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Competências de liderança: o que é preciso para ser um líder no trabalho

Competências de liderança

O mercado de trabalho é e sempre foi concorrido, buscar uma melhor qualificação por diversas vezes será um diferencial e tanto, procurar capacitação para se autodesenvolver será benéfico em qualquer área profissional pretendida. Seja como for, para se manter no cargo conquistado é importante se aperfeiçoar e ser inovador,  naquela linha de “hoje quero ser melhor que ontem, e amanhã  quero ser melhor que hoje” continuadamente, isso nunca será prejuízo, só evolução.

Liderança é uma das competências mais buscadas pelas empresas, e dentro do pacote de “líder”, estão diversas competências que você precisa ter para ser um excelente líder, o mais desejado e eficiente, sem o qual  os empregadores não poderão viver sem, ou pelo menos quase isso. Tornar-se indispensável para o cargo pelo qual você lutou para conseguir, um líder nato, é algo almejado por todos.

As competências mencionadas são aquelas advindas de habilidades soft skill, se ainda não sabe, leia aqui  soft skills valorizadas pelo mercado, tudo está entrelaçado, com o objetivo de se desenvolver o máximo que puder. Já entendeu como é essencial não apenas liderar, mas saber com precisão o que fazer para obter resultados incríveis. Venha ler aqui quais são essas habilidades citadas e como desenvolvê-las.

Características da competência de liderança

As competências de liderança são aquele conjunto de habilidades que você deve ter para ser um bom líder, um bom gestor. Essas habilidades geralmente são as soft skills, fazem a sua imagem, sua profissionalização como gestor ascender da maneira que você nunca imaginou ser possível. Essa história de um bom líder tem que ser temido ou tem que ser muito amado, são coisas que não servem para busca de gestores atuais. 

O mercado de trabalho atual busca alguém que tenha pulso firme, mas que também tenha empatia para entender que pressão em funcionário apenas o estraga, não o melhora de maneira alguma. Que saiba a hora de agir, de motivar e de chamar a atenção, que dê a sensação de liberdade para o funcionário, ao passo que saiba exatamente que o espaço dado é apenas para perder a tensão, para haver uma espécie de conforto.

Se você ainda não sabe quais são essas competências,  em seguida estão listadas algumas essenciais para um líder. 

Competências de liderança mais valorizadas pelas empresas

Comunicação

Um líder comunicativo é um líder popular, é um líder carismático, resumindo, é um bom líder. Nessa era em que vivemos com muitas plataformas de comunicação, a falta de interpretação de texto ou até mesmo os ruídos de comunicação podem prejudicar o bom desempenho de uma equipe. Por isso, é essencial saber se expressar ao contar uma ideia ou fazer um pedido, esse é um ponto indispensável para esse cargo. Se quer ser um bom líder e acha que não se comunica bem, é interessante investir em um curso de oratória.

Especializar-se é um investimento, tem que colocar na cabeça que isso será feito para você, não para qualquer outra pessoa ou organização, apenas pelo bem da sua carreira. Invista em você e não se arrependerá nem por um minuto. 

Já dizia o psicólogo Viktor Frankl, considerado o Pai da Logoterapia: “O sucesso, como a felicidade, não pode ser buscado: ele deve ser um resultado, e isso só ocorre como o efeito colateral da dedicação de alguém a uma causa maior que si mesmo”.

Motivação

Outra competência de um bom líder é a motivação, um excelente líder motiva seus “funcionários” de maneira que eles entendam que os objetivos dos dois são cruzados. O autor Fred Kofman é certeiro em afirmar que liderança é o “processo pelo qual uma pessoa (o líder) suscita o comprometimento íntimo dos outros (seguidores) a cumprir uma missão em sintonia com os valores do grupo”.

É exatamente assim que deve ser, motivar seus liderados a buscar sua realização entra em sintonia com os valores da empresa, sempre mantendo os funcionários com desejo de avançar mais e mais, de modo que a empresa também saia vencendo dessa história.

Delegação

Em uma gestão mais moderna, é importante você saber delegar tarefas a sua equipe, porque eles se sentem parte e mais valorizados no seu ambiente organizacional, fazendo assim com que os colaboradores participem de forma mais ativa nos processos organizacionais. No entanto, é preciso ter um bom planejamento na delegação, alinhando demandas com as competências de cada um..

Criatividade

Atualmente, o mundo pede que você seja criativo, que não faça mais do mesmo, que crie caminhos que façam você ser admirado por gerar ideias inovadoras. Pensar rápido, de forma eficiente e de maneira criativa fará com que sua imagem na empresa se destaque e ganhe simpatizantes; com isso, também fará com que o seu poder de influência aumente significativamente. 

Confiabilidade

E uma das mais importantes  competências que um líder deve ter é, sem dúvida alguma, fazer com que confiem nele. Não adianta ser inovador se as pessoas não confiam na sua maneira de agir, pois automaticamente não irão querer ser geridas por alguém não confiável, e essa confiança será conseguida através de bons resultados. 

É claro que se você for um líder comunicativo, motivador, um bom delegador de funções, inovador, mesmo assim só será de fato aceito como um ótimo gestor quando demonstrar excelentes resultados exatamente da maneira como age no gerenciamento das pessoas.

Feedback

Um bom líder dirá o que está errado quando necessário, mas um líder excelente dará feedbacks positivos também, conversará com sua equipe sobre os pontos positivos e negativos, fará com que se sintam dispostos a melhorar e não se sentirem mal com resultados abaixo do esperado. O líder com esse pacote de competências conseguirá tirar de letra toda e qualquer situação inesperada.