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Feedback negativo: como transmitir e mais!

O feedback é uma grande arma para o crescimento pessoal e profissional, quando se é dado de maneira correta e bem recebido grandes benefícios podem ocorrer. Portanto, o gestor que é especializado em comunicar bem os feedbacks têm maiores chances de contribuir com o aumento da produtividade dos colaboradores e do crescimento da empresa. 

No entanto o feedback não se restringe somente a elogios e apontamentos dos traços fortes, em alguns momentos o negativo deverá ser dado e é necessário ter uma cautela a mais neste momento. Confira como dar um feedback negativo com respeito e empatia.

O que é feedback

O feedback é dar o retorno a alguém ou a uma equipe sobre seu comportamento e tarefas realizadas. Além de apontar um caminho para o aperfeiçoamento da performance. Esse método não foca somente nos resultados, sua intenção também é potencializar o indivíduo.

Dar feedback é importante porque comunica o que espera e quando recebe compreende como o seu comportamento está sendo visto pelos outros.

Não há dúvidas que o feedback dentro de uma empresa traz mais encorajamento e produtividade, pois manter uma comunicação com os colaboradores é de grande importância para o seu desenvolvimento.

No entanto, em alguns momentos o feedback não é positivo e muitos gestores sentem-se desconfortáveis em apontar os erros. Por isso é recomendável buscar formas e maneiras de comunicar um feedback negativo com confiança e cuidado para não desencorajar.

Em algumas situações o funcionário está tendo comportamentos que estão desagradando os gestores, mas nenhum deles tem a atitude de apontar o que deve ser melhorado. Dessa maneira, acabam despedindo o funcionário ao invés de ajudá-lo a reparar certos erros, com isso perde um profissional com potencial para o sucesso, porque não tiveram a disposição de lapidar.

Como dar um feedback negativo

Quando o feedback é negativo requer bastante cuidado para que a comunicação seja assertiva e promova mudanças ao invés de descontentamento.

Significa que eles devem ser construtivos, apontarem tanto as falhas como os acertos, guiando o indivíduo ao autodesenvolvimento e orientando a identificar possíveis soluções que possam resultar em um melhor desempenho.

Para isso ser bom para empresa quanto para o funcionário, é necessário planejar antes de falar. O gestor deve refletir sobre o ocorrido e se colocar no lugar do profissional antes de apontar o erro, tudo isso vai colaborar para que o gestor tenha empatia neste momento, escolhendo as palavras certas para se dirigir ao seu colaborador. Veja como dar um feedback negativo que tenha bons resultados:

  • Aplicável: Para o feedback ser claro é necessário de um contexto, então o gestor precisa avaliar bem o comportamento do colaborador antes de corrigir. Assim, ele terá bons argumentos sobre o ocorrido;
  • Faça um elogio: Antes de começar a dar o feedback negativo, reconheça os pontos fortes do profissional e valorize;
  • Específico: Seja o mais simples neste momento, não tente criar um enredo difícil de ser compreendido. Mostre qual é o impacto daquela atitude no ambiente de trabalho e na execução das tarefas;
  • Oportuno: Escolha o momento ideal para o feedback, não dê muito tempo depois do ocorrido e também não optar por dar na mesma hora, porque não vai ter se preparado bem e nem está com a cabeça fria para isso;
  • Não delegue: O feedback deve ser feito pelo gestor, não busque ficar comentando com os demais da equipe, pois pode gerar fofoca e desconforto. Vá diretamente a pessoa;
  • Seja imparcial: O feedback negativo não pode ter ofensas ou julgamentos e opiniões pessoais. Deve ser dado de maneira profissional e baseado na cultura organizacional;
  • Mantenha um tom de voz: Não comece o feedback com uma voz amena e depois aumente o tom, mantenha o respeito e o cuidado na hora de expressar o seu descontamento;
  • Escute o funcionário: Não queira somente falar, permita que o profissional possa expressar sua opinião.

Essas são uma das maneiras mais corretas para dar um feedback negativo, levando em conta o cuidado para não causar desconforto ao funcionário e também sendo imparcial, considerando os termos da empresa.

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Como se preparar para dar um feedback negativo

Um dos fatores que podem fazer com que o feedback negativo não tenha eficácia é a despreparação do gestor.

Antes de tudo é necessário um preparo, buscar compreender a situação e anotar os pontos importantes. Pois, caso não tenha um preparo antes, as frases não serão bem colocadas e ditas com insegurança, por isso é tão essencial um preparo para esse momento. Confira algumas dicas de como se preparar:

  • Observe com cuidado;
  • Anote os pontos fortes e fracos;
  • Esteja ciente da cultura da empresa.

A fim de que o feedback seja transmitido com seriedade e respeito é crucial o preparo. Então, utilize essas dicas para conseguir ter êxito.

Principais erros ao dar feedback

Existem certos traços que são recorrentes e fazem o feedback falhar. Por isso, é necessário evitar certos comportamentos para que o seu feedback tenha resultados negativos ao invés de positivo. Confira os principais erros:

  • Comparar um funcionário ao outro: A comparação pode plantar a semente da competição e fazer com que os funcionários se enxerguem como rivais. Além de que cada pessoa é única e deve ser vista dessa forma;
  • Desmerecer o funcionário: Não o trate com ignorância e não chamem de irresponsável, aponte o que o fez errar;
  • Ignorar suas explicações: Permita que o funcionário fale o que entendeu e se justifique;
  • Dar feedback negativo em público: Quando você repreende alguém em público pode causar desconforto e vergonha;
  • Não mostrar os pontos positivos: Quando somente fala dos erros e não leva em conta os acertos o profissional pode achar que não traz nenhum benefício;
  • Terceirizar essa função: A responsabilidade pode dar o feedback é do gestor, quando é entregue a outra pessoa pode não sair como o previsto.

Evite esses comportamentos que não são profissionais e não devem ser de um gestor, então seu feedback não será considerado e além do que poderá prejudicar a cultura organizacional e prejudicar a produtividade e engajamento dos seus colaboradores.