Mercado de trabalho do Enfermeiro: Carreira, Principais atividades e Mais!

A enfermagem é considerada uma área em que os profissionais se dedicam ao cuidado, com objetivo de promover a qualidade de vida, assim como restabelecer e manter a saúde dos indivíduos.
Assim, o enfermeiro é de extrema importância em todos os segmentos da saúde, pois desenvolve diversas atividades, como atendimento ao paciente, realização de diagnóstico e até a administração adequada de medicamentos.
Logo, o enfermeiro é um profissional valorizado e imprescindível em equipes multiprofissionais em hospitais e clínicas, devido à sua capacidade de trabalhar a favor do bem-estar dos pacientes.
Sobre a profissão de Enfermeiro
A enfermagem começou a se desenvolver no período colonial, sendo marcado pela inauguração dos principais hospitais da época, a Santa Casa de Misericórdia. Assim, esse início marcou a enfermagem no país, pois serviu de base para o desenvolvimento da profissão, que começou a se estruturar no final do século XIX.
Com o surgimento de novas escolas de enfermagem, ocasionou um significativo avanço e regulamentação da profissão, juntamente com as mudanças importantes ocorridas, como a criação do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde, que contribuíram para a valorização da enfermagem.
Perfil do Enfermeiro
O enfermeiro vivencia diversas situações em seu dia a dia, pois precisam lidar com pacientes de diversas enfermidades, necessidades, entre outras características, por isso é de suma importância que o profissional seja dedicado e paciente com o próximo. Também é preciso ter autocontrole em sua rotina de trabalho, sabendo lidar com situações difíceis e desafiadoras.
Também, é essencial que o profissional saiba lidar com pessoas, mantendo um bom relacionamento interpessoal, além de buscar ser empático, se expressando de forma clara e cautelosa, uma vez que precisará lidar com demais profissionais da saúde.
Assim, é preciso que o profissional enfermeiro esteja sempre atento às suas ações, visto que seu trabalho envolve cuidados com o paciente, administração de medicações, dentre outras funções.
Principais atividades do Enfermeiro
O profissional enfermeiro é essencial em todos os segmentos da saúde e por isso desenvolve diversas atividades, como:
- Prestação de assistência ao paciente
- Realização de diagnóstico
- Administração de medicamentos
- Realização de procedimentos
Além disso, as atividades desempenhadas pelo enfermeiro não se restringem apenas a clínicas e hospitais, pois esse profissional também pode ser responsável pela coordenação e supervisão de equipes, gestão de estoque de medicamentos e materiais.
Assim, outras atividades desempenhadas pelo enfermeiro, são:
- Controle da qualidade do trabalho da equipe
- Preparação de escalas de serviço;
- Organização de reuniões;
- Elaboração de relatórios
Assim, observa-se que, as funções do enfermeiro vão além dos cuidados com os pacientes no ambiente hospitalar.
Como se preparar para o mercado de trabalho da Enfermagem
Uma das etapas para se tornar um enfermeiro é cursar o ensino superior no curso de enfermagem, que tem duração de 4 anos e conta com um grande quantitativo de profissionais a cada ano. Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, tem mais de 655.318 profissionais enfermeiros, o que, consequentemente, pode gerar uma certa concorrência.
Porém, o quantitativo de profissionais vem crescendo nas mais diversas profissões e o que fará a diferença é a busca por qualificação, pois a graduação é o pontapé inicial, sendo necessário mais estudos para complementar a bagagem de conhecimentos e conquistar uma carreira consolidada. Assim, é preciso se planejar para realizar cursos, treinamentos, especializações, residências e até mesmo participar de grupos de estudo, dentre outros meios.
Logo, existem diversas áreas que o enfermeiro pode se aprofundar e enriquecer o currículo para encarar o mercado de trabalho, como:
- Enfermagem Obstétrica
- Enfermagem de Urgência e Emergência
- Enfermagem em Nefrologia
- Enfermagem em Cardiologia
- Enfermagem em Centro Cirúrgico
- Enfermagem em Oncologia
Mercado de trabalho para o Enfermeiro
O profissional de enfermagem tem acesso a um amplo mercado de trabalho, podendo atuar tanto no âmbito da saúde pública como no setor privado.
Dessa forma, o enfermeiro possui variados segmentos, isto é, o profissional pode se dedicar às práticas relacionadas à nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, na estratégia saúde da família (ESF), sendo um ramo que mais recebe recém-formados, entre outras.
Além disso, a prática de enfermagem ligada ao empreendedorismo, que tem como característica o atendimento em consultórios particulares, em cooperativas de trabalhadores, eventos ou prestação de serviços mais especializados, vem crescendo e se tornando uma grande oportunidade no mercado de trabalho.
Também, as áreas de assistência em UTI’s, Nefrologia, Gestão e Auditoria na saúde, além do trabalho domiciliar, a Enfermagem de Resgate, Enfermagem do Trabalho, Ensino e Pesquisa Clínica, são os demais ramos que o enfermeiro pode encontrar no mercado de trabalho com boas oportunidades de emprego.
Quanto ganha um Enfermeiro
A média salarial, segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, é de R$ 3092,89, mas não há uma regra, pois a remuneração sofre influência do local e tipo de serviço prestado pelo enfermeiro como, por exemplo, um enfermeiro que ocupa um cargo de gerente, pode ganhar em torno de R$ 7000,00, assim como enfermeiros concursados, que podem ganhar muito mais que a média salarial dos demais profissionais enfermeiros.