Carteira de trabalho on-line: Como fazer a sua

Com os avanços tecnológicos novas coisas vão surgindo e facilitando a vida da população. Uma delas é a carteira digital, não veio para substituir a carteira de trabalho de papel, sua finalidade é contribuir com o acompanhamento do trabalhador com os seus contratos empregatício.
Não há dúvidas que a carteira digital é uma das maneiras que o empregado pode saber como anda seu vínculo com a empresa e ainda tem acesso aos vínculos passados. Para te ajudar a criar sua carteira digital, aqui está o passo a passo de como conseguir.
O que é carteira de Trabalho
A carteira de trabalho foi criada em 1932 e seu primeiro nome foi CTPS (Carteira Profissional) no governo de Getúlio Vargas. Pelo que se sabe o intuito de criá-la foi para regulamentar a vida do trabalhador urbano.
Naquele momento o Brasil estava iniciando suas atividades indústrias e até o momento só existia a Carteira de Trabalhador Agrícola. Após a sua criação, o trabalho na indústria ou comércio teve sua própria regulamentação, facilitando os trabalhadores a terem direitos trabalhistas e previdenciários.
Mas o que consiste a Carteira de Trabalho?
É um documento que comprova o vínculo empregatício, tendo algumas informações da experiência profissional, como:
- Seu cargo;
- Data de admissão;
- Férias;
- Salário.
Além de outras informações que exemplificam sobre o emprego. Sendo um documento obrigatório e deve ser preenchido toda vez que o vínculo se rompe ou quando um novo é realizado, também deve ser utilizado para serviços temporários ou terceirizados.
Vantagens que a carteira digital trouxe
Hoje em dia é possível ter sua carteira de trabalho digital pelo aplicativo concedido pelo governo. Em 2017 já tinha, porém só em 2019 ela passou a ser considerada como uma alternativa, tudo isso através da Lei da Liberdade Econômica.
A lei teve o objetivo de diminuir a burocracia de alguns processos e facilitar a liberdade de empreender no Brasil, além disso contribui para acelerar o processo de digitalização e também tornar as informações trabalhistas mais acessíveis.
Toda essa mudança facilitou a vida do trabalhador, pois com a física muitas vezes tinha que estar solicitando uma segunda via do documento, quando não tinha mais espaço a ser preenchido ou até mesmo por perda.
Em questão do benefício para as empresas é que não é mais necessário ter que ficar pedindo ao colaborador sua carteira e muitas vezes por uma grande demanda a empresa acabava perdendo alguma carteira.
Desse modo, a carteira de trabalho digital trouxe benefícios para ambos os lados. Confira mais vantagens:
- O processo é realizado na internet, sem precisar se locomover;
- Fica pronto mais rápido;
- É grátis, não paga nada para fazer a sua;
- As informações estão sempre disponíveis (férias, salário e outros vínculos);
- Não corre risco de perder o documento por amassar ou ficar molhado;
- Vai te acompanhar em todos os lugares.
Diante de tanta facilidade e conforto que a carteira digital oferece, não há dúvidas que é uma boa oportunidade para diminuir suas preocupações. Pois, muitas vezes deixa em um lugar e acaba esquecendo e quando tem a necessidade de ver algo importante, fica desesperado a procura da Carteira de Trabalho e quando certos ocorridos acontecem não precisa se preocupar, já que no seu celular tem o aplicativo da carteira digital que pode ser acessado a qualquer momento.
Como fazer sua carteira digital
A carteira digital funciona através de dados do governo com informações encaminhadas pelo empregador via um sistema chamado eSocial, basicamente estão os dados do contrato de trabalho, anotações de férias, décimo-terceiro, entre outros. Para ter a sua carteira digital não precisa pagar absolutamente nada. Veja como ter sua carteira digital:
Instale o aplicativo ou acesse o site oficial
Pode ser adquirido através do aplicativo ou pelo site oficial, com o aplicativo é necessário fazer o download no Play Store (Android) ou App Store (iPhone) e pelo site através do link https://servicos.mte.gov.br/spme-v2/#/login.
Entre na sua conta
Ao entrar no aplicativo na tela inicial ou no site, coloque seu CPF e clique em "Continuar". Se já tiver se cadastrado em algum serviço digital do governo, vão solicitar sua senha, caso seja sua primeira vez, será direcionado a preencher os campos com suas informações pessoais. O cadastro também pode ser realizado no caixa eletrônico do Banco do Brasil ou na Caixa ou em alguma unidade do Ministério da Economia;
Confirme suas informações pessoais
Na tela vai surgir algumas perguntas sobre os seus dados, como: nome da mãe;
Data de nascimento e caso esteja tudo correto é só clicar em confirmar. Após isso será possível visualizar cacos básicos sobre seus vínculos empregatícios;
Confirmar os vínculos empregatícios
Logo vai aparecer sua carteira digital e será solicitada novamente uma segunda confirmação de identidade e sobre seus contratos anteriores, como nome do último empregador, ano do último contrato e se recebeu benefícios INSS nos últimos 5 anos, entre outras coisas.
Após analisar tudo confirme na opção confirmar.
Quando finalizar todo esse processo terá sua carteira digital disponível no aplicativo ou no site. Algumas pessoas têm a dúvida se podem jogar fora sua Carteira de Trabalho antiga, é recomendável ainda permanecer com ela, pois é um documento e em alguns casos demorar para aparecer de forma completa sobre anotações como férias ou décimo terceiro. Além disso, a carteira digital não pode ser usada como documento para ser apresentado, sua finalidade é ajudar o colaborador acompanhar seus contratos de trabalho