Enfermeiro Home Care: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho, atuação e mais!

Uma área flexível para aqueles que desejam trabalhar na área da saúde como Enfermeiros, sem precisar passar pelas longas jornadas de trabalho em um ambiente hospitalar e quer se dedicar especificamente a um paciente, esses são alguns dos grandes diferenciais do Enfermeiro Domiciliar (Home Care).
O que faz um Enfermeiro Home Care?
O Enfermeiro home Care (domiciliar) executa o serviço de prestar cuidados a pacientes acamado ou com pequena autonomia física e cognitiva que precisam e preferem realizar tratamentos e acompanhamentos dentro de suas casas. Uma vantagem considerável para quem busca esse profissional é a menor probabilidade de contrair alguma infecção hospitalar.
Esses enfermeiros atendem em períodos de 8 e 12 horas, mas também podem estar disponíveis para prestar algum serviço de emergência durante todo o tempo. Existem três tipo dentro da modalidade de home care, confira quais são:
- Atendimento domiciliar: atuar direcionando os familiares ou a pessoa responsável por ele a saber como agir;
- Internação domiciliar: promover ao paciente todo cuidado hospitalar dentro do seu lar;
- Visita domiciliar: Acompanhar o desenvolvimento do paciente através de visitas, com o intuito de observar seu estado de saúde e quando é caso de intervenção dar assistência;
Agora veja quais são algumas das principais funções dessa área:
- Verificar as condições domiciliar do paciente e auxiliar na sua rotina;
- Oferecer instruções ao cuidador do paciente;
- Fornecer informações sobre o estado de saúde para os familiares;
- Organizar relatórios do atendimento;
- Administrar os materiais e recursos logísticos do paciente.
Esse auxílio vai contribuir consideravelmente para o bem-estar do paciente assegurando uma melhor qualidade de vida.
Embora o trabalho seja feito como autônomo ou através de empresas que forneçam esse serviço, o profissional é obrigado a manter a ética e o respeito, no ambiente domiciliar ou seja, deixando de fora suas opiniões e crenças para não interferir no seu relacionamento com o paciente. Não há dúvidas que agindo de forma correta e com atenção vai assegurar um ótimo desempenho.
Cabe apontar que o enfermeiro pode avaliar o ambiente no qual o seu paciente está e instruir adaptações quando for necessário, como instalação de barras de apoio no banheiro, cama adaptada, entre tantos outros aparatos.
Mercado de trabalho para o Enfermeiro Home Care
Essa profissão costuma ser ligada ao cuidado com idosos, porém esse profissional também atua prestando serviços a crianças, pessoas com deficiências e doentes crônicos, podendo realizar acompanhamento ou exercendo funções da profissão diretamente com o paciente.
Todas suas atividades necessitam ser feitas de acordo com as exigências do Conselho Federal de Enfermagem, seguindo de forma correta as imposições para a promoção do bem estar.
Hoje em dia a procura por esses serviços está cada vez maior, tanto que existem empresas que possuem uma equipe para oferecer esses cuidados.
São distribuídos principalmente em:
- Home Care;
- Assistência de enfermagem domiciliar;
- Cuidador de idosos;
- Fisioterapia domiciliar;
- Acompanhante para consultas, entre outros.
Vale ressaltar que optar por cuidar dos pacientes em casa ajudará a evitar infecções hospitalares, nesse sentido os serviços de Home Care são ainda mais procurados para manter a segurança do paciente.
Qual é o salário do Enfermeiro Home Care?
Como muitos desses profissionais trabalham de forma autônoma, já que muitos são contratados diretamente pela família do paciente, não existe uma média salarial clara para essa função, isso vai depender diretamente da negociação entre contratante e contratado.
No entanto, existem empresas que possuem equipes especializadas nestes serviços e pagam ao enfermeiro home care,aproximadamente, R$5.567,00 por mês. Dessa maneira muitos que não tem afinidade para trabalhar diretamente no ambiente hospitalar, porém desejam prestar cuidados, essa é uma excelente oportunidade.
Para esclarecer, essas informações foram fornecidas por dados coletados aos funcionários, usuários e anúncios de vagas. Saibam que são valores aproximados e podem ser variados por vários fatores, como o estado, especialidade, as necessidades dos pacientes, horas extras, entre outros.
Como se tornar um Enfermeiro Home Care
Por intermédio da formação de enfermagem que dura 4 a 5 anos, onde aprenderá conhecimentos atrelados a anatomia, fisiologia, imunologia, virologia, atenções primárias e secundárias, terciárias ao paciente tanto física como emocional, finalmente poderá atuar nesse ramo.
É interessante possuir uma especialização ou pós-graduação para ter mais uma noção da área, por exemplo:
- Gestão de Assistência Domiciliar/Home Care;
- Enfermagem e saúde do idoso;
- Enfermagem e Serviço social.
Assim o profissional terá mais domínio e conhecimento da realidade na qual estará inserido, com isso poderá dar o seu melhor.
É visível a importância desse profissional e sua responsabilidade para o acompanhamento do paciente ser o mais tranquilo e benéfico possível, por isso é imprescindível manter se atualizado, procurando aprender novas técnicas e acompanhar mudanças e novidades na medicina.
Habilidades de um Enfermeiro Home Care
Principalmente nessa especialização da enfermagem, existem atributos pessoais que vão auxiliar durante a execução da função, uma vez que o enfermeiro domiciliar vai lidar com uma pessoa específica, ou seja, vai precisar moldar as tarefas e sua forma de trabalhar com a personalidade e a realidade emocional e física do seu paciente. Visto que muitos deles, por estar passando por limitações ou dificuldades, podem estar com o seu emocional abalado.
Desse modo há atributos que podem ser generalizados para o profissional dessa função, que são:
- Ser organizado: vai lidar com o cotidiano e administração de um paciente, com isso deverá desempenhar de forma criteriosa e ordenada;
- Ser atencioso: muitas vezes o seu paciente pode apresentar sintomas diferentes e como também mudanças de humor, acerca disso o profissional precisa agir de maneira devida;
- Agir com discrição e ética: diferente dos enfermeiros do ambiente hospitalar, este estará incluído no dia a dia de uma família, por isso saber agir com respeito é essencial;
- Ser flexível: para saber adaptar sua função e comportamento de acordo com mudanças que possam surgir;
Essas características, juntamente com o conhecimento teórico, ajudará o profissional agir de forma coerente para o ambiente e também contribuirá ainda mais para os benefícios do seu paciente.