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Comissário de bordo: o que é, função, salário e mais!

O Comissário de bordo ou comissário de voo é aquele que zela pela organização e segurança em viagens aéreas. Esse profissional realiza diversas funções que vão desde direcionar as pessoas, auxiliar na disposição das bagagens, servir os alimentos e bebidas, a transmissão de informações de segurança, até em caso de situações inesperadas, na qual de um pouso de emergência ou despressurização, esses profissionais serão capazes de realizar as medidas necessárias, a fim de garantir a segurança dos passageiros.

Diversas habilidades são imprescindíveis para executar tal função, como possuir boa comunicação, autocontrole, raciocínio rápido, agilidade, boa observação e alta capacidade para resolver problemas.

Desse modo, é de suma importância analisar o que faz, como se tornar, qual a remuneração, quais os desafios para se tornar um comissário de bordo, bem como as habilidades que esse profissional deve desenvolver, pois vai muito além oferecer o serviço de bordo. E ao final, têm-se 7 dicas para atuar nessa área.

Quais as funções do comissário de bordo?

As funções de um comissário de bordo vão muito além do que servir um lanche com café. O comissário de bordo, durante a viagem aérea, é um agente de segurança encarregado por garantir a segurança, o bem-estar, o conforto e, por fim, manter a ordem entre os passageiros.

Esse profissional deve estar preparado para o inesperado, uma vez que em caso de um pouso de emergência ou despressurização, todos os profissionais são capazes de realizar as medidas necessárias, com intuito de garantir a segurança dos passageiros.

O que é necessário para se tornar um comissário de bordo?

O primeiro passo é fazer curso de comissário de voo, em uma escola certificada pela ANAC. Dentre as exigências do curso, o aluno deve ter concluído o ensino médio e ter completado 18 anos. Atualmente, no cenário brasileiro, diversas escolas oferecem o curso nas modalidades presencial ou semipresencial.

Sendo que, o custo investido no curso teórico pode variar entre R$800,00 e R$1.300,00 e possui duração de três a seis meses. Alguns dos módulos abordados:

  • Conhecimento Gerais de Aeronaves;
  • Regulamentação da Profissão de Aeronauta;
  • Primeiros Socorros e Saúde;
  • Emergência, Sobrevivência e Segurança.

O aluno precisará realizar alguns exames médicos específicos, que atestem sua capacidade física e psicológica para executar a profissão. O nome do documento que atesta essa capacidade é o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) e possui o custo de aproximadamente R$500,00.

Passado a conclusão do curso teórico de comissário de bordo e com o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), o próximo passo é realizar o treinamento na selva. De modo que, os aspirantes/alunos a comissários são inseridos em situações similares às de um pouso de emergência na mata e no mar. Serão colocadas em prática as técnicas de sobrevivência, que foram estudadas no curso teórico:

  • Execução de primeiros socorros;
  • A busca por água e alimento;
  • Habilidade de montar abrigo, acender fogueira;
  • A capacidade de identificar animais peçonhentos e plantas venenosas;
  • Técnicas para extinção de fogo também serão praticadas.

Esse treinamento tem duração, em média, de 24 e 48 horas. O custo dessa fase pode variar entre R$300,00 e R$500,00.

Após a fase da experiência na selva e da aprovação na prova teórica da escola, agora você precisa ser aprovado na "banca da Anac”, que consiste numa prova teórica dos assuntos estudados durante o curso de comissário. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 70% das questões em cada módulo e o custo para realizar essa prova é de R$280,00.

Ao final de todas essas etapas aprovadas, receberá, finalmente, o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT). Esse certificado reconhece que está apto a se candidatar a vaga de comissário de bordo nas companhias aéreas nacionais.

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Como funcionam os processos seletivos?

Inicialmente, é possível cadastrar-se em alguns sites para a vaga desejada, caso esteja aberta para candidatura, já outros sites permitem que deixe seu cadastro para o banco de reserva. 

As empresas contratantes, geralmente, aplicam provas online como de português, raciocínio lógico e língua estrangeira, antes mesmo da etapa presencial. Sendo que a algumas empresas podem solicitar a gravação de um vídeo, na qual são respondidas perguntas selecionadas.

Após a aprovação nos testes online, a próxima etapa ocorre presencialmente e, geralmente, em São Paulo ou Brasília. Essa etapa presencial, na maioria das empresas é aplicada às provas de português, geografia, raciocínio lógico e assuntos teóricos do curso de comissário, além da prova oral de idioma, dinâmicas de grupo e simulações de situações a bordo.

Infelizmente, os candidatos que não foram aprovados durante o processo, deverão respeitar um prazo de carência que varia entre 6 meses e 2 anos para tentarem a vaga novamente naquela empresa.

Quanto ganha um comissário de bordo?

A remuneração de um comissário de bordo pode variar. Sendo que, o salário é constituído de diversas variáveis, como por exemplo, qual a empresa aérea, tempo de empresa, número de horas voadas, adicional noturno e a função exercida, se é comissário auxiliar ou comissário chefe de cabine. Segundo o portal Glassdoor, a remuneração média, respectivamente, de um comissário de bordo da Latam, Gol e Azul é de R$6.453,00, R$5.672,00 e R$4.651,00.

7 Dicas para quem quer ser comissário de bordo

Conheça as empresas aéreas

É fundamental conhecer as companhias aéreas que operam no Brasil, bem como informações como nome do presidente, destinos atendidos, equipamentos operados, missão, visão e valores da empresa, entre outras informações pertinentes.

Aprenda um segundo idioma

É imprescindível possuir um nível de fluência em outro idioma. Algumas companhias podem até oferecer ao candidato a opção de escolher entre ser avaliado em inglês ou em espanhol, porém outras avaliam somente o inglês.

Dedicação

Isso independe se terá curso presencial ou semipresencial, ou até mesmo caso se matricule na melhor escola do Brasil ou na mais simples, lembrem-se que você é responsável pela sua formação.

Nunca é tarde

Lembrando de que não existe idade máxima para trabalhar na área. A ideia de que a profissão é somente para pessoas mais novas é mito e não condiz com a aviação atual.

Façam amizades

É sobre a aplicação do networking na vida profissional e na aviação não é exceção. Esteja aberto a conhecer novas pessoas, conversar e trocar experiências. Faça parte de grupos no Facebook e no Whatsapp de alunos, candidatos e profissionais.

Aproveite as oportunidades

Participe de outras seleções para vagas além da de comissário. Por exemplo, uma vaga como agente de check-in, é uma ótima oportunidade para entrar em uma companhia aérea e, depois, fazer parte de uma seleção interna.

Desenvolvam os atributos que as companhias buscam

Almeje desenvolver tais competências como a habilidade de serem comunicativos, pacientes, simpáticos, que tenham a facilidade de se adequarem a diferentes situações e que demonstrem autoridade.