicar os seus conhecimentos para:

  • Encontrar falhas no processo;
  • Organizar um planejamento estratégico para alavancar as vendas;
  • Estruturar processos internos;
  • Controlar políticas comerciais;
  • Acompanhar as metas;
  • Gerar relatórios de desempenho. 

No fim, todos esses pontos convergem para que a empresa consiga levar seu setor de vendas a outro patamar, consequentemente melhorando o desempenho da empresa e ampliando suas possibilidades de atuação. Nesse setor, é comum que haja bonificações por atingir a meta de vendas.

Gestor de equipe comercial

Para alcançar bons resultados é preciso ter um sólido planejamento estratégico empresarial alinhado com todo time comercial, ou seja, os responsáveis por tornar realidade os objetivos traçados. E em toda essa ação é preciso contar com parceiros que auxiliem na eficiência e alcance dos resultados, mas necessitam de uma liderança segura para guiá-los e estimulá-los durante a jornada.

Suas funções ainda incluem:

  • Análise constante de resultados;
  • Gestão de relacionamento com o cliente;
  • Controle das relações comerciais com parceiros;
  • Planejamento de distribuição dos investimentos;

Gestor de marketing

O marketing está por trás de toda estratégia utilizada para melhorar a vendas e atingir bons resultados. Assim, o trabalho de um gestor de marketing é responsável por coordenar ações, analisar o comportamento do público e ajustar o sistema de ações.

No geral suas atividades estão relacionadas com: 

  • Acompanhar o desempenho da equipe;
  • Entender e pesquisar as tendências de mercado;
  • Estudar o público e adequar a comunicação;
  • Analisar os dados disponíveis;
  • Acompanhar resultados e encontrar gargalos de desempenho;
  • Alinhar processos de produção;
  • Constante melhora da estratégia escolhida.

Tendo essas realizações como essenciais, este profissional também pode atuar com o objetivo de aumentar as conversões de leads para clientes enquanto reduz custos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads e impulsionamentos no Instagram para solidificação da marca enquanto investe de forma simultânea em mídia off.

Principais tendências da gestão comercial

Mesmo sendo uma profissão que necessita de constante atualização de conhecimentos, algumas áreas vem crescendo no meio, destacando outras habilidades e exigindo o desenvolvimento de diferentes estratégias para o sucesso do time. Confira agora uma área que é tendência no mercado!

Gestor de relacionamento

Atualmente no mercado como um todo, existe um movimento onde coloca a fidelização do cliente em um patamar mais alto que a sua captação. Isso porque qualidade é sempre melhor que quantidade, e nesse caso ainda inclui a satisfação do mesmo. Se a empresa possui 100 clientes onde 80 estão insatisfeitos, muito provavelmente apenas 20 retornarão a comprar na comarca. 

Agora, é muito mais valioso ter 50 clientes que estejam satisfeitos e se tornem recorrentes para a empresa. Para chegar a esse nível, o gestor de clientes trabalha incansavelmente para mapear o comportamento do usuário, diminuir a taxa de Churn (quantos clientes foram perdidos) e principalmente o  Net Promoter Score, ou seja, o nível de satisfação dos clientes da empresa.