Bancário: função, como se tornar, habilidades, mercado de trabalho, atuação e mais!

Todos os bancos podem direcionar um bancário para ser o responsável por várias funções e a dinâmica de um banco, sua presença se torna importante para o funcionamento deles. Vai estar à frente de rotinas como a abertura de contas, pagamentos e entre outras.
O que faz um Bancário
Devido a globalização várias funções foram se modernizando e ampliando sua forma de trabalho, e com a função do administrador bancário não foi diferente. Anteriormente sua função era restringida somente às rotinas de pagamento, saques, atendimento ao cliente, aconselhamento financeiro, análise de empréstimos, crédito, venda de produtos, investimentos, seguros e consórcio.
Atualmente os bancários desempenham outras funções ligadas ao marketing, contabilidade e informática, por esse motivo muitos desses profissionais são graduados nessas áreas.
Como em toda profissão há atividades comuns e permanentes dela, o administrador bancário possui funções determinadas para ele, como:
- Administrar rotinas de prospecção e fidelização de novos clientes;
- Abrir contas;
- Prestar consultoria financeira, em operações de crédito pessoal;
- Auxiliar na recuperação de crédito, financiamentos, consórcios e investimentos;
- Gerenciar a equipe e analisar seus indicadores de desempenho e eficiência comercial;
Mercado de trabalho para o Bancário
Um dos melhores salários está para profissionais dessa área, por isso é uma das mais procuradas e desejadas. Um diferencial do administrador bancário é que pode atuar de várias maneiras no banco, desse modo, está disponível para ele a gerência-geral, setor de recursos humanos, comercial e marketing.
Aqueles que visam a gerência-geral vão precisar passar por alguns processos até chegar ao cargo esperado, assim vai conhecendo a dinâmica do banco, uma vez que ao chegar à gerência geral possuirá um maior conhecimento e experiência da maioria das funções e realmente poderá compreender e administrar cada uma.
Existem duas formas para ingressar na carreira de bancário: Pode ser através de um programa de estágio ou vaga de emprego ofertada pelos bancos privados ou passar em um concurso para ser efetivado em um banco público
É notável que a tecnologia está revolucionando praticamente todos os setores e com o bancário não seria diferente, muitos hoje recorrem ao celular para suas resoluções com a agência bancária. Isto é, todos os bancos hoje em dia possuem aplicativos para os seus clientes e lugares para resolução de dúvidas e pedidos.
Só que não significa que a figura humana não será mais importante para esse setor, mas é preciso adquirir cada vez mais habilidades e propor novas estratégias para lidar com essa nova nomenclatura e entender melhor o perfil e o desejo dos clientes.
Qual é o salário do Bancário
Independente da média salarial em toda profissão existem fatores que determinam a remuneração desses profissionais.
Na de bancário o que diferencia mais é a instituição. Confira a comparação de salário entre um banco público e outro privado:
Na Caixa Econômica Federal o salário é de R$4.547,00 e esse valor é baseado no relatório de salários de administrador na Caixa Econômica Federal, no qual os valores são informados pelos funcionários no site x.
Já o salário do maior banco privado do Brasil e a maior instituição da América Latina é o Itaú, o salário do bancário é de 3.863,00, um pouco menor comparado com a média salarial dessa profissão que é R$4.243,00.
Esses profissionais além de serem responsáveis, na maioria das vezes, por gerenciar o atendimento ao público e os pagamentos de contas, o bancário possui uma gama de atividades administrativas dentro do banco.
Como se tornar um Bancário
O pré-requisito principal dessa área é possuir o ensino médio completo, essa exigência é mais comum em bancos públicos, como os da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil. Já os bancos privados escolhem profissionais mais qualificados, os quais possuem pelo menos uma graduação. Já para a contratação de estagiários buscam os que estão cursando administração, direito, marketing, comunicação, tecnologia da informação, contabilidade e até mesmo os dos diferentes setores da engenharia.
Alguns cargos nessa área vão exigir domínio de alguma língua estrangeira e um certo conhecimento sobre economia, atualidade, legislação, raciocínio lógico e matemática.
Frequentemente essa profissão é muito visada em consequência da faixa salarial e dos benefícios como planos de saúde, vale-refeição, alimentação, entre outros. Além disso, trabalhar em um banco oferece uma maior estabilidade e se seguir os preceitos da instituição sua permanência é certa.
Habilidades de um Bancário
Como em diversas profissões, apenas o conhecimento básico não garante uma boa performance. Para se tornar um ótimo profissional é preciso ter outras habilidades específicas e aprofundadas .
Conforme isso, existem alguns traços nos quais ajudam a se destacar, como:
- Liderança
Já que vai estar em um cargo no qual precisará lidar com determinadas situações e direcionar as melhores soluções para os seus liderados. Essa habilidade é uma das mais importantes.
- Comunicação efetiva
Em áreas como essa a escrita e o domínio verbal vai ajudar em negociações com clientes ou parceiros e de gerir a equipe realizando apontamentos com mais precisão
- Bom relacionamento
Uma instituição deve estar atenta às vontades e necessidades do cliente, para isso é importante desenvolver um bom relacionamento com eles, a fim de conquistar a fidelidade do cliente.
Além dessas características o profissional precisa conhecer bem os requisitos para saber desenvolver cada atividade e principalmente possuir habilidades com análise de dados para orientar os próximos passos de acordo com suas estratégias.