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Designer Educacional

Designer Educacional: áreas de atuação mais promissoras.

Designer Educacional

O designer educacional exerce dentro de uma instituição de ensino o papel de aperfeiçoar os processos de aprendizagem no ambiente virtual, visando a garantia da qualidade de educação.

No cenário atual, o uso da tecnologia tem sido bastante requisitado nos ambientes educacionais devido aos recursos que podem ser obtidos através dela, portanto o profissional capacitado para atuar nessa área, tem a função de facilitar o processo de educação e aprendizagem por meio dessas ferramentas.

Quais as áreas de atuação do Designer Educacional?

Nos últimos anos, as instituições de ensino têm intensificado a implementação do ambiente virtual para a melhor oferta de suas modalidades. Dessa maneira, tem surgido a necessidade da contratação do designer educacional para a construção e melhoramento desse espaço, utilizando-se de suas competências que incluem: 

  • Interdisciplinaridade
  • Comunicação
  • Tecnologia
  • Designer
  • Teorias de aprendizagem
  • Criatividade
  • Avaliação on-line

As áreas de atuação para o designer educacional são abrangentes, sendo três os modelos mais contratados pelas instituições de ensino para serem gerenciados por eles:

  • Addie
  • Gamificação
  • Empreendedorismo
  • 6Ds

Addie

No modelo Addie, o designer educacional trabalha em fases de estudos e acompanhamentos que consistem na análise para entender o seu público-alvo e os objetivos da aprendizagem, e a partir desses resultados escolherem as plataformas, conteúdos e formas que irão utilizar nesse ambiente de ensino. 

Assim, o designer educacional vai definir estratégias, desenvolver conteúdos e materiais didáticos para o aprendizado, além de implementar plataformas que são úteis para apresentar conteúdos em pauta, bem como atuar na avaliação, onde serão observados os resultados do modelo implementado em determinadas instituições.

Gamificação

Neste recurso, o profissional de designer educacional irá utilizar os jogos digitais e a lógica dos games para contribuir no aprendizado dos discentes, resultando também com o desenvolvimento da inteligência emocional através deles.

Na gamificação, também será trabalhado os pensamentos sistemáticos, para serem usados na resolução de problemas, os quais estarão inseridos dentro dos jogos como desafios, despertando assim também o espírito em equipe.

Empreendedorismo

Nesta área de atuação, o designer educacional deve estar atento a inserção da interdisciplinaridade no ambiente escolar, dessa forma, encontrar meios para contribuir com a formação efetiva de discentes para que consigam planejarem estratégias e resolverem conflitos cotidianos, através de seus conhecimentos de empreendedorismo, que são: 

  • Aprendizado de planejamentos de estratégias
  • Formas de alcançar os objetivos propostos 
  • Desenvolvimento do senso crítico em relação aos problemas e situações e a tomada de decisões rápidas e precisas.

Successive Approximation Model (SAM)

O designer educacional especialista nessa área de atuação, que apropria-se esse modelo nos desenhos de seus cursos, utilizando três etapas:

  • Preparação: na qual vai buscar os conteúdos a serem implementados e as necessidades das instituições. 
  • Design: preocupando-se com a estratégia que dispõe desses conteúdos. 
  • Desenvolvimento: nesta parte, acompanha o andamento do projeto, para verificar os resultados que estão sendo obtidos através dele. Esse modelo é considerado o mais rápido, em relação aos demais utilizados nesse campo, além de ser o mais simples na obtenção de feedbacks e desenvolvimentos de moldes de trabalho.

Portanto, além do uso desse programa, o designer educacional deve ter em mente quais propostas seriam viáveis executar para garantir o resultado que deseja, qual seria a melhor forma de execução e como faria essa análise, para assim garantir uma implementação satisfatória aos alunos.

6Ds

Como sugere o nome, esse modelo é composto por seis etapas, para que o designer educacional inicie a criação da experiência educacional, são elas:

  • Definição dos resultados do negócio;
  • Projeção da experiência completa de aprendizado; 
  • Direcionamento da aplicação;
  • Definição da transferência do aprendizado;
  • Apoio a performance;
  • Documentação dos resultados;

Através da utilização desses processos, o profissional de designer educacional busca extrair os melhores resultados do modelo ao qual está trabalhando, inserindo nos alunos uma nova maneira de pensar, já que o programa acompanha desde os resultados até a documentação deles no processo de aprendizado.

Esse programa tem sido adquirido também por empresas de outros ramos, além do educacional devido o seu objetivo estar ligado a elaboração de programas de treinamento, que visam a obtenção de resultados satisfatórios, através de suas etapas.

Principais tendências do mercado para o Designer Educacional

A profissão de designer educacional, tem sido considerada uma das mais promissoras futuramente, devido à sua importância no aperfeiçoamento dos processos de aprendizagem no ambiente digital, que tem tido bastante crescimento, em diversas intuições de ensino. 

Alguma das áreas de atuação do designer educacional vem se tornando tendência: 

Ensino Híbrido

Nessa metodologia, o profissional irá atuar na integração dos ambientes on-line e presencial, para que os estudantes ganhem mais autonomia na construção do seu conhecimento, acompanhados também da supervisão do professor em ambas modalidades. Assim, é uma área que teve uma grande utilização, devido ao cenário de pandemia, obrigando as pessoas a trabalharem e estudarem no estilo home-office

Para esse método o estudante passa a ser mais responsável pelos seus conhecimentos no processo de aprendizado, obtendo assim uma maior autoria e responsabilidade, além de enriquecer a relação de aluno e professor, que passam a ser visto como uma equipe no percurso de ensino.

Robótica 

A tendência da utilização da robótica para o desenvolvimento do conhecimentos em discentes tem aumentado bastante, pois essa metodologia estimula a criatividade dos alunos durante a criação e o desenvolvimento dos projetos, cabendo ao designer educacional implementar da melhor forma no ambiente de ensino, pois é uma alternativa bastante benéfica para a interação da tecnologia e ciência, além de desenvolver o raciocínio lógico dos estudantes.

Realidade Virtual 

Outra forma, de melhorar o ensino nas instituições, é contratando os profissionais dessa área de designer educacional, para que possam ofertar o recurso de realidade virtual aos seus alunos, visto que este torna as aulas mais imersivas e interativas, consequentemente alcançado uma maior satisfação no aprendizado.

Esse recurso oferece aos discentes a oportunidade de interação em cenários tridimensionais complementares ao conteúdo ao qual o professor esteja lecionando, e é uma forma de aprendizado que pode ser adaptado para diversas situações e áreas de ensino.