Engenheiro Ambiental: áreas de atuação mais promissoras.

O engenheiro ambiental tem uma grande relevância no contexto do desenvolvimento, podendo contribuir para que o mesmo ocorra de forma ordenada e causando o mínimo de impacto possível sobre os recursos naturais, possibilitando assim o alcance da qualidade de vida para a população.
Dessa forma, é um profissional responsável pelo desenvolvimento e implementação de estratégias que contribuem com a preservação do meio ambiente e recuperação de áreas que sofrem, em consequência da ação humana ou má utilização dos recursos ambientais.
Logo, para quem almeja ser um engenheiro ambiental, será preciso obter o diploma emitido por instituição de ensino superior e em seguida, ser registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Quais as áreas de atuação do Engenheiro Ambiental?
O profissional do ramo da engenharia ambiental, apresenta uma rotina de trabalho voltada para análise de problemas e propostas de soluções e pode atuar em diferentes contextos, tanto no setor público como no privado. Geralmente, os principais segmentos de trabalho no mercado, são:
- Controle de Poluição
- Gestão de Recursos Hídricos
- Geoprocessamento
- Saneamento Básico
- Matrizes Energéticas
- Gestão de Resíduos
- Planejamento e Gestão Ambiental
Controle de poluição
É uma área de atuação em que o engenheiro ambiental é responsável pelo setor de fiscalização e análise dos índices de poluição. Assim, o profissional atua orientando as indústrias e empresas a respeito da emissão de gases, descarte de resíduos, qualidade da água, solo, entre outros elementos.
Além disso, os engenheiros ambientais que trabalham em estabelecimentos privados têm a função de adequar a produção de acordo com a legislação ambiental.
Gestão de Recursos Hídricos
O profissional que opta por seguir esse ramo, trabalha com o intuito de garantir a disponibilidade e qualidade da água para os mais diversos usos. Para isso, o engenheiro ambiental projeta e coordena a implantação de vários sistemas de coleta e também de abastecimento de água para que a comunidade tenha acesso.
Além disso, trabalha com redes de captação de água da chuva nos maiores empreendimentos.
Geoprocessamento
O engenheiro ambiental nesse ramo de atuação, avalia o potencial de aptidão ou restrição das terras para agricultura, definindo práticas adequadas de manejo, conservação do solo e água.
Desse modo, junto a geógrafos, o engenheiro ambiental utiliza o geoprocessamento, uma das ferramentas mais utilizadas para conseguir monitorar, por exemplo, cobertura vegetal, uso de terras, níveis de erosão do solo, poluição da água, ar e disposição irregular de resíduos.
Saneamento Básico
Um segmento de suma importância para o engenheiro ambiental, que realiza estudos sobre todos os controles de qualidade do meio ambiente e para isso, utiliza redes de monitoramento e vigilância.
Assim, o profissional que atua nesse segmento é responsável pela fiscalização, manutenção e ampliação de projetos para melhorar o sistema de drenagem e tratamento em estações de esgoto.
Matrizes Energéticas
O profissional engenheiro que segue por esse ramo, trabalha com a pesquisa, elaboração e implementação das devidas soluções sustentáveis, visando a distribuição energética, incluindo, também, o desenvolvimento de projetos de energia renovável.
Gestão de resíduos
É uma área de extrema importância para a saúde pública e o engenheiro ambiental é responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos seja no município ou em empresas.
Também, é o profissional que propõe soluções para redução da quantidade de resíduos que são gerados nas indústrias, organizações, que, por sua vez, contribuem de forma negativa ao meio ambiente.
Logo, o profissional auxilia no adequado gerenciamento dos resíduos sólidos, pois assim evita a proliferação de doenças e torna o ambiente mais seguro e sustentável.
Pesquisa em desenvolvimento sustentável
O engenheiro e demais profissionais que atuam em prol da sustentabilidade, podem executar tarefas que envolvam a pesquisa para o desenvolvimento sustentável da humanidade, atuando no planejamento de reduzir o uso de matérias-primas e produtos e aumentar a reutilização e reciclagem.
Recuperação de áreas
O profissional deve desenvolver e implantar projetos que foquem na recuperação das áreas que estão degradadas ou que sofreram devido a poluição. Logo, a função do engenheiro ambiental é reconstituir os aspectos naturais do local que foi anteriormente degradado.
Planejamento e Gestão ambiental
O engenheiro ambiental que opta por seguir esse ramo, trabalha com o planejamento do uso adequado de recursos naturais, bem como na elaboração de relatórios com informações relevantes a respeito dos impactos ambientais que determinada atividade está ocasionando.
O profissional engenheiro, pode executar suas atividades como assessor em ONG 's, empresas e órgãos públicos, como também, atuar na pesquisa técnica em prol de reutilizar resíduos, reduzir gastos e otimizar os devidos processos.
Principais tendências de mercado para o Engenheiro Ambiental
Com a crescente preocupação dos indivíduos com o meio ambiente e a sustentabilidade, as áreas de atuação no setor ambiental, são cada vez mais frequentes devido ao alto nível de destruição provocada pelas ações humanas.
Por isso, há um aumento da procura por engenheiros ambientais, pois suas áreas de atuação trabalham com o intuito de desenvolver e implementar técnicas e estratégias que são capazes de auxiliar na preservação ambiental.