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Humanas

Mercado de trabalho de Coach: carreira, principais atividades e mais!

Mercado de trabalho de Coach

Com a pandemia muitas pessoas começaram a repensar sobre vários aspectos de suas vidas e com isso a procura por profissionais capacitados que lhes auxiliassem a alcançar seus objetivos pessoais e/ou profissionais aumentou. Como também, nunca se ouviu falar tanto sobre esse profissional como agora.

A palavra Coach vem do inglês e significa treinador, instrutor. Então um Coach nada mais é que um profissional habilitado e capacitado para adotar meios, processos, ferramentas e técnicas que possam auxiliar as pessoas a atingir seus objetivos e tirá-lo da sua zona de conforto.

Se você deseja seguir essa área e quer saber um pouco sobre o mercado de trabalho, as principais atividades, continue a leitura. 

Sobre a profissão do Coach 

Diferente do que muitos pensam, um coach não é psicólogo, ele é um profissional que dá suporte ao seu coachee (cliente) para mudar uma determinada situação, algo que esteja gerando um incômodo, mas sem impor sua opinião, e sim ajudando o cliente na tomada de decisão sem que o medo, a insegurança, os sentimentos interfiram, ou seja, ajuda a ter mais confiança. 

Ele faz isso através de uma análise mais aprofundada com o intuito de entender quais são os aspectos positivos e negativos que afetam o seu coachee, para que através de suas técnicas ele possa modificar o pensamento, as atitudes do seu cliente e assim gerar ações mais positivas. 

Sendo assim, essa é uma profissão séria, que gera um impacto na vida das pessoas e é muito importante para o aprimoramento da inteligência emocional de uma pessoa ou de uma equipe. 

Perfil do Coach 

Para ser um bom coach você precisa começar por si mesmo, através do seu autoconhecimento, do seu desempenho pessoal e profissional, ter clareza dos seus objetivos, também deve saber atuar com ética, integridade e coerência. Mas além disso, você precisa aprimorar ou desenvolver algumas habilidades importantes, como:

  • Escuta ativa
  • Habilidade em fazer perguntas
  • Gostar de pessoas
  • Habilidade de captar além do que está sendo dito
  • Boa comunicação
  • Flexibilidade

É importante também que consiga atuar sem impor, opinar e julgar, já que seu papel é, basicamente, ser um facilitador para as respostas e não ser um conselheiro, assim como é preciso saber lidar com as emoções do seu cliente. 

Principais atividades do Coach

Um coach vai estimular o seu cliente através de ferramentas, técnicas, materiais teóricos, alguns exercícios práticos e algumas perguntas, que irão auxiliá-lo a atingir seu objetivo, seu crescimento. Lembrando que, de um coach não se deve esperar respostas prontas, afinal o objetivo dele é fazer com que você mesmo enxergue o seu potencial. 

Todo esse processo de coaching vai ocorrer de forma sigilosa, através de sessões, as quais podem ocorrer semanalmente, mensalmente, com duração de um ou duas horas, isso será definido em comum acordo entre os dois.

Coach: como se prepara para o mercado de trabalho

Atualmente no Brasil não se exige um curso específico para atuar como um Coach, já que esta profissão ainda não é regulamentada, por isso é comum encontrar profissionais de diversas áreas atuando como Coach. Porém, essa falta de norma, gera uma preocupação, pois acaba permitindo que pessoas atuem sem a devida capacitação. 

No entanto, existem duas formas para você se tornar esse profissional, ou através de pós-graduação nessa área, que devem ser ofertadas por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) ou através de cursos livres que existem, muitas das vezes ofertados até mesmo por outros Coach, mas também por várias instituições privadas, as quais oferecem cursos de coaching básicos e específicos, tanto na modalidade presencial como a distância.

Mercado de trabalho para o Coach

O número de profissionais qualificados está em crescimento no Brasil, comparado ao ano de 2016 houve um aumento de 174% de coaching oferecendo serviços, pois como já foi citado, essa área permite que pessoas atuem sem formação específica, e a tendência é aumentar cada vez mais. 

Além disso, foi possível observar na pesquisa da International Coach Federation que o mercado dessa área movimenta US $2,8 bilhões/ano, quando comparado a 4 anos atrás houve um aumento de 21%, sendo que 6,7% são provenientes da América Latina.

Como as pesquisas mostram, é uma área com bastante crescimento e com um leque enorme de atuações. Como as principais categorias de coach no mercado de trabalho, temos: Life Coaching e Business Coaching.

O Life Coaching é voltado para o desenvolvimento pessoal, tendo vários nichos de atuação nessa área, como: 

  • Coaching Familiar
  • Coaching de Relacionamento
  • Coaching Financeiro
  • Coaching Espiritual
  • Coaching de Emagrecimento

Já a categoria “Business Coaching” é voltado para o desenvolvimento de empresas e profissionais, tendo vários nichos de atuação, como:

  • Coaching de Empreendimento
  • Coaching de Vendas
  • Coaching de Equipes
  • Coaching Corporativo
  • Coaching de Carreira

Além dessas duas categorias existe a “Self Coaching”, que  é um autocoaching, onde você irá se potencializar tanto no âmbito pessoal como no profissional, ou seja, você vai vivenciar esse processo de coaching. 

Quanto ganha um Coach

No Brasil a média salarial de um Coach é de R$: 4.211,00, mas esse valor pode ser maior ou menor dependendo do nível de experiência. Geralmente inicia-se ganhando cerca de R$: 2.390,00 podendo chegar até R$: 6.500,00 por cliente ou até mais.   

Cada sessão de Coaching pode custar em média de R$300,00 a R$700,00, o valor pode depender do tempo de experiência profissional, do quão requisitado esse profissional é para o mercado de trabalho, como também do nicho de atuação.  

Geralmente são realizadas cerca de 10 sessões por cliente no processo de Coaching, podendo até ser mais, isso vai depender do objetivo, sendo assim é possível ganhar um dinheiro com essas sessões.