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Dicas sobre como fazer um currículo: tudo sobre objetivos, habilidades e mais

Como fazer um currículo

É do conhecimento de todos que saber elaborar um bom currículo é um dos primeiros passos para encontrar um emprego. O que provavelmente você nem imagina é que há grandes chances de que seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção de emprego, apenas por causa da aparência, pelo excesso ou até pela falta de informações apresentadas, pois não basta apenas ter experiência e estudo, é preciso saber apresentá-los.

Além do mais, possuir em seu currículo algumas habilidades e competências é relevante durante toda a vida profissional, principalmente durante todo processo seletivo, podendo fazer a diferença entre ser ou não convocado para uma entrevista de emprego.

Certamente não existe um currículo perfeito, mas há um modelo de currículo ideal a ser seguido. Logo abaixo, você verá informações sobre o que é um currículo, dicas de como montá-lo, modelos e mais.

O que é um currículo

Um currículo é um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, suas certificações, nível de educação e quais são seus objetivos profissionais. Será através dele que  o entrevistador poderá ter uma primeira impressão sobre você em um processo seletivo.

Desse modo, é imprescindível que você procure passar a melhor impressão possível, escrevendo qual será o seu objetivo principal para aquela vaga. E, para alcançar isso com maior eficiência, você pode pesquisar sobre a empresa que vai se candidatar, buscando sempre colocar informações importantes e referências que possam te auxiliar.

O que significa a parte de objetivo do currículo

O objetivo profissional deve ser um pequeno texto, de pelo menos uma a duas linhas, na qual o profissional que se candidatou à vaga preencha com informações e detalhes como a área de atuação e suas expectativas profissionais. Logo, preencher o objetivo profissional é obrigatório se você quiser se destacar entre outros candidatos.

Qual objetivo colocar no currículo

Ao escrever o seu objetivo, procure ir direto ao ponto e evitar um texto muito prolixo. Seja específico, um dos maiores erros que muitos cometem é ser genérico no objetivo. As empresas dão valor aos profissionais que têm objetivos claros.

Segue abaixo exemplos de objetivos para se colocar no currículo para cada situação:

  • Exemplo de objetivo de currículo para profissional experiente;

“Com as minhas habilidades comportamentais e a experiência atingida ao longo dos anos, desejo estar em uma empresa em que possa contribuir para o desenvolvimento de projetos inovadores na área de tecnologia.”

  • Exemplo de objetivo de currículo para profissional inexperiente;

“Minha carreira está no início, mas estou em busca de uma oportunidade para demonstrar meu talento e minhas habilidades. Acredito que possa compensar a falta de experiência com dedicação e empenho.”

3 exemplos de frases coringas de objetivo para currículo

Confira alguns exemplos de frases que você pode adaptar para a sua realidade.

  • Procuro uma nova oportunidade para experiências desafiadoras em minha carreira de (acrescentar sua área). Acredito que só assim um profissional pode continuar em constante evolução;
  • Desejo colaborar em um ambiente de trabalho (ou coloque o setor em que deseja trabalhar) onde possa colocar em prática meus conhecimentos em favor da (nome da empresa/organização), objetivando sempre o benefício e o crescimento da organização e o crescimento profissional; 
  • Estou à procura de minha primeira experiência de trabalho após formado em (inclua a formação). Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa.

O que chama mais a atenção dos recrutadores

O que mais chama a atenção dos recrutadores é o próprio conteúdo do currículo. Desse modo, o ideal é resumir e organizar o currículo para que todas as informações importantes estejam bem utilizadas e, ainda, é fundamental que seu currículo esteja realmente personalizado e preparado para a vaga que se  objetiva.

Competências e habilidades que valorizam o currículo

Confira a seguir 12 habilidades e competências que podem fazer toda a diferença e acrescentar na sua carreira e ao seu currículo:

Comunicação 

Empresas valorizam pessoas que sabem se expressar e que conseguem transmitir ideias com clareza.

Foco em resultados 

As empresas valorizam esse foco em resultados, pois significa que o profissional que tiver essa habilidade será capaz de se empenhar para atingir a meta estabelecida .

Liderança 

A capacidade de envolver e motivar as pessoas para atingir as metas da empresa é sempre bem estimada em qualquer área, independentemente do tamanho da empresa.

Autonomia 

São sempre valorizadas nas empresas pessoas que conseguem se organizar com maior eficiência e cobrar de si resultados, além de pensar no que deve ser feito sem que ninguém precise dizer.

Proatividade 

O comportamento proativo tem sido cada vez mais valorizado nos meios corporativos, pois essa competência promove a capacidade do indivíduo de possuir uma visão que esteja à frente dos problemas, sendo que seu principal objetivo é o de encontrar soluções de maneira eficiente.

Inteligência emocional 

Em situações de estresse, a habilidade da inteligência emocional é necessária para lidar com os imprevistos, mantendo o foco e a produtividade.

Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças 

Essa competência muitas vezes aparece até como requisito para determinadas vagas. Empresas necessitam de profissionais que consigam manter a qualidade das entregas mesmo em situações adversas.

Criatividade 

É necessário nutrir a capacidade de buscar soluções não convencionais, ou seja, com criatividade e inovação.

Aprendizado contínuo 

É necessário que profissionais estejam sempre em busca de atualizações, buscando cursos, seminários e livros que ajudem a desenvolver novos conhecimentos. Esses  são destaques para os empregadores.

Colaboração e trabalho em equipe 

É de fundamental importância saber lidar com situações complexas que exigem a participação e envolvimento dos mais diversos profissionais mesmo que cada profissional esteja fisicamente em lugares diferentes.

Comprometimento 

Se você quiser se destacar, precisa ter e demonstrar comprometimento – com a equipe, com a empresa, com os objetivos - e não fazer somente o que for estritamente necessário.

Capacidade de inovação 

Toda empresa precisa inovar ou poderá ficar defasada e para trás. Logo, para inovar, a empresa necessita de profissionais aptos para gerar novas ideias, avaliar riscos, buscar referências. Essa é uma das competências que devem ter grande visibilidade no mercado de trabalho.

Dicas para um currículo

1. Economize na quantidade de dados pessoais

Não é necessário preencher o currículo com todos os tipos de dados pessoais. O possível empregador não precisa saber do seu RG e CPF, por exemplo. Ao invés disso, coloque essas informações:

  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone de contato;
  • Endereço do seu perfil em redes profissionais, como o LinkedIn (se tiver). Evite incluir perfil de redes sociais pessoais;
  • Cidade onde mora;
  • Idade ou data de nascimento (opcional).

2. Especifique uma área de atuação

Após colocar os dados pessoais e antes da descrição de suas experiências e formação, é interessante apresentar uma área de atuação bem definida, com bom destaque e com objetividade. Essa informação deve esclarecer, de modo geral e direto,  com o que você trabalha. Exemplo de informações:

  • Redes Sociais e Publicidade On-line;
  • Recursos Humanos e Gestão de Pessoas;
  • Finanças e Controladoria;
  • Enfermagem e Acompanhamento de Saúde.

3. Descreva sua formação

Espaço para descrever, de forma concisa, seus cursos de graduação e pós-graduação. Faça uso dos seguintes dados e use sempre a ordem dos dados das especializações e cursos, do mais recente para o mais antigo. Exemplo de informações:

  • Modalidade do curso;
  • Título do curso;
  • Instituição;
  • Local do curso;
  • Período do curso (se já está concluído ou ainda em conclusão).

Exemplo:

  • Mestrado em Biologia Marinha – Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) – 2015 (em curso);
  • Graduação em Ciências Biológicas – Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo/SP) – 2011 – 2014.

4. Faça um resumo das suas qualificações

Faça um resumo das suas principais qualificações. Exemplo:

  • Redes Sociais: produção de conteúdos, interação com o público no Twitter e no Facebook, gerenciamento de crises, encaminhamento de solicitações;
  • Publicidade Digital: experiência em publicidade do Google, definição de campanhas, planejamento de custos.

OBS.: Mesmo que sejam informações relevantes, evite colocar uma lista grande de qualificações. Opte por aquelas que têm mais a ver com a empresa onde você está concorrendo  a uma vaga.

5. Capriche na experiência profissional

Essa é uma das partes mais relevantes do seu currículo. Nessa área, você deve expor suas experiências mais atuais e importantes, sendo que a ordem das informações e experiências deve ser, sempre, da mais recente para a mais antiga.

Os dados que devem aparecer:

  • Nome da empresa onde trabalha ou trabalhou;
  • Período em que trabalhou nesta empresa (ou se ainda está nela);
  • Brevíssima descrição da empresa;
  • Último cargo ocupado ou função realizada;
  • Descrição das suas atividades nesta empresa.

Exemplo:

Mídia Digital Ltda. (2011-2015)

Empresa especializada na produção e execução de campanhas de mídias sociais para grandes corporações.

Cargo: Gestor de mídias

Atividades:

  • Gerenciar a produção de campanhas on-line dos principais clientes da empresa;
  • Desenvolver relatórios de produção, com análise crítica e recomendações;
  • Gerenciar equipes de produção de conteúdo (texto e imagens) para veiculação na internet.

6. Cite cursos e outras atividades

Nessa área, aproveite para colocar cursos técnicos, experiências internacionais ou até participação em eventos que possam contribuir para ganhar a vaga, faça uma lista e coloque no fim do currículo. Não é necessário colocar muitos detalhes dos eventos. Apenas, coloque o título, a instituição, o local e a data. Como por exemplo:

  • Curso de formação em monitoria de redes sociais, pelo Instituto Internacional de Mídia. Fortaleza (CE), 2014.

7. Esqueça as fotos e outros recursos gráficos

Não é obrigatório colocar fotos no currículo, salvo em situações em que seja exigido pela empresa. Outro recurso que não precisa ser utilizado, são os recursos gráficos para enfeitar o currículo, como por exemplo as bordas, elementos florais, fontes diferentes, efeitos de sombra e excesso de cores.

8. Observe a linguagem

É de suma importância manter o rigor da linguagem e sem erros gramaticais. Para isso, invista em revisão detalhada de todo o seu currículo.

9. Observe o formato

A diagramação das informações faça utilizando o tamanho A4 – que é o padrão no Brasil – e utilize fontes com pouca diferença de tamanho nos títulos e textos.

10. Entenda que a simplicidade é o melhor caminho

Use palavras simples, não faça uso dos rebuscamentos e da tentativa de “parecer inteligente”. Seja prático e objetivo.

11. A veracidade das informações é fundamental

Quando for se candidatar a uma vaga de emprego, nunca invente informações ou dados e muito menos  tente omitir informações no seu currículo. Segundo uma pesquisa realizada com mais de 300 diretores de empresas no Brasil,  75% já haviam excluído candidatos de processos por conta de mentiras.

Modelo de currículo para te inspirar:

José Silva Cardoso

Vendedor sênior

(11)99999-9999

jose.s.cardoso@email.com.br

linkedin.com/in/josesilvacardoso

Resumo profissional

Profissional de vendas dedicado com mais de 6 anos no mercado. Aumentou em 32% as vendas no último ano. Fui votado vendedor do ano em 2017, concorrendo com mais de 20 outros empregados. Busco aumentar as vendas da Armani com meu ótimo relacionamento com clientes.

Experiência laboral:

Vendedor sênior

Tommy Hilfiger, São Paulo, SP

2015 — presente

  • Votado vendedor do ano da loja em 2017;
  • Aumentei as vendas no último ano em 32% construindo lealdade nos clientes através do cultivo de fortes relacionamentos;
  • Cuidei do serviço ao cliente, incluindo vendas e gerenciamento de inventário.

Conquista principal: desenvolvi um sistema interno de treinamento e compartilhamento de conhecimento, contribuindo para a equipe resolver 96% das reclamações de clientes sem delegar aos gerentes (14% de aumento em 4 meses).

Vendedor

American Outfitters, São Paulo, SP

2012–2015

  • Resolvi dúvidas e reclamações de clientes;
  • Excedi o target de vendas por 5% no meu primeiro ano;
  • Consistentemente, excedi o target de vendas em ao menos 9% nos anos seguintes.

Conquista principal: contribuí para a página local da empresa no Facebook, trazendo 15.000 novos fãs em 6 meses.

Balconista de varejo:

Adidas Originals, Campinas, SP

2010–2012

  • Superei o target de vendas todos os anos em 7% (em média);
  • Aumentei o número de vendas de alguns produtos baseando-me em compras passadas de clientes específicos.

Educação:

Colegial

Escola Fictícia, Campinas, SP

2011

Softwares de vendas

  • Square;
  • Shopify POS;
  • Unicenta;
  • Erply.

Outras habilidades

  • Dedicação;
  • Ótima comunicação;
  • Gerenciamento de tempo.

Cursos e certificados

  • Curso on-line História e Repertório da Moda, Enmoda, 2018;
  • Certificado de vendedor, Instituto de Vendas, 2016.