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Dinâmica de liderança: o que é, como fazer e mais!

O uso de Dinâmicas de grupo é uma ótima maneira de garantir os próximos gerentes da sua empresa, úteis para aperfeiçoar novos líderes e também capacitar os profissionais já atuantes nessa posição. Tais atividades proporcionam a interação entre a equipe, uma vez que a presença de líderes no local de trabalho é fundamental para o sucesso de uma empresa.

Entretanto, desenvolver as características de um líder, nem sempre é uma tarefa fácil, dessa forma as dinâmicas de liderança são alternativas boas para as empresas que almejam possuir lideranças fortalecidas e bem preparadas, além de proporcionar um ambiente agradável.

Dessa forma, entender quais as principais características de um bom líder, bem como conhecer algumas dinâmicas de grupo são ações fundamentais para incentivar o surgimento de grandes lideranças.

As principais características de um bom líder

Algumas de suas responsabilidades:

  • Definir o clima de um local de trabalho;
  • Motivar os membros da equipe;
  • Cultivar os valores da empresa dentro da equipe;
  • Desenvolver a habilidade de liderança em outras pessoas.

Bons líderes também devem nutrir as seguintes habilidades:

  • Honestidade
  • Ética
  • Compromisso
  • Boa comunicação
  • Capacidades de tomar decisão
  • Prestação de contas
  • Capacidade de delegar
  • Criatividade
  • Empatia
  • Resiliência
  • Inteligência emocional
  • Humildade
  • Transparência
  • Visão
  • Propósito

Melhores dinâmicas para treinamento

Realizar essas atividades sobre liderança pode ser descontraídas e úteis para aperfeiçoar novos líderes e também capacitar os profissionais já atuantes nessa posição. Tais atividades proporcionam a interação entre a equipe. Dessa forma, têm-se abaixo algumas dinâmicas de grupo direcionadas com objetivo de incentivar a liderança:

11 Dinâmicas para testar a liderança

Dinâmica do dos 30 segundos

  • Reúna todos os funcionários e peça que fechem os olhos e lembrem os melhores momentos de suas vidas, sejam descobertas pessoais, conquistas profissionais, aventuras ou momentos com familiares e amigos. Dê a eles um minuto.
  • Em seguida, peça que restrinjam sua pesquisa e busquem a melhor experiência que já tiveram e gostariam de compartilhar, considerando que hipoteticamente teriam apenas 30 segundos restantes de vida. Deixe-os pensar por dois minutos e peça que abram os olhos quando terminarem.
  • Por fim, a última etapa é permitir que eles compartilhem os melhores 30 segundos de suas vidas com os colegas. Peça transparência, honestidade e respeito ao ouvir a história do colega.

Objetivo: permite que os funcionários se conheçam melhor e que encoraja um vínculo verdadeiro.

Dinâmica de todos a bordo

  • Os participantes são orientados a construir um “barco” usando pedaços de madeira, papelão ou qualquer outro material disponível.
  • Todos devem subir no “barco” de uma vez. À medida que os pedaços do “barco” forem removidos, a equipe deve se esforçar para ocupar o espaço cada vez menor da melhor maneira possível.

Objetivo: Esta atividade ajuda a estimular a comunicação, a resolução de problemas e o pensamento crítico.

Campo minado

  • Os participantes são convidados a vendar os olhos de um membro da equipe que deve atravessar uma área repleta de obstáculos sem esbarrar em algum.
  • Utilizando apenas técnicas de comunicação específicas, palavras como “esquerda”, “direita”, “frente” e “ trás”, os outros participantes devem guiar a pessoa vendada por meio do “campo minado”.

Objetivo: é ótima para aprimorar habilidades de comunicação e construir confiança.

Design sem nome (45)

Líderes que você admira

  • Consiste em discutir líderes admirados por cada colaborador, sejam eles conhecidos ou não.
  • A atividade deve ser feita em grupos, já no segundo envolve uma discussão mais ampla e uma apresentação informal no final.

Objetivo: ajuda a definir as características de liderança desejáveis e melhora o vínculo da equipe.

Delegação

  • Separe os colaboradores em quatro grupos.
  • Cada um deve receber um cartão com um conjunto de tarefas diferentes.
  • Cada equipe deve escolher um líder, que só poderá se comunicar e delegar tarefas.

Objetivo: uma dinâmica para desenvolver liderança que trabalha a capacidade de delegar tarefas, além observar quem termina as tarefas no menor tempo possível.

Dinâmica da história contada

  • Separe os funcionários em quatro equipes e distribua aleatoriamente imagens que contam uma única história.
  • Os grupos devem encontrar uma maneira de recriar a sequência da história na ordem correta, embora sejam incapazes de ver as fotos que os outros receberam.

Objetivo: A atividade estimula a comunicação, a tolerância e a paciência.

Dinâmica do desastre de avião

  • Os participantes devem fingir que estão em um avião, que caiu em uma ilha deserta e escolher uma quantidade definida de itens do local de trabalho que acham que seriam úteis para sua sobrevivência.
  • Cada item deve ser classificado de acordo com sua importância e todo o grupo deve chegar a um consenso.

Objetivo: estimular a solução criativa de problemas e a colaboração.

Dinâmica do nó humano

  • Os colaboradores precisam formar um círculo, de modo que toquem os ombros uns dos outros.
  • Cada um deve colocar a mão direita na mão de alguém que está do outro lado do círculo.
  • A mão esquerda deve encostar-se à mão de uma pessoa diferente (não ao lado).
  • Então, os participantes devem tentar desembaraçar o nó quebrado sem soltar as mãos.

Objetivo: é uma ótima atividade para trabalhar comunicação e resolução de problemas.

Qualidades de um líder

  • Escreva uma lista com mais de dez qualidades que um líder deve ter em forma de declarações, como “Eu sou acessível mesmo em momentos de estresse” e “Sinto-me confortável em tomar decisões importantes”.
  • Alinhe todos os participantes lado a lado e leia cada declaração em voz alta.
  • Instrua as pessoas a darem um passo à frente se a declaração se aplicar a elas.
  • Diga que devem estar prontos para explicar por que sentem que possuem essas qualidades.
  • Continue lendo as declarações até todas terminarem.

Objetivo: é uma dinâmica de liderança que auxilia os funcionários a conhecerem melhor a si mesmos, aos colegas e capacidade de liderança.

Desenho guiado

  • Crie pares e peça para que se sentem de costas um para o outro.
  • Dê papel e caneta a uma pessoa e um objeto aleatório para a outra.
  • A pessoa com o objeto deve descrever sem nomeá-lo, de modo que a outra pessoa o desenhe.

Objetivo: é uma atividade ótima para desenvolver habilidades efetivas de comunicação.

Caça ao tesouro 

  • Esta dinâmica de team building exige planejamento, mas pode ser uma ótima maneira de promover habilidades importantes, além de ser bastante interativa.
  • Esconda alguns itens pelo escritório e ofereça prêmios para as equipes que encontrá-los.

Objetivo: ótima atividade para trabalhar o espírito de liderança, ao definir um representante para cada equipe.

Obs.: Ofereça prêmios após a conclusão da atividade.