Carta de demissão: o que é, para que serve e mais

A carreira profissional é construída através das diversas experiências e, às vezes, para melhorar o desenvolvimento profissional, é necessário partir para novos desafios. Mas, para isso, é preciso solicitar demissão do trabalho que está no momento.
Muitas pessoas acabam sem saber como fazer isso sem parecer estarem sendo ingratas pela oportunidade de trabalho durante todo o tempo que precisou. Por outro lado, sabemos que é preciso partir para novos desafios e crescer na carreira.
Confira a seguir as melhores dicas que vão te ajudar a pedir demissão, você saberá como escrever e expressar sua gratidão pela sua trajetória profissional na empresa. Acompanhe!
O que é uma carta de demissão e para que serve?
Como a relação de trabalho é dotada de regras do mundo jurídico, a carta é necessária quase sempre quando você decide pedir demissão do seu emprego atual, e é por esse motivo que ela é regida por algumas normas. A empresa precisa saber documentadamente que o empregado realmente tem a intenção de sair do emprego por iniciativa própria, já que esse fato tem o poder de influenciar muita coisa.
A carta servirá como meio de comprovação, caso seja necessário, que você de fato pediu demissão, a contagem do prazo de aviso-prévio e a data em que foi formulado o pedido são itens essenciais.
Como pedir demissão
Avise com antecedência
Se você deseja sair da empresa em que trabalha, precisa avisar com antecedência, essa é uma das regras. Isto porque você precisa cumprir aviso-prévio, já que a empresa ficará desfalcada com a sua saída, dessa forma necessitando de um tempo de preparação para colocar outra pessoa no seu lugar.
Informe os motivos que te fizeram pedir demissão
É importante você dizer por que está saindo da empresa. Se você não teve qualquer problema, deixe claro que o motivo nada tem a ver com a organização em si, e sim com a sua hora de partir para outros caminhos, tentar novas coisas e ideias. Também é importante agradecer o tempo que passou na empresa e o aprendizado que levará dela.
Formalize seu pedido de demissão
Deixe claro durante a escrita da carta que é um pedido de demissão, seja transparente, objetivo. Essa é a última etapa do seu pedido, a formalização dele.
O que deve ter na carta de demissão?
Obrigatoriamente a carta deve conter:
- sua identificação;
- a quem endereça;
- a data do pedido;
- a contagem do aviso-prévio, definindo que cumprirá o aviso;
- a formalização do pedido de demissão, bem claro;
- a data que aconteceu o pedido e o local;
- sua assinatura.
Existem diversos modelos formais e informais, mas tem que haver sempre esses dados. O aviso-prévio você decide se irá cumprir ou não, e na carta deve deixar isso claro.
Modelo 1: Carta de demissão simples, com aviso-prévio. Aqui entrará tudo que está mencionado acima, porém de modo bem mais objetivo e claro, dizendo que cumprirá o aviso prévio.
Modelo 2: Carta de demissão simples, sem aviso-prévio. É igual à anterior, com a diferença de que, nesta, você deixa claro que não cumprirá o aviso.
Modelo 3: Carta de demissão informal, com aviso-prévio. Nela estará tudo que está predeterminado acima com a diferença de que, aqui, você lista coisas mais pessoais sobre o motivo da sua saída.
Modelo 4: Carta de demissão informal, sem aviso-prévio. O mesmo da anterior, mas deixando claro que não cumprirá o aviso-prévio.
A carta de demissão é ou não é obrigatória?
A resposta para isso é sim, a carta é obrigatória. Isso porque é um documento comprobatório de quem foi que partiu a “ideia” de sair da empresa. E, para a empresa, isso é extremamente importante, já que a rescisão contratual feita pelo empregado é totalmente diferente da que é feita quando a demissão é pela empresa.