Enfermeiro: áreas de atuação mais promissoras.

O enfermeiro é envolvido diretamente com a saúde humana, este profissional se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde dos indivíduos.
Desse modo, é o profissional que realiza um atendimento direto e próximo aos pacientes, sendo responsável por variadas atribuições, como a realização de exames, administração de remédios previamente prescritos, além de coleta de dados para entender o estado de saúde do paciente, entre outras funções desenvolvidas.
Para quem deseja exercer a profissão de enfermeiro é necessário concluir o curso em uma instituição de ensino superior e, posteriormente, obter o registro no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) na região de atuação.
Quais as áreas de atuação do Enfermeiro?
O profissional enfermeiro pode atuar no atendimento de urgência, emergência, em casas de parto, no campo estético, laboratórios e centros de diagnósticos, além de poder investir no seu próprio consultório. Desse modo, o profissional da saúde tem um campo bastante amplo no mercado, podendo atuar em variados estabelecimentos e linhas de cuidado. Assim, as principais áreas de atuação, são:
- Enfermagem Geral
- Enfermagem Home Care
- Enfermagem Pediátrica
- Enfermagem Médico-cirúrgica
- Enfermagem Obstétrica
- Enfermagem de Resgate
- Enfermagem do Trabalho
- Enfermagem Estética
- Enfermagem Oncológica
- Enfermagem Forense
Enfermagem geral
O enfermeiro que trabalha nesse segmento, atua coordenando a equipe que se encontra no plantão, além de poder atuar na parte administrativa, realizando cadastros dos pacientes, examinando e registrando quadros clínicos, entre outras atividades operacionais. O profissional pode atender em clínicas e hospitais.
Enfermagem Home Care
É uma área voltada para a assistência domiciliar, com foco em auxiliar famílias que precisam de cuidados profissionais.
Dessa maneira, o enfermeiro pode atuar com cuidados voltados para crianças, idosos, pessoas com deficiência ou doenças crônicas. O trabalho do profissional da enfermagem é realizar a avaliação, manutenção do quadro clínico e reabilitação dos enfermos, atendendo de forma individualizada às necessidades de cada indivíduo.
Enfermagem Pediátrica
O enfermeiro que escolhe a área da pediatria, auxilia tanto o pediatra como o cirurgião pediátrico a cuidar desse público, realizando pequenos procedimentos e monitorando toda a evolução do quadro clínico no dia a dia.
Além disso, fica responsável pelo monitoramento de sinais vitais, administração de medicamentos em horários prescritos pelo médico, anotação de queixas e atualização de prontuários ao longo da internação.
Assim, o profissional de enfermagem busca assegurar o tratamento dos pacientes infantis, podendo atuar em hospitais, maternidades, clínicas particulares, entre outros estabelecimentos.
Enfermagem médico-cirúrgica
É uma área bastante ampla e lida com variados perfis de pacientes, geralmente o enfermeiro atua juntamente com o cirurgião.
O profissional que atua nesse segmento realiza a preparação do paciente e explica os procedimentos que serão realizados, além de coletar materiais essenciais para a realização de exames, higienização do paciente, entre outras habilidades desenvolvidas pelo enfermeiro.
Enfermagem Obstétrica
O enfermeiro que opta por seguir esse ramo está à frente do cuidado com recém-nascido e a parturiente, isto é, preparando a mãe para o momento do parto, sanando dúvidas e também, prestando apoio emocional além do profissional.
Ademais, o profissional auxiliará a mãe no pós-parto, prestando os primeiros atendimentos, ajudando com a questão da amamentação e orientando familiares e acompanhantes sobre os cuidados que devem obter nesse momento.
Vale destacar que toda essa rotina de trabalho do enfermeiro pode ser realizada em hospitais ou em domicílio, quando se escolhe o regime de parto em casa.
Enfermagem de Resgate
O maior propósito do profissional enfermeiro que escolhe seguir esse segmento é o de salvar vidas nas diferentes situações possíveis. Dessa forma, o enfermeiro trabalha com o atendimento pré-hospitalar, a fim de minimizar os danos que acometeram o indivíduo naquele momento, para que, em seguida, ofereça os primeiros socorros antes de encaminhar o paciente ao hospital.
Os principais locais de atuação do enfermeiro de resgate são as Unidades do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em setores Aéreos ou Marítimos, entre outros.
Enfermagem do trabalho
O profissional atuante dessa área está envolvido com a promoção da saúde dos colaboradores de uma determinada empresa, instruindo em relação ao uso correto dos equipamentos de segurança, ministrando palestras e cursos como forma de conscientização, bem como atuando na análise das condições de higiene e graus de insalubridade do ambiente de trabalho, como também, prestação dos primeiros socorros quando for necessário.
Enfermagem Estética
O enfermeiro que se especializa nesse ramo, realiza intervenções não invasivas ou minimamente invasivas. Assim, os procedimentos que podem ser realizados pelo enfermeiro, são: micropuntura, cosméticos, caboxiterapiacriolipólise, intradermoterapia, micropigmentação, drenagem linfática, entre outras intervenções que são liberadas pelo conselho da profissão.
Assim, tais profissionais podem atender em clínicas de estética ou até mesmo, abrir o seu próprio negócio com foco em oferecer serviços estéticos.
Enfermagem Oncológica
O enfermeiro oncológico presta assistência ao paciente em todas as fases do tratamento do câncer, desde o diagnóstico até durante as fases de tratamento, seja cirúrgica, quimioterapia, entre outras. Ainda por cima, o profissional exerce outras atribuições, como tomar as devidas providências administrativas para a liberação, agendamento e procedimentos de tratamento.
Vale ressaltar que, é um ramo ao qual cria-se um vínculo de muita proximidade e confiança com o paciente e por isso, o enfermeiro também exerce o papel de educador, orientando no que for preciso tanto aos familiares como ao paciente em todas as fases de tratamento.
Enfermagem Forense
A atuação do enfermeiro forense se inicia no atendimento à vítima, familiares e agressor, pois auxiliam as vitimas no tratamento adequado quando ocorre um caso de estupro ou violência doméstica, por exemplo.
Então, o profissional deve acolher as famílias e acompanhar em conselhos tutelares, no auxílio em exames de corpo de delito, entre outras atribuições.
Portanto, o enfermeiro desse segmento pode trabalhar em escolas, comunidade, hospitais no setor de emergência, nos centros de saúde e instituições médico-legais
Principais tendências de mercado para o Enfermeiro
O enfermeiro possui um leque de opções com as mais diversas áreas de atuação no mercado. No entanto, sempre existem aquelas que estão mais em alta na atualidade e são elas:
- Enfermagem estética- É uma área que vem se expandido e isso é devido a procura por parte de homens e mulheres pelo bem-estar, estando dispostos a investir em procedimentos que envolvem o cuidado com a pele e beleza.
- Enfermagem Home Care: Tem se popularizado em diversas regiões ao longo dos últimos anos, principalmente durante a pandemia de Covid-19, por possibilitar o atendimento aos pacientes que apresentam certas limitações, impossibilitando de fazer visitas às unidades de saúde com frequência.
- Enfermagem Geral- Devido à carência que muitos estados do país sofrem pela falta dos profissionais para os atendimentos clínicos e hospitalares, além de muitos outros lugares possuírem um quadro de enfermeiros abaixo da demanda do estabelecimento de saúde, não conseguindo dar o suporte necessário aos usuários.