Contador: áreas de atuação mais promissoras.

O contador é o profissional que está a frente da rotina de cuidados financeiros, tributários, patrimoniais, econômicos das pessoas, empresas e instituições. Dessa forma, são responsáveis por fazer registros contábeis, análise de orçamentos, custos, entre outras funções.
Então, o profissional contador assume uma posição mais estratégica, podendo auxiliar os gestores na tomada de decisão, ou seja, pode atuar como braço direito do empresário, pois auxilia na escolha de caminhos para o crescimento da empresa.
Vale destacar que, a carreira de contador pode ser adquirido por meio de ensino técnico, mas quem almeja seguir uma carreira mais sólida, deve se dedicar à graduação em ciências contábeis, que possibilita adquirir o título de bacharel e permite o registro profissional no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da respectiva região de atuação.
Quais as áreas de atuação do contador?
O contador é indispensável em qualquer tipo de organização, isto é, podem atender empresas públicas ou privadas de diversos setores, como escolas, comércios, hospitais, como também pode atuar de forma independente, abrindo um escritório e atendendo tanto a demanda de pessoas físicas como jurídicas. Logo, esse profissional é habilitado a atuar em diversas áreas, como:
- Gestão de Empresas
- Auditoria Contábil
- Atuária
- Perícia Contábil
- Consultor trabalhista e previdenciário
- Controladoria
- Analista financeiro
Gestão de Empresas
O profissional contador é responsável por registar firmas após abertura de uma certa empresa e depois do processo de contratação de funcionários, o contador deve realizar contratos de trabalho, realizar o fechamento da folha de pagamentos, calculando possíveis faltas e horas extras.
Por outro lado, quando são empresas pequenas, ficam à frente de questões voltadas para a vida do trabalhador, realizando o cálculo das férias, alterações pertinentes na carteira de trabalho e elaboração dos documentos de rescisão.
Em resumo, o contador que atua nessa área está envolvido com questões financeiras, devendo se atentar a todos os movimentos, desde contas a pagar, fluxo de caixas, até investimentos, empréstimos, entre outros itens. Além disso, são de responsabilidade do profissional, gerar mensalmente o SPED fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) e encaminhar para ser analisado. Esse sistema é criado pelo governo federal, e busca captar informações fiscais e contábeis de qualquer empresa sem a necessidade de envio da documentação em papel.
Auditoria Contábil
O contador que seguir essa área de atuação, será responsável pela exatidão das funções que serão prestadas, pois devem analisar livros de registros, documentos para combater possíveis fraudes na prestação de contas com a Receita Federal.
As empresas podem contratar seus serviços de forma preventiva e o profissional contador deve identificar as irregularidades, quando existir, e emitir um relatório que reúne tanto os desvios encontrados como as sugestões de melhorias e propostas, para que a organização realize as devidas correções e evite a cobrança de multas por parte da fiscalização.
Atuária
O contador que optar por seguir esse ramo, é responsável por analisar os possíveis riscos e atuar no segmento de seguros, calculando premiações e indenizações, podendo também trabalhar no setor previdenciário, efetuando os cálculos de fundo, produzindo relatórios de avaliação e alcance previdenciário.
Também, pode atuar com a capitalização e investimentos, que são voltados para a pesquisa e gerenciamento de fundos de investimentos, atuando como consultor financeiro.
Assim, o contador atuário, além dessas atuações, está apto a trabalhar em gestão de riscos, finanças, perícia, podendo prestar serviços em organizações públicas e privadas.
Perícia contábil
É um segmento privativo do profissional contador, que, por sua vez, participa da elaboração de procedimentos técnicos, com o objetivo de emitir um laudo ou parecer sobre questões contábeis, por meio de exames, vistorias, arbitramento, avaliação, investigação, indagação, entre outros.
Vale destacar que, há dois tipos de perícia contábil, a judicial, onde o contador é nomeado por um juiz quando houver a necessidade de analisar alguma causa e, posteriormente, disponibilizar um parecer reunindo as provas necessárias para subsidiar uma solução do caso.
Por outro lado, o extrajudicial, o contador vai avaliar bens e direitos, além de cálculos de indenizações, venda e compra de empresas, divórcios, partilha de bens, entre outros serviços.
Assim, o contador que trabalha no campo da perícia, é um profissional indispensável para empresas que enfrentam processos e precisam comprovar a sua conformidade.
Consultor trabalhista e previdenciário
O contador nesse segmento, trabalha para garantir os direitos dos colaboradores e explana os deveres das organizações juntamente com seus funcionários. Dessa forma, são responsáveis por elaborar folhas de pagamento, garantir a contribuição dos funcionários, como férias, rescisões e 13º salário.
Para atuar na área trabalhista, o contador deve buscar por atualizações em todos os aspectos das novas leis, também as ações do profissional deve planejar e desenvolver mecanismos que possam auxiliar na garantia do sucesso a respeito das relações de trabalho.
Controladoria
O contador trabalha auxiliando os gestores nos processos de decisão, tanto por meio do controle fiscal como financeiro da empresa. O profissional atua verificando a respeito do planejamento estratégico de crescimento da empresa ou organização.
Então, basicamente, o contador que atua na área de controladoria, fica responsável por analisar padrões estabelecidos juntamente com os resultados alcançados e aponta os possíveis desvios, que, posteriormente são adicionados em um relatório, indicando até que ponto eles estão comprometendo os objetivos estabelecidos pela empresa e sugerem soluções para minimizar os desvios encontrados.
Analista financeiro
O profissional contador que seguir por esse ramo, poderá atuar em empresas de pequeno a grande porte, ficando responsável por toda a análise dos relatórios contábeis e financeiros da empresa que contratar seu serviço.
Também, o profissional pode atuar atribuindo regras técnicas, contábeis e tributárias, executando as devidas projeções para o futuro das finanças empresariais. O contador trabalha em parceria com a equipe da gerência da empresa, pois, os dados analisados serão úteis para decisões futuras em relação a financiamentos, empréstimos, entre outros.
Principais tendência de mercado para o contador
O profissional de contabilidade está presente em vários setores, desde o controle financeiro pessoal até em empresas multinacionais. Nos dias atuais, mesmo com o avanço tecnológico, o profissional contador tem o seu espaço no mercado.
Por isso, as áreas de gestão empresarial, analista financeiro, controladoria, apresentam boas oportunidades de atuação para o contador, devido a busca por análises corretas sobre os investimentos, busca por estratégias de gestão moderna, que auxilia nas escolhas rápidas e assertivas nos negócios e a procura por rentabilidade.
Dessa forma, a atuação do contador é mais que apoiar a abertura de um empreendimento e ajudar a organização a atender os requisitos legais, o profissional contador tem atuação estratégica, que é de suma importância na sociedade contemporânea.