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Avaliação

Avaliação de desempenho: o que é, tipos, importância e mais

O que é avaliação de desempenho

Diante de uma sociedade que os processos estão acelerados é importante que a empresa esteja acompanhando os acontecimentos e se adequando a eles, para alcançar bons resultados é necessário uma equipe alinhada.

Por isso, se faz considerável a avaliação de desempenho, como uma forma de avaliar o nível de efetividade dos colaboradores no trabalho, além da oportunidade de identificar talentos, entre outros objetivos que podem ser atingidos por meio dela.

O que é avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma técnica para compreender se os funcionários estão atendendo o que é exigido deles ou se o seu desempenho está acima, essa observação acontece a partir de uma análise de hard skills e soft skills, basicamente percebendo as habilidades técnicas e comportamentais.

De tal maneira que, possa elaborar um plano estratégico que seja conforme a urgência do funcionário ou equipe, para visualizar se é necessário um treinamento, promoção, bonificação ou até mesmo um desligamento.

Essa prática é uma excelente aliada da empresa, já que vai revelar os pontos fortes e os de melhoria do funcionário e, também, da sua equipe. É importante perceber quais são os pontos a serem aperfeiçoados e os processos necessários, um facilitador para isso é a avaliação de desempenho que contribui para esse panorama. 

O que é avaliação de desempenho

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho

Os objetivos mais visados nessa prática são o desenvolvimento, melhoria e a inovação. Geralmente, são esses três pontos que acarretam mais cobranças no profissional ao se tornarem metas.

Desse modo, a  avaliação de desempenho vai auxiliar no acompanhamento do progresso dos colaboradores e assim saberá quais são as intervenções que precisam ocorrer. Veja algumas delas: 

Metas de desenvolvimento

São direcionadas ao crescimento profissional ou pessoal. É nelas que serão identificados potenciais do profissional e assim poderá aprender a usá-las para sua promoção e na concretização das competências-chaves.

Metas de melhoria

Correspondem às correções do desempenho, ou seja, quando ocorre os relatórios apontando a performance, vão avaliar quais são os padrões incoerentes com o esperado, ao passo que o RH vai inspecionar o avanço dos indicadores.

Metas de inovação

Basicamente é a criação de novas funções para um aumento na produtividade, é um fator decisivo para o crescimento de uma empresa, pois com as acelerações no mundo é importante buscar meios de acompanhar e as empresas são frequentemente cobradas a promover inovações.

Meta smart

Após a escolha das metas de desenvolvimento, melhoria e inovação é importante visualizar outro fator, para assim estabelecer níveis de requisitos aceitáveis. A metodologia smart contribui para o estabelecimento de como as metas devem ser:

  • Específicas, ser detectadas e individualizadas;
  • Mensuráveis, possam ser qualitativas;
  • Atingíveis, ser alcançadas e elaboradas dentro da realidade do colaborador;
  • Relevantes, sejam realmente necessárias para empresa;
  • Definidas no tempo, sejam organizadas dentro de um prazo.

Quando esses cinco fatores são os norteadores da avaliação de desempenho, possibilita  promover uma facilitação para o alcance do objetivo, além de saber que as expectativas estão de acordo com a realidade.

Tipos de avaliação de desempenho:

Esses tipos de avaliação tem o objetivo de analisar a performance individual ou coletiva, a partir do:

  • Comportamento;
  • Respeito às normas;
  • O valor agregado pelo profissional.

Há diversos outros pontos que também podem ser avaliados. No entanto, esses são os mais comuns, pois oferecem a possibilidade de estabelecer relatórios, treinamentos, políticas de fortalecimento da cultura empresarial mais próximo da realidade que a empresa necessita.

Portanto, é através dele que mudanças e inovações podem ocorrer, uma vez que os gestores saberão melhor como a dinâmica do profissional e da equipe está acontecendo. 

Matriz 9 box

Normalmente nomeada Nine Box, é uma ferramenta de desempenho e potencial, muito utilizada nas empresas para um melhor planejamento de mudanças no quadro de colaboradores ou também para o desenvolvimento de mudanças.

Dessa forma, é importante para promover uma gestão de pessoas mais qualificada, conforme a realidade da organização, contribuindo para ser um medidor para contratação de um novo profissional ou até mesmo fazer mudanças no quadro de funcionários, como substituir alguém e nomear novos líderes.

Portanto, a Matriz 9 box auxilia na avaliação dos talentos do negócio, por meio de uma análise do desempenho para descobrir novos potenciais.

Autoavaliação de desempenho

Essa é uma das armas mais potentes para uma equipe madura e envolvida que almejam melhores resultados, também é uma maneira de fazer com que os colaboradores estejam mais engajados nos processos de crescimento.

Consiste em uma autoavaliação, estimulando a listar suas fraquezas e pontos fortes, para em seguida discutir juntamente com seu líder essas percepções.

A utilização dessa ferramenta é um encorajamento para que os profissionais possam pensar sobre sua performance com sinceridade, assim promovendo um autoconhecimento, de tal maneira que possam amadurecer e entender os feedbacks com mais clareza.

Nesse sentido, colaboradores e líderes podem avançar juntos, eliminando falhas e fortalecendo acertos.

Avaliação de desempenho 180°

A avaliação de 180° grau é usada de maneira direta pelo gestor que vai acompanhar de perto as atividades do colaborador, um dos maiores benefícios dessa prática é estar em contato direto com colaborador e a padronização do parâmetro, assim contribui para que todos sejam avaliados sobre os mesmos tópicos.

Contanto que, o nível de exigência seja uniforme, buscando evitar que informes injustos sejam realizados, por isso o líder e o liderado precisam ter uma relação profissional, livres de conflitos que venham interferir na avaliação.

Avaliação de desempenho 360°

É muito utilizada principalmente nas grandes empresas como uma forma de avaliar todos os profissionais, independente da sua posição. Sendo praticada com o intuito do funcionário ser avaliado por ele mesmo, por seus superiores e colaboradores.

Em consequência disso, há uma excelente oportunidade de melhor visualizar quais são os fatores que influenciam nos resultados.

No entanto, o método só será eficaz se houver um alto grau de maturidade dos envolvidos e também que a privacidade e a liberdade estejam disponíveis.