Competências e Habilidades: qual a diferença e mais

Nos currículos normalmente os profissionais leigos colocam suas habilidades e competências como se fossem a mesma coisa, porém, ambas têm significados e aplicações diferentes.
Apesar de serem bastante semelhantes, não significa que são a mesma coisa, por isso é importante saber o que é cada uma e suas diferenças, para que na próxima vez que precisar usar esse termo seja de forma adequada e não errar nas suas colocações.
Além disso, saber identificar pode ajudar o profissional a reconhecer quais vagas necessitam de suas habilidades e como desenvolver competência nelas.
O que são competências e habilidades
Algumas pessoas acreditam que Habilidades e Competências são sinônimos, que significam a mesma coisa. No entanto, são caracterizadas de forma diferente, enquanto a habilidade é mais sobre "o quê" a pessoa é apta para fazer, a competência traz a ideia de "como", ou seja, quais são os processos de desenvolvimento que a levaram a aprender algo.
O que são competências
As competências são conjuntos de habilidades, comportamentos e conhecimentos inter relacionados que se revelam através de uma ação, por exemplo, resultados no trabalho ou qualquer atividade, que podem ser aperfeiçoadas por meio de treinamentos e experiências.
Caso, um funcionário seja promovido à liderança, ao longo do tempo as suas ações vão desenvolver a capacidade de liderar.
Nesse sentido, competências são ações que levam o sujeito a ser capaz de realizar algo com uma certa facilidade. Assim, todo profissional precisa estar atento às suas competências, para encontrar meios de desenvolver e colocar em prática.
O que são habilidades
São qualidades que ajudam o sujeito a realizar determinadas ações, sendo características que podem auxiliar o profissional na execução das suas atividades.
As habilidades podem ser desenvolvidas durante a jornada, uma vez que experiências vão sendo amontoadas e novas formas de ações serão praticadas.
Dessa maneira, um editor pode não ser um bom comunicador, contudo, ao decorrer do seu cotidiano será preciso se comunicar com sua equipe. Ao passo que, essa habilidade pode ser aperfeiçoada e incorporada nas suas qualidades. Então, não é porque você não tem uma certa habilidade que será impossível desenvolvê-la. Desse modo, se encontrar os meios corretos, conseguirá introduzi-la em suas características.
Exemplos de Competências
Como foi dito anteriormente, as competências são capacidades em que as pessoas podem desenvolver determinado trabalho. Então, por exemplo, se uma pessoa cozinha bem, decorrente disso irá praticar ao ponto de, além de obter a habilidade, possuir a competência para realizar. Veja outros exemplos de competências:
- Liderança;
- Inteligência Emocional;
- Adaptabilidade.
Liderança
Se o profissional está em uma empresa e suas ações mostram a competência de se tornar um bom líder, poderá ser escolhido para ocupar o cargo, e antes disso o RH avaliará suas habilidades, que podem o tornar competente para se desenvolver como um autêntico líder.
Inteligência emocional
Algumas pessoas têm mais facilidade em lidar com suas emoções do que outras e por causa disso se tornam preparadas para enfrentar situações de estresse. O profissional quando está executando seu trabalho e encontra estratégias para contornar o obstáculo, provavelmente, ao longo do tempo sua competência emocional será bem maior.
Adaptabilidade
Algumas pessoas são mais sociáveis do que outras por causa da sua característica flexível. Quanto mais são expostas a ambiente que requer uma certa flexibilidade em suas ações, mais adaptabilidade podem obter. Nesse sentido, a capacidade em agir em equipe mesmo sendo interdependentes em alguns casos e a sabedoria para lidar com conflitos, mostrará que o profissional pode se acomodar em diferentes situações unindo as habilidades de todos em pró de algo.
Nem sempre todos irão desenvolver todas as competências, mas é importante conhecer quais são as suas para reconhecer as funções que mais necessitam delas.
Exemplos de Habilidades
Habilidades denotam como uma pessoa possui certas qualidades que a ajudará a desempenhar algo. Mas, certas habilidades quando não exercidas ao decorrer do tempo, pode não apresentar competência para realizar. Abaixo está alguns exemplos de habilidades:
- Boa comunicação;
- Autonomia;
- Criatividade.
Boa comunicação
Há aqueles que são extremamente comunicaveis, conseguem passar uma mensagem sem muito esforço ou timidez e sua oratória, na maioria das vezes, tem uma facilidade de convencimento e de atração do receptor.
A habilidade de comunicação traz enormes benefícios tanto para vida pessoal quanto profissional, conseguindo se destacar e resolver dilemas quando aparecem.
Autonomia
Aqueles que conseguem ser proativos e não necessitam constantemente de comandos para fazer algo são os autônomos, isto é, dificilmente vão precisar do incentivo ou pedido de alguém para realizar uma atividade, pois no momento que percebem que têm alguma função que precisa ser realizada, prontamente irão executar sem necessitar do pedido de outra pessoa.
Criatividade
Têm pessoas que possuem maior facilidade para criar algo e ser criativas sem nenhum esforço, sendo uma das habilidades mais desejadas, porque inovações na maioria das vezes, advém de pessoas criativas que conseguem ser férteis na sua imaginação para criar algo e transformar.
Ao decorrer das suas experiências e dos momentos que colocam em prática essa qualidade potencializam ainda mais a habilidade.
Na maioria das vezes os indivíduos não apresentam as mesmas habilidades, isso não significa que uma pessoa é melhor do que a outra, pois cada um possui características diferentes e podem ser usadas em atividades opostas e cargos distintos.