Estágio não remunerado: o que é, como funciona e mais

Para acrescentar crescimento prático, o aluno deve se envolver em um estágio, assim obtendo a oportunidade de acompanhar de perto a rotina dos profissionais de sua área. Além disso, é obrigatório que o estudante do nível superior para finalizar sua graduação tenha vivenciado um estágio. Desse modo, existem duas modalidades de estágio, que são os considerados não remunerados e os remunerados. Veja as curiosidades do estágio não remunerado.
O que é o estágio não remunerado
Estágio não remunerado é a oportunidade do estudante colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula, tendo a possibilidade de atuar no ambiente de trabalho da área da sua graduação, pois para concluir sua formação é obrigatório concluir o estágio e no caso do não remunerado o aluno não terá acesso a uma remuneração, somente será focado no seu aprendizado.
Estágio não remunerado é permitido pela lei
A lei só permite que o estágio não seja remunerado quando estiver de acordo com a grade curricular, ou seja, você deve cursar alguma graduação que exige as horas de estágio, caso esse não seja o intuito a lei não permite o estágio não remunerado.
Desse modo, se deseja aplicar seu conhecimento mesmo sem nenhuma remuneração, você deverá buscar um trabalho voluntário, que não seja nomeado como estágio.
A importância do estágio para a carreira
O estágio não remunerado tem a finalidade de oferecer uma capacitação para o mercado de trabalho focado nos jovens que estejam nos anos finais do fundamental, ensino médio e superior sem oferecer algum vínculo empregatício.
Apesar do estudante não receber uma remuneração, no entanto tem a oportunidade de aprofundar seu conhecimento de sala de aula e ter como vivenciar as experiências, obstáculos e como funciona o mercado de trabalho, principalmente para aqueles que estão finalizando a graduação, sendo necessário acompanhar o cotidiano da carreira escolhida antes de começar atuar na área.
Assim, como futuramente será preciso elaborar um currículo para sua ingressão em uma empresa, adquirir a experiência em um estágio, por exemplo, pode facilitar a conquistar uma vaga de emprego, pois, seu currículo se torna mais atrativo.
Talvez o empregado possa gostar da sua atuação e o seu estágio se tornar remunerado, ou seja, além de estar adquirindo conhecimento poderá receber uma remuneração pelo seu desempenho.
Portanto, é uma ótima chance de conhecer a funcionalidade do mercado e como as carreiras são estabelecidas, sem contar que é o momento adequado para fazer bons contatos.
Quais são os benefícios de fazer um estágio não remunerado
Não há dúvidas que receber uma remuneração pelo estágio seja algo muito bom, mas a maior finalidade do estágio é atribuir conhecimento, visto isso o estágio não remunerado apesar de não oferecer um vínculo empregatício, disponibiliza outros benefícios. Até porque, antes da finalização da graduação é obrigatório que o estudante tenha uma experiência fora do âmbito da faculdade, isso só será concedido através de algum estágio. Veja mais outros benefícios:
- Criar networking: Uma vez que estará tendo a possibilidade de conhecer profissionais da sua área ou semelhante a ela, é o momento ideal para criar vínculos e aumentar suas chances de bons cargos no mercado;
- Acrescentar experiências no seu currículo: Um currículo com boas experiências aumentam a chance de conseguir um bom emprego e o estágio não remunerado possibilita ter contato com uma rotina profissional, mesmo que não tenha realizado algo antes;
- Horas extracurriculares: Se você está terminando a graduação é obrigatório que tenha um certo número de horas para concluí-la e o estágio é uma excelente oportunidade de conseguir essa carga horária.
São vários benefícios que o estágio não remunerado promove, por isso aproveite a chance de conhecer mais sobre o setor de serviço que você mais se encaixa e agregar mais conhecimento na sua carreira profissional.
Como é o contrato de estágio não remunerado
A lei do estágio dirige como devem ser suas modalidades por meio de suas próprias normas. O estágio não remunerado é descrito como optativo para o aluno, mas em casos específicos é obrigatório para cumprir as horas extracurriculares do seu curso de graduação.
Geralmente, o contrato não pode passar das 6 horas diárias ou 30 horas semanais de jornada de trabalho e sua duração é no máximo 2 anos.
No estágio não remunerado suas funções devem ser atreladas com os conhecimentos da área de atuação do estudante, no qual será avaliado semestralmente pelo supervisor de estágio.
O estudante deverá assinar um contrato, chamado TCE, que é um termo de compromisso de estágio, ou seja, o vínculo da instituição de ensino e a organização que está oferecendo o estágio. Neste contrato estarão organizadas as informações das atividades que serão realizadas pelo estudante no estágio, seus possíveis benefícios e a carga horária.
Qual a diferença entre estágio remunerado e não remunerado
O estágio remunerado e não remunerado têm vários aspectos diferentes, mas com o mesmo objetivo em comum que é o aprendizado.
Outra semelhança é que ambos devem ser supervisionados para que o processo de ensino e desempenho sejam avaliados. Veja agora a diferenças nas modalidades de estágio:
- Estágio remunerado: Como o próprio nome já diz, ele possui remuneração, isto é, além da experiência, será possível receber um salário. Contudo, ele não é obrigatório, mas é uma excelente oportunidade de adquirir mais conhecimento, principalmente quando é interligado a formação da graduação;
- Estágio não remunerado: A primeira diferença a ser notada é que ele não disponibiliza uma remuneração, o único ganho recebido será o aprendizado, mas ele é obrigatório para a conclusão da graduação, podendo possibilitar que habilidades sejam desenvolvidas durante a sua atuação. Aliás, ele promove a integração do aluno no ambiente de trabalho. Assim, o estudante conquistará mais experiência e visão ampla sobre sua carreira profissional.