Mercado de trabalho para o Design Gráfico: carreira, principais atividades e mais!

O designer gráfico desenvolve peças gráficas através de textos e ilustrações com o objetivo de transmitir uma mensagem, ou seja, trabalha com comunicação visual. Por isso, os profissionais da área são dinâmicos e apresentam boa habilidade para gerar imagens através das informações.
Além disso, o profissional com formação em design apresenta boa afinidade com tecnologias digitais, porque é através de programas de computador que a maioria faz edição dos seus trabalhos. Geralmente trabalha em agências de marketing, empresas ou trabalha para si próprio através de parcerias desenvolvendo peças e materiais por demanda.
Sobre o profissional de Design Gráfico
O designer gráfico é o responsável por planejar layout visual para sites, desenvolver anúncios, criar logotipos, bem como produzir animações. Mas além de produzir e criar conteúdos através da tecnologia para ser usado em meio às redes sociais.
Diante do trabalho desse profissional, deve ser levado em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários daquilo que está sendo criado. As produções realizadas por eles, podem ser em meios físicos, apresentadas em livros, cartões, revistas, meios digitais, entre outros..
Dessa forma, o designer precisa manter-se sempre atento ao que o público-alvo para o qual está desenvolvendo o trabalho, precisa e tem interesse, além de estar sempre ativo nas técnicas e produções atuais para que possam engrandecer cada vez mais o seu trabalho, e refinar sempre tudo aquilo que foi aprendido na graduação e cursos.
Perfil do Designer Gráfico
O designer gráfico precisa ter uma boa habilidade e interesse em criar, desenhar e realizar coisas dinâmicas e atrativas. Diante da tecnologia precisa estar sempre atento às atualizações e interesses do público, para que alcance atenção diante do seu objetivo ou da empresa que está lançando algum trabalho.
Trata-se de um mercado amplo com várias áreas de atuação, que varia com a identificação do profissional, bem como a necessidade do meio. O profissional pode atuar em empresas, agências, estúdios, mas também tem a liberdade e o mercado para se tornar autônomo.
O mercado de trabalho está cada vez mais necessitado de trabalhos ofertados como esse, visto que, as pessoas estão cada vez mais influenciadas diante daquilo que vê, e lhe chama atenção. Além disso, como geralmente o design pode estar associado ao marketing, gera ainda mais interesse por parte do consumidor.
Outro ponto super interessante, é que dentro do mercado as artes podem ser feitas para empresas do mesmo segmento, mas de público-alvo diferente, o que já diz muita coisa do que deve ser passado. Mais uma característica é que assim estará presente não só nos aparelhos eletrônicos mas como também, em alguns casos pela cidade, dentro de lojas, até mesmo onde exige um trabalho com o mínimo detalhe.
Principais atividades do Designer Gráfico
O designer realiza projetos gráficos, de acordo com as demandas recebidas. A área de atuação dentro desse ramo tem crescido cada vez mais, diante da necessidade de informações, publicações e elaboração de comunicação visual que chama muito a atenção das pessoas.
O designer quando inserido juntamente a uma equipe de trabalho, forma um grandioso time para destacar qualidade de uma boa marca, produto ou serviço.
Podem-se destacar algumas áreas de atuação como:
- Editoras;
- Jornais e revistas;
- Gráficas;
- Emissoras de TV;
Como se preparar para o mercado de trabalho de design gráfico
Para ser um designer gráfico, é necessário uma graduação com duração de 4 anos. Embora exista também uma opção de tecnólogo com 2 anos de duração para concluir o curso. Durante a faculdade os alunos da área estudam sobre história da arte, técnicas de representação, desenho, estética, dentre outros.
As matérias em geral ensinam diferentes técnicas para criar peças gráficas e audiovisuais, depois o aluno começa ver disciplinas mais específicas. Além da graduação, podem ser realizados cursos de pós-graduação para especialização na área de interesse e aperfeiçoamento, para em seguida ingressar no mercado de trabalho. Mas em relação às pós, fica a critério, não é obrigatório.
Mercado de trabalho para o Designer Gráfico
O mercado de trabalho para profissionais de design gráfico é amplo e conta com muita criatividade e iniciativa, além de ser cada vez mais disso que a sociedade como um todo necessita, desde setores públicos a privados, visto que é a partir do design que projetos e ações podem ser iniciados.
O profissional na área tem atuações de múltiplas escolhas, desde que esteja inserido naquilo que mais se identifica. Com a tecnologia, vem tendo mais independência na profissão e carrega a grande vantagem de, quando não quiser ou puder trabalhar diretamente para algo ou alguém, tem total liberdade para ser autônomo.
Setor público
Os cargos para os designers gráficos no mercado de trabalho, voltado para o setor público são:
- Direção de arte;
- Agências de publicidade;
- Diagramador.
Setor privado
Para o setor privado, o design poderá desempenhar várias funções, até porque dentro desse setor ele pode atuar juntamente com uma equipe, quando se trata de grandes projetos ou empresas, por exemplo. São elas:
- Identidade visual e branding;
- Design editorial;
- Design de animação.
Quanto ganha um Designer Gráfico
Os salários podem variar de acordo com a área escolhida pelo profissional, e a função que o mesmo irá exercer, mas a média nacional é de R$3.020,00, tratando-se de um salário inicial, e com variabilidade da carga horária semanal, que varia em 43 horas de trabalho.
Quando adquirem experiência e mantêm uma carreira consolidada, recebem muito além do valor inicial a depender do cargo e da região em que atua, um diretor de arte pode receber acima de R$ 10.000,00 em grandes agências que trabalham como propaganda, por exemplo. Mas a variação pode acontecer em valores mais baixos quando se trata do porte da empresa como:
- Microempresa: a partir de R$ 2.715,96
- Pequena e média empresa (PME): a partir de R$ 3.040,19
- Grandes empresas: a partir de R$ 4.160,83