Employer branding: o que é, estratégias e mais

Com um mercado cada vez mais competitivo, torna-se mais imprescindível manter um quadro de colaboradores com talentos e que estão continuamente engajados com a organização e os seus objetivos.
Dessa forma, o método de Employer Branding é uma excelente ferramenta para implantar esse comportamento na cultura organizacional.
O que é employer branding
A employer branding é uma técnica que busca promover uma perspectiva positiva da empresa, que no português significa "marca do empregador".
Desse modo, é essencial conquistar uma marca com destaque no mercado, pois diante de um mundo digital onde informações surgem a todo momento, conquistar a sua marca com diferenciais é essencial para uma empresa de sucesso.
A fim de consolidar de forma positiva a empresa no mercado, métodos de branding estão sendo adotados para reforçar os pontos positivos da organização e atrair talentos para o seu quadro de colaboradores. Além disso, para manter uma boa visão com os fornecedores e clientes.
Assim, ao invés da empresa procurar os melhores profissionais, eles mesmo vêm até ela, por saber que é um ótimo ambiente para o crescimento da sua carreira e construção de um bom networking. Em consequência disso, os funcionários se dedicarão ainda mais para se destacar na empresa e o aumento da produtividade será maior, o que refletirá em um quadro de funcionários com uma alta performance.
Qual a importância do employer branding
Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, que é a maior rede social de negócios mundialmente, constatou que 75% dos que estão buscando uma vaga de emprego, procuram saber características das empresas antes de se oferecerem para vaga.
Muitos não se submetem a fazer parte de uma empresa na qual ofereça menos do que esperam, mesmo que estejam precisando do emprego. Por isso, é relevante que as empresas cuidem da sua imagem, para atrair esses talentos e facilitar o processo seletivo.
O 4° estudo Latino-americano de Employer Branding, delineou uma comparação entre employee branding e employee experience, para mostrar que empresas que desejam ter sucesso, devem usar recursos nas suas estatísticas, a fim de alcançar um desempenho positivo na sua marca.
Vale ressaltar que, os colaboradores também valorizam outros aspectos além da remuneração, pois qualquer esforço que a empresa esteja realizando para o crescimento dos seus profissionais, será um incentivo para que o profissional conquiste um melhor desempenho nas suas tarefas.
Além desses pontos que impactam de forma positiva, Veja outros:
- Redução dos custos no recrutamento;
- Divulgação espontânea da marca e o seu reconhecimento;
- Chances maiores de expansão.
Assim, implantar na sua empresa essas estratégias de branding colabora para o crescimento da empresa e a diminuição de gastos.
Melhores estratégias de employer branding
Não importa qual a estratégia ou método que será estabelecido dentro de uma empresa, caso não seja introduzido de maneira cuidadosa, buscando aplicar corretamente e envolvendo os funcionários, poderá não fornecer os resultados desejados.
Antes de tudo é importante planejar e identificar alguns pontos, confira as melhores estratégias para implantar employer branding em sua empresa:
- Estabeleça uma estratégia;
- Analise o quadro atual;
- Reconheça o perfil desejado;
- Use o marketing digital a seu favor;
- Mantenha coesão da sua marca.
Estabeleça uma estratégia
Antes de tudo é essencial entender como o departamento de RH está trabalhando, se estão buscando melhorar em termos de atrair os melhores candidatos, melhorar o ambiente de trabalho ou está visando organizar a cultura da empresa.
Após isso, é o momento de estabelecer a equipe que atuará nesse projeto e distribuir suas responsabilidades. O objetivo só será alcançado se todos apresentarem uma mentalidade semelhante de como a empresa é e qual é a sua identidade, para que possam operar em acordo.
Análise o quadro atual
Conhecer quem faz parte da empresa e como os seus colaboradores estão agindo é importante e, principalmente, quais são as suas percepções, pois somente a partir dessa observação é que poderá realizar employer branding alinhado a realidade da organização. Neste ponto tem o objetivo de identificar quais são os talentos e o que pode ser feito para permanecer na empresa. É importante também considerar:
- Fatores mensuráveis: remuneração, benefícios, auxílio transporte e etc;
- Fatores não mensuráveis: Cultura organizacional (liderança, gestão, carreira e etc).
Apresente esses fatores aos colaboradores e questione quais são os mais importantes na visão deles e com base nisso poderá buscar meios para tornar sua empresa como uma referência.
Reconheça o perfil desejado
Levando em conta a demanda da empresa, veja qual é o perfil estimado para cada cargo, assim será possível definir um grupo alvo para o recrutamento e selecionar o melhor com os conhecimentos e habilidades que aquele cargo específico necessita.
Desse modo, os colaboradores estarão no centro, visto que suas competências vão ser consideradas para estar em uma posição e a consequência será um comprometimento maior na dedicação ao trabalho.
Use o marketing digital a seu favor
Com o crescimento do meio digital, utilizá-lo como estratégia de employer branding ajuda a empresa a atrair novos talentos e motivar sua equipe, através de práticas como:
- Usar as redes sociais constantemente e atualizadas de maneira atrativa;
- Revele o dia a dia da empresa por fotos e vídeos, tanto no feed como nos stories;
- Apresente a cultura organizacional da empresa;
- Utilize blogs corporativo e permita que os colaboradores participem da produção de conteúdos;
- Divulgue depoimentos dos funcionários;
- Incentive os colaboradores a estarem engajados nas redes sociais.
Mantenha coesão da sua marca
Mantenha sua marca com elementos harmônicos que traduzem as principais diretrizes e seus principais objetivos. É importante que a empresa seja vista como uma organização de ordem e que trabalhe de forma intencional em suas intervenções. Por isso, é relevante fornecer aos funcionários:
- Visão e a missão no onboarding;
- Feedbacks;
- Transparência.
Assim, evitará que a conduta dos colaboradores seja diferente do que a empresa deseja pregar.