Engenheiro Civil: áreas de atuação mais promissoras.

O engenheiro civil gerencia e desenvolve projetos de construções e reforma de prédios, rodovias, portos, bem como elabora orçamentos, realiza levantamento quantitativo de equipamentos, serviços e materiais de construção, além de executar atividades na área de controle tecnológico.
Dessa maneira, o profissional elabora, coordena e fiscaliza todas as etapas de uma construção, como também, analisa questões relacionadas ao melhor aproveitamento da ventilação local para valorização do imóvel, definição do melhor tipo de solo para as construções, entre outros aspectos.
Quais as áreas de atuação do Engenheiro Civil?
O engenheiro civil pode atuar desde obras de pequeno porte até grandes empreendimentos, como em represas, pontes quilométricas, bem como projetar estruturas e sistemas elétricos, hidráulicos, entre outros.
Dessa forma, nota-se que o profissional engenheiro tem grandes oportunidades de exercer diversas tarefas nas mais variadas áreas de atuação e as principais, são:
- Construção Civil
- Perito em Engenharia
- Segurança do Trabalho
- Geotecnia
- Materiais de Construção
- Saneamento
- Recursos Hídricos e Parte Hidráulica
- Estradas e Transportes
- Gerência de Recursos Prediais
Construção Civil
É a área em que o engenheiro civil é responsável pela realização de projetos e execução de obras, idealizando toda a parte da construção, programação das compras de materiais, coordenação das equipes de trabalho, bem como supervisão de prazos e custos e zelo pelos padrões de qualidade e segurança. Assim, o engenheiro trabalha com foco em todos os aspectos das construções, procurando desenvolver as mesmas para melhor atender o mercado.
Perito em engenharia
O engenheiro civil que atua nesse ramo, analisa possíveis causas de acidentes, determinando se tal fato ocorreu em decorrência de falha estrutural, por algum desempenho incompatível, entre outros fatores. Esse profissional deve ser capaz de avaliar construções em andamento e aquelas que já se encontram prontas. Assim, o trabalho do perito é essencial para determinar se houve má execução ou erro de projeto. Então, a partir das análises, é o perito engenheiro que elabora um relatório e emite um laudo e parecer técnico.
Logo, o engenheiro aponta os deslizes e possíveis riscos que precisam ser corrigidos ou assegura a inexistência de irregularidades e falhas nas construções.
Segurança do Trabalho
O engenheiro civil que opta por esse segmento, precisa estar atento e presente nas obras, pois a sua principal função é fiscalizar os locais de trabalho e se os equipamentos necessários para a segurança dos funcionários estão sendo ofertados de forma adequada.
Logo, é o profissional responsável por averiguar e garantir que as leis sejam cumpridas e que os trabalhadores estejam protegidos.
Geotecnia
O engenheiro civil, por meio da geotecnia, estuda o comportamento e estrutura do solo e rochas, seja para execução de projetos em barragens, diques, estruturas de contenção ou aterros.
Dessa maneira, o engenheiro civil, atua determinando a segurança do projeto, pois analisa as variáveis que indicam a capacidade das estruturas, como também, realiza um trabalho que oferece soluções adequadas do ponto de vista econômico, socioambiental e operacional.
Materiais de construção
O profissional de engenharia civil, é responsável, não somente pela escolha dos materiais de construção para a estruturação da obra, mas também, pelo impacto que tais materiais podem causar ao ambiente. Por isso, o profissional precisa conhecer a respeito dos materiais, seus tipos, aplicações e análises dos seus componentes.
Ainda mais, é um campo de atuação em que o profissional deve verificar a durabilidade e mensuração do custo-benefício de cada material selecionado para as determinadas construções.
Saneamento
É um segmento em que o engenheiro civil atua com políticas públicas ligadas ao saneamento e descarte correto de resíduos, bem como em projetos de exploração quanto ao uso da água e em obras de saneamento básico, como a questão do esgoto, drenagem, água e gerenciamento do lixo urbano e seus sistemas de tratamento.
Recursos hídricos e parte hidráulica
Um campo de atuação em que o profissional fica responsável pela execução, gerenciamento e desenvolvimento de obras de canais, reservatórios, sistemas de irrigação e drenagem, atuando em projetos relacionados ao aproveitamento hídrico, tanto em sistemas urbanos quanto em obras portuárias, por exemplo.
Geralmente, é um segmento em que o engenheiro civil trabalha em conjunto com o engenheiro ambiental.
Estradas e Transportes
É considerada uma ramificação da engenharia civil, onde o profissional engenheiro estará envolvido com a construção de estradas, além do planejamento adequado e a manutenção necessária da operação de redes de transporte, como: rodovias, ferrovias, aeroportos, entre outros, como também a logística de tráfego.
Gerência de recursos prediais
O engenheiro que opta por esse ramo, é responsável por analisar, estabelecer os padrões de qualidade e ocupação do espaço, isto é, faz o aproveitamento máximo de todos os recursos oferecidos para efetuar uma determinada obra.
Principais tendências de mercado para o Engenheiro Civil
A engenharia civil tem grandes possibilidades de atuação, além de apresentar um mercado muito aquecido e com uma significativa demanda por profissionais. As principais áreas em crescimento, atualmente, são:
- Construção civil- Por conta do crescimento do empreendedorismo imobiliário, como a construção de casas e prédios residenciais ou comerciais, a demanda por esses profissionais da área da construção está crescendo cada vez mais.
- Engenharia Sustentável- O conhecimento da sociedade e a preocupação com as ações que impactam a natureza, ocasionou na busca pelo equilíbrio entre a preservação do meio ambiente e o crescimento socioeconômico. Então, profissionais engenheiros e empresas que trabalham de forma mais sustentável, garante um espaço nesse mercado.