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Employer branding: o que é, estratégias e mais

Employer branding

Com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se mais imprescindível manter um quadro de colaboradores com talentos e que estão continuamente engajados com a organização e os seus objetivos. 

Dessa forma, o método de Employer Branding é uma excelente ferramenta para implantar esse comportamento na cultura organizacional.

O que é employer branding

A employer branding é uma técnica que busca promover uma perspectiva positiva da empresa, que no português significa "marca do empregador".

 Desse modo, é essencial conquistar uma marca com destaque no mercado, pois diante de um mundo digital onde informações surgem a todo momento, conquistar a sua marca com diferenciais é essencial para uma empresa de sucesso. 

A fim de consolidar de forma positiva a empresa no mercado, métodos de branding estão sendo adotados para reforçar os pontos positivos da organização e atrair talentos para o seu quadro de colaboradores. Além disso, para manter uma boa visão com os fornecedores e clientes.

Assim, ao invés da empresa procurar os melhores profissionais, eles mesmo vêm até ela, por saber que é um ótimo ambiente para o crescimento da sua carreira e construção de um bom networking. Em consequência disso, os funcionários se dedicarão ainda mais para se destacar na empresa e o aumento da produtividade será maior, o que refletirá em um quadro de funcionários com uma alta performance.

O que é employer branding

Qual a importância do employer branding

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, que é a maior rede social de negócios mundialmente, constatou que 75% dos que estão buscando uma vaga de emprego, procuram saber características das empresas antes de se oferecerem para vaga.

Muitos não se submetem a fazer parte de uma empresa na qual ofereça menos do que esperam, mesmo que estejam precisando do emprego. Por isso, é relevante que as empresas cuidem da sua imagem, para atrair esses talentos e facilitar o processo seletivo.

O 4° estudo Latino-americano de Employer Branding, delineou uma comparação entre employee branding e employee experience, para mostrar que empresas que desejam ter sucesso, devem usar recursos nas suas estatísticas, a fim de alcançar um desempenho positivo na sua marca. 

Vale ressaltar que, os colaboradores também valorizam outros aspectos além da remuneração, pois qualquer esforço que a empresa esteja realizando para o crescimento dos seus profissionais, será um incentivo para que o profissional conquiste um melhor desempenho nas suas tarefas.

Além desses pontos que impactam de forma positiva, Veja outros:

  • Redução dos custos no recrutamento;
  • Divulgação espontânea da marca e o seu reconhecimento;
  • Chances maiores de expansão.

Assim, implantar na sua empresa essas estratégias de branding colabora para o crescimento da empresa e a diminuição de gastos.

Melhores estratégias de employer branding

Não importa qual  a estratégia ou método que será estabelecido dentro de uma empresa, caso não seja introduzido de maneira cuidadosa, buscando aplicar corretamente e envolvendo os funcionários, poderá não fornecer os resultados desejados.

Antes de tudo é importante planejar e identificar alguns pontos, confira as melhores estratégias para implantar employer branding em sua empresa:

  • Estabeleça uma estratégia;
  • Analise o quadro atual;
  • Reconheça o perfil desejado;
  • Use o marketing digital a seu favor;
  • Mantenha coesão da sua marca.

Estabeleça uma estratégia 

Antes de tudo é essencial entender como o departamento de RH está trabalhando, se estão buscando melhorar em termos de atrair os melhores candidatos, melhorar o ambiente de trabalho ou está visando organizar a cultura da empresa.

Após isso, é o momento de estabelecer a equipe que  atuará nesse projeto e distribuir suas responsabilidades. O objetivo só será alcançado se todos apresentarem uma mentalidade semelhante de como a empresa é e qual é a sua identidade, para que possam operar em acordo.

Análise o quadro atual

Conhecer quem faz parte da empresa e como os seus colaboradores estão agindo é importante e, principalmente, quais são as suas percepções, pois somente a partir dessa observação é que poderá realizar employer branding alinhado a realidade da organização. Neste ponto tem o objetivo de  identificar quais são os talentos e o que pode ser feito para permanecer na empresa. É importante também considerar:

  • Fatores mensuráveis: remuneração, benefícios, auxílio transporte e etc;
  • Fatores não mensuráveis: Cultura organizacional (liderança, gestão, carreira e etc).

Apresente esses fatores aos colaboradores e questione quais são os mais importantes na visão deles e com base nisso poderá buscar meios para tornar sua empresa como uma referência.

Reconheça o perfil desejado 

Levando em conta a demanda da empresa, veja qual é o perfil estimado para cada cargo, assim será possível definir um grupo alvo para o recrutamento e selecionar o melhor com os conhecimentos e habilidades que aquele cargo específico necessita.

Desse modo, os colaboradores estarão no centro, visto que suas competências vão ser consideradas para estar em uma posição e a consequência será um comprometimento maior na dedicação ao trabalho.

Use o marketing digital a seu favor 

Com o crescimento do meio digital, utilizá-lo como estratégia de employer branding ajuda a empresa a atrair novos talentos e motivar sua equipe, através de práticas como:

  • Usar as redes sociais constantemente e atualizadas de maneira atrativa;
  • Revele o dia a dia da empresa por fotos e vídeos, tanto no feed como nos stories;
  • Apresente a cultura organizacional da empresa;
  • Utilize blogs corporativo e permita que os colaboradores participem da produção de conteúdos;
  • Divulgue depoimentos dos funcionários;
  • Incentive os colaboradores a estarem engajados nas redes sociais.

Mantenha coesão da sua marca 

Mantenha sua marca com elementos harmônicos que traduzem as principais diretrizes e seus principais objetivos. É importante que a empresa seja vista como uma organização de ordem e que trabalhe de forma intencional em suas intervenções. Por isso, é relevante fornecer aos funcionários:

  • Visão e a missão no onboarding;
  • Feedbacks;
  • Transparência.

Assim, evitará que a conduta dos colaboradores seja diferente do que a empresa deseja pregar.