Calculadora de ponto: o que é, como funciona, como calcular e mais!

Realizar o acompanhamento e cálculo da jornada de trabalho dos funcionários é uma das atividades fundamentais, que faz parte da rotina diária profissionais de recursos humanos (RH) e departamento pessoal. À vista disso, ferramentas como a calculadora de ponto é usada nesse processo para facilitar a tarefa.
A calculadora de ponto é uma ferramenta online que serve para realizar o cálculo do total de horas trabalhadas, através dela é possível inserir horário de entrada, saída e pausas de um funcionário, durante todos os dias da semana, e no fim, fazer a soma das horas trabalhadas.
Dessa forma, compreender o que é a calculadora de ponto, qual a importância de calcular as horas trabalhadas dos colaboradores, entender se a calculadora de ponto de sites online é confiável, algumas formas de calcular o ponto de um funcionário, bem como quais as vantagens de utilizar um software para calculadora de ponto serão facilitadores nesse processo de registrar as informações dos funcionários da empresa.
O que é calculadora de ponto?
A calculadora de ponto é uma ferramenta online que serve para realizar o cálculo do total de horas trabalhadas, através dela é possível inserir horário de entrada, saída e pausas de um funcionário, durante todos os dias da semana, e, no fim, fazer a soma das horas trabalhadas.
Qual é o objetivo da calculadora de ponto?
O objetivo principal da calculadora de ponto é auxiliar a realizar a soma das horas trabalhadas, isto é, o cálculo da jornada de trabalho de um colaborador. Essa é uma ferramenta que proporciona de forma mais simples e ágil de um gestor ou profissional de RH ou DP fazer a soma do tempo de jornada de trabalho dos colaboradores. E ela é utilizada, geralmente, por empresas de pequeno porte, na qual ainda não possuem condições de implementar um software moderno de gestão de ponto.
Qual a importância de calcular as horas trabalhadas dos colaboradores? É fundamental para manter uma relação de transparência no trabalho ao apresentar um panorama sobre a atual produtividade da empresa e, principalmente, cumprir as leis trabalhistas.
Torna-se uma empresa que se preocupa com a garantia dos direitos dos seus trabalhadores. No Brasil, a jornada de trabalho deve ser de até 8 horas diárias, podendo chegar a 10 horas com o acréscimo de até 2 horas extras e para seguir esse controle e está dentro da lei, é imprescindível calcular e controlar a jornada de trabalho. Além de observar as faltas, atrasos, horas extras e saídas antecipadas dos funcionários, possibilitando uma análise sobre o desempenho.
Quais os riscos de não controlar a jornada de trabalho na sua empresa? Segundo o Artigo 74 da CLT, todas as empresas com 20 funcionários ou mais precisam fazer o registro do ponto:
“§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”.
Caso sua empresa não realize o controle da jornada de trabalho e receba a visita da fiscalização, poderá receber uma multa administrativa que vai desde R$ 40,25 até R$ 4.025,33, em decorrência ao desrespeito às regras da CLT, e o valor dessa multa pode ser dobrado em casos de reincidência, resistência ou desacato.
Além dessas multas, a ausência do registro da jornada de trabalho pode elevar as chances do seu negócio receber processos trabalhistas, a ausência desses registros está entre os principais motivos responsáveis em decorrência de causas trabalhistas, sendo a grande parte relacionada a questões de horas extras ou de adicional noturno.
Calculadora de ponto de sites online é confiável? Os sites que fornecem a calculadora de ponto online não fornecem garantia ou confiabilidade, a respeito da qualidade dos dados que são apresentados. Ou seja, não são 100% confiáveis, logo as calculadoras de ponto de sites online devem ser uma das últimas opções que um gestor de RH deve optar para usar na sua empresa.
Formas de calcular o ponto de um funcionário
Atualmente, existem diferentes maneiras de realizar o cálculo de ponto com a jornada de trabalho do funcionário. Entretanto, a legislação trabalhista do Brasil não determina um tipo específico para o registro e o cálculo das horas trabalhadas, então pode ser realizado de forma manual, através de planilhas e pelo Registro Eletrônico de Ponto (REP) ou até software.
Manual É o modelo mais tradicional, conhecido como Livro de Ponto, geralmente é usado por empresas de pequeno porte, e consiste em realizar o registro dos horários de ponto de forma manual em um livro.
Possui baixo custo para implantação, e o livro pode ser encontrado pronto para venda em livrarias, com espaços para inserir informações do colaborador, horário de entrada e saída, pausas, almoço e assinatura do funcionário.
Porém, é um modelo de registro muito suscetível a falhas, pois é o próprio trabalhador quem faz o seu registro, ou seja, pode ter erros, fraudes, rasuras ou divergências de informações.
Planilha
O uso de planilha para o cálculo das horas já é um pouco mais moderno quando comparado ao modelo manual. Em planilhas eletrônicas, é possível calcular as horas trabalhadas dos colaboradores de forma automática, facilitando a complexidade do processo e conseguindo abarcar todos os funcionários da empresa. No entanto, ainda continua sendo um trabalho manual e burocrático.
REP
Uma das formas seguras de registrar e calcular o ponto será através do O REP que significa Registro de Ponto Eletrônico. Esse formato faz o registro por meio de um relógio de ponto cartográfico, na qual o funcionário faz o registro de suas entradas e saídas em um relógio com um cartão individual.
Uma das principais desvantagens desse modelo: demanda mais tempo de trabalho do RH e Departamento Pessoal, pois as informações de jornada de trabalho dos cartões precisam ser transferidas de forma manual.
Quais as vantagens de utilizar um software para calculadora de ponto?
A forma mais prática para calcular a jornada de trabalho dos colaboradores é por meio de um software de gestão de ponto. A seguir benefícios de usar um software para calculadora de ponto:
- Tratamento do ponto fácil - o software centraliza as informações necessárias em um único lugar, simplificando e agilizando os processos.
- Maior eficiência para os setores de RH e DP - os setores de recursos humanos e departamento de pessoal conseguem ter uma visão com informações atualizadas sobre a jornada de trabalho dos colaboradores.
- Maior transparência no ambiente de trabalho - O cálculo de ponto por meio de um software traz mais transparência para a relação de trabalho, já que o próprio funcionário faz o registro e consegue ter o acompanhamento das informações registradas, por exemplo, é possível enviar atestados médicos, justificativas de horas extras ou atrasos.
- Maior agilidade no fechamento da folha de pagamento - ele fica encarregado de fazer ações que poderiam ser manuais, como o cálculo das horas e a coleta da assinatura dos colaboradores.
- Menor chance de erros de cálculo - um software de gestão de ponto ajuda a resolver esse problema de erros, já que todos os cálculos necessários são realizados de forma automática e inteligente pelo sistema.
- Menor risco de processos trabalhistas - Fazer o cálculo e o registro de ponto de forma correta através de um software reduz a chance de a sua empresa sofrer processos trabalhistas relacionados a esse assunto.
Dessa forma, tanto a empresa como o funcionário terá tudo organizado e provas legais sobre o registro de jornada de trabalho.