Designer Gráfico: áreas de atuação mais promissoras

O designer gráfico é responsável pela criação de layouts e modelos visuais. Além disso, também é um profissional de destaque na tomada de decisões importantes que levam em conta as necessidades do usuário e as demandas dos contratantes, considerando as restrições técnicas, econômicas e aplicando seus conhecimentos de arte e estética.
Desse modo, o designer elabora a identidade visual de uma marca, website, interface de um aplicativo e para isso faz escolhas conscientes, considerando sempre o público-alvo, os objetivos, entre outros aspectos. Assim, trabalham com suas principais competências técnicas, artísticas e criativas.
O designer gráfico também atua na criação de logotipos, marcas, definição da aparência e formato de páginas de revistas, criação de blogs, além do planejamento e desenvolvimento de anúncios, vinhetas para TV, entre outras inúmeras atribuições.
Quais as áreas de atuação do Designer Gráfico?
A profissão do designer gráfico está em constante crescimento e apresenta um leque de opções que geram oportunidades de trabalho em várias áreas de atuação. Desse modo, os principais segmentos para o profissional designer, são as seguintes:
- Design de games
- Animações
- Identidade Visual
- Diagramador
- Diretor de Arte
- Design de Embalagens
- Web Designer
- Design Ambiental
- Design Gráfico para Interface do Usuário
Design de Games
É o ramo que engloba a criação do jogo em si. Ou seja, o design de games atua em todas as fases do projeto de jogos, desde a sua concepção e criação até o seu desenvolvimento e implementação, incluindo a interatividade e jogabilidade para melhor experiência do usuário nas mais diversas plataformas digitais.
O design de um game depende única e exclusivamente das ações do designer, que, por sua vez, precisa se especializar na área, não por uma condição para atuar, e sim por precisar entender como funciona o público que compra as ideias no mundo dos jogos.
Animações
O profissional designer gráfico que atua no setor de animação, é responsável por produzir e dirigir projetos de animação para as mais diversas plataformas digitais de comunicação.
Além disso, trabalha realizando edições audiovisuais, criando cenários e ambientes virtuais, desenvolvendo argumentos e roteiros de animação, criação de desenhos, design de personagens e com a direção de arte de projeto de animação, entre outras variadas atribuições.
Identidade Visual
O designer gráfico trabalha definindo o projeto de identificação visual de produtos, empresas ou marcas. Desse modo, está envolvido em várias etapas que vão desde a escolha de cores, logotipos, fontes utilizadas, frases, ícones, até mesmo missão, visão e valores da marca.
Assim, o profissional trabalha de forma estratégica, sendo importante para se posicionar mais facilmente no mercado e tornar o consumidor mais fiel ao produto ou serviço.
Diagramador
O designer gráfico que atua nesse segmento na web realiza encaixe dos elementos em uma página com o intuito de melhorar a leitura, ou seja, planeja e organiza os elementos gráficos, como fotos, textos e ilustrações.
O profissional auxilia na elaboração de capas, edição de imagens, bem como na produção de tabelas e gráficos, na criação de artes e no desenvolvimento de layouts e folders, entre outras atribuições.
Outra função do diagramador é trabalhar com edição de livros impressos para livrarias, que apesar do avanço da tecnologia, trazendo livros digitais, há uma alta demanda para livros físicos, que necessitam do trabalho do diagramador.
Diretor de Arte
É o ramo em que o designer gráfico pode atuar com a direção de arte de um determinado projeto visual, sendo responsável pela organização do projeto, desde um comercial, filmes de longa, média e curta metragem até uma sessão de fotos, novelas, séries entre outros.
Assim, é o profissional que ajuda a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos e até mesmo figurinos. Normalmente esses profissionais utilizam de ferramentas para colocar as suas ideias em prática. Assim, photoshop, illustrator, after effects entre outras ferramentas auxiliam o designer a construir suas artes.
Design de Embalagens
As empresas cada dia mais investem em suas embalagens. Com isso, o profissional apto para exercer essa função é o designer gráfico, que trabalha buscando maneiras atrativas de informar, isto é, ser capaz de criar embalagens que comuniquem os benefícios do produto e os valores da marca.
Assim, o designer gráfico precisa desenvolver artes para embalagens que realmente funcionem, pois além da criação da arte, definir o material e o processo de impressão, precisa definir também em qual embalagem o produto será comercializado, já que influencia a logística de produção e transporte.
Logo, o designer gráfico que atua como designer de embalagens, precisa entender sobre materiais, formatos, técnicas de planograma, logística, transporte, entre outros aspectos.
Web Designer
O profissional é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de sites, blogs, lojas virtuais, entre outros. Assim, é de suma importância que o designer gráfico que atua nesse ramo, saiba a respeito de tipografia, teoria das cores, usabilidade, performance, etc.
O designer elabora mapas de navegação para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, realiza estudo de uso de cores e aplicações para cada projeto, bem como desenvolve materiais que respeitam a linguagem das redes sociais e garante a correta aplicação da marca, cores, fontes, elementos visuais, entre outras atribuições.
Design Ambiental
O profissional que foca em design ambiental trabalha com o intuito de informar, orientar, identificar e ambientar espaços. Desse modo, são utilizados elementos visuais que ajudam e orientam o público sobre como se deslocar em um ambiente sem dificuldades, necessidade de ajuda ou interpretação errada de informações, por exemplo.
Assim, são implantadas em grandes lugares de acesso, como shopping, museus, supermercados, hospitais, rodoviárias, estradas, entre outros variados estabelecimentos. O design de ambiente mistura segmentos importantes como o design gráfico e a arquitetura criando uma conexão entre os dois segmentos importantes do projeto.
Design Gráfico para Interface do Usuário
UI Design ou User Interface Design, é a área que o designer gráfico pode atuar por meio do estudo do meio pelo qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo, aplicativo ou um determinado software.
Assim, o IU designer trabalha com o equilíbrio do apelo estético com a funcionalidade técnica nas interfaces, que, por sua vez, pode ser feita através de botões, links, menus, entre outros elementos.
Logo, o Designer gráfico que atua como UI Designer pode criar aplicativos de desktop, aplicativos móveis, aplicativos da web e jogos entre outros.
Principais tendências do mercado para o Designer Gráfico
O designer gráfico pode atuar em diversos segmentos de mercado. Há uma alta quantidade de demandas tanto para o ambiente online, quanto para o offline, dentro dos dois meios o designer pode facilmente desenvolver seus trabalhos. Uma ressalva é que no meio digital, esses trabalhos podem ser ampliados, levando em consideração as mais variadas formas de atuação no ambiente online.
Além disso, muitas empresas investiram no marketing digital e campanhas publicitárias para as empresas durante a pandemia, tornando necessária a presença de uma pessoa capacitada no setor de design gráfico para as divulgações online, como anúncios, mídias online, redes sociais, site, entre outros.
Dessa forma, para atender a essa demanda, o mercado de trabalho para o Designer gráfico têm demonstrado um crescimento significativo e, consequentemente, boas oportunidades de emprego.