Diretor de Arte: função, como se tornar, mercado de trabalho, atuação e mais!

Muitas pessoas desconhecem o trabalho de um diretor de arte, porém ele está presente em muitos momentos do nosso dia a dia. Isso porque com a expansão da internet no nosso cotidiano, a maioria das informações que nos chegam estão em formato de audiovisual e para a produção desse material houve o trabalho de um diretor de arte.
Esse profissional possui um papel fundamental, uma vez que uma boa direção de arte pode vir a inspirar o consumidor e, mais, fazer com que ele interaja com o conteúdo produzido. Portanto, é de suma importância entender sobre essa profissão, desde a sua função, sua remuneração, habilidades e outros tópicos da carreira desse profissional que está tão inserido no nosso cotidiano.
O que faz um Diretor de Arte
O diretor de arte é responsável por desenvolver projetos gráficos, layouts e identidades visuais de acordo com o briefing - documento que registra os dados necessários para a criação de um projeto - desenvolvido em associação com a equipe de planejamento. Também se configura como função de um diretor de arte realizar o acompanhamento da produção de arte final, buscando avaliar se o resultado obtido corresponde com aquilo que foi previamente estipulado.
Basicamente, existem dois caminhos a se seguir nessa profissão: o do meio online e off-line. No ambiente online o diretor de arte é responsável pela criação e execução de layouts para e-mails marketing, sites, banners, etc. Enquanto que no meio off-line esse profissional se dedica à direção de anúncios impressos, como outdoors, e campanhas que são veiculadas na televisão.
É importante destacar que o ramo da publicidade está a todo tempo se reinventando para atrair novos consumidores, sendo assim, o diretor de arte é um profissional que sabe transitar muito bem entre as duas áreas: a online e off-line.
Vale ressaltar que, quando se trata da atuação desse profissional em filmes, a sua responsabilidade é a de criar o conceito visual do filme, orientando toda a equipe envolvida para a melhor execução do longa-metragem. Ou seja, sua função é a de dar tridimensionalidade ao roteiro, isso significa que ele busca extrair ao máximo as ideias do papel e trazê-las para realidade, mediante figurinos, cenários e objetos.
Mercado de trabalho para o Diretor de Arte
O mercado de trabalho para o diretor de arte é bastante atrativo, uma vez que a sua atuação possui espaço em uma série de áreas que trabalham a concepção artística por meio de uma produção audiovisual. A exemplo disso, temos a publicidade, o cinema, a televisão, os games, a própria internet, entre tantos outros.
Além disso, cabe mencionar que o ramo da criação é muito requisitado no mercado publicitário. Sendo assim, para conseguir ter espaço nesse mercado é necessário que o profissional busque de alguma forma se destacar, adicionando habilidades no seu currículo.
Isso porque, por mais que o desenvolvimento da publicidade digital tenha aberto muitas portas, há uma exigência no mundo atual que outras capacidades sejam adquiridas pelo diretor de arte. Para tanto, ele deve estudar e entender o comportamento do consumidor para, assim, estar apto para criar conteúdos que conquistem o público em geral.
Como se tornar um Diretor de Arte
Para se tornar um diretor de arte é fundamental ter em mente que é necessário ter muito conhecimento e bagagem cultural. Além disso, é necessário sempre buscar se inspirar seja por meio de uma formação intelectual, seja através de um estudo independente.
Também é fundamental para a atuação desse profissional saber desenhar e trabalhar em programas gráficos de desenho, como o Illustrator e o Photoshop. Isso porque quanto mais informação e experiência esse profissional buscar, maior será aquilo que ele terá para oferecer nos mais diversos projetos.
Nesse contexto, é interessante que aqueles que desejam seguir essa carreira comecem fazendo cursos ou estágios em sets. Isso porque ao fazer cursos práticos, onde se pode, por exemplo, adentrar em um set de filmagem, se ganha a oportunidade de vivenciar o fazer cinematográfico. Tal fato é imprescindível para enriquecer o repertório desse profissional.
Qual é o salário de um Diretor de Arte
O salário de um diretor de arte varia muito de um trabalho para outro e também depende de outras variáveis como o nível de experiência e a credibilidade do profissional no mercado.
Porém, sabe-se que o piso salarial para essa função em longas-metragens é de aproximadamente R$2.500 por semana, levando em consideração uma carga horária de trabalho de 6 horas por dia.
Quando pensamos na área de direção de arte em agências de marketing, a média salarial de acordo com o vagas.com.br, gira em torno de R$ 3.272,00. Por esse motivo, esse salário pode aumentar para algo entre R$4.000,00 e R$8.000,00 por semana, dependendo da verba que foi destinada para criação do projeto.
É importante destacar que esses salários podem variar de acordo com o local de atuação do diretor de arte. Por exemplo, entre São Paulo e Rio de Janeiro existe uma diferença entre os salários que são praticados. Todavia, é notório que trabalhos de publicidade costumam ser melhor remunerados em comparação a filmes ou séries, que pagam um valor menor, mesmo quando estes se estendem por longos períodos.
Nesse contexto, é essencial que o diretor de arte busque ir se estruturando aos poucos no mercado, a fim de ganhar credibilidade e destaque e, assim, poder negociar melhor o valor dos cachês.
Habilidades de um Diretor de Arte
Para atuar como diretor de arte é essencial possuir ou buscar desenvolver algumas habilidades como a criatividade, a capacidade de trabalhar em equipe e a análise da linguagem comercial. Essa última refere-se à capacidade de se atentar às exigências de cada negócio a fim de promover uma comunicação coerente com o público alvo do projeto.
O diretor de arte também deve ter clareza e ser bem articulado, uma vez que, por vezes, ele terá que explanar sua linha de raciocínio com relação aos objetivos de cada cliente no conteúdo a ser produzido. Ademais, é ideal que a pessoa seja comunicativa, detalhista e proativa, uma vez que mesmo as melhores ideias requerem uma argumentação racional e convincente para ser aceita pelas pessoas envolvidas no projeto. Por fim, é importante que esse profissional busque pensar com as perspectivas do consumidor, da marca ou do design para exercer seu trabalho de uma forma mais eficiente.